terça-feira, 30 de agosto de 2016

Prayer For Japan! Tufão Lionrock atinge com força regiões do Japão


TÓQUIO (IPC Digital) – O forte tufão Lionrock atingiu na tarde desta terça-feira (30) o nordeste do Japão, provocando ondas gigantes, chuvas torrenciais e inundações na região do país mais afetada pelo tsunami de 2011, informou a agência meteorológica.

Lionrock, o décimo tufão da temporada na Ásia, tocou terra perto da cidade de Ofunato antes das 18h locais, após ter subido pela costa do Japão a partir do sul, segundo a fonte.O tufão se deslocava a uma velocidade de 50 km/h, acompanhado de rajadas de vento de até 162km/h, acrescentou.

Lionrock é o primeiro tufão que toca terra diretamente nesta região do país a partir do Oceano Pacífico, pelo menos desde o início dos registros da agência meteorológica japonesa, em 1951.

Em um país que é atingido por vários tufões por ano, estes geralmente chegam do sul e do sudoeste do arquipélago antes de tocar esta zona. O normal é que afetem primeiro o sul ou o sudoeste da principal ilha do arquipélago, Honshu.

Lionrock, que se formou há dez dias, se tornou o tufão mais duradouro de todas as tempestades formadas ao norte do paralelo 30º nos últimos 46 anos, segundo a agência Weathernews.

As redes de televisão mostraram habitantes da zona andando com dificuldade com água até os joelhos, principalmente na cidade de Miyako, onde cerca de 600 pessoas foram aconselhadas a deixarem as suas casas. Escolas foram fechadas em toda a região, segundo a fonte.

Na usina nuclear de Fukushima Daiichi, devastada em 2011, os esforços se concentraram em proteger guindastes e equipamentos de construção dos ventos fortes, informou a empresa que administra o local, a Tokyo Electric Power Co. Alguns trabalhos de desmantelamento foram suspensos, acrescentou.

Cerca de 120 voos domésticos foram cancelados, segundo a rede estatal de televisão NHK, e as viagens em trens de alta velocidade para o norte do país foram canceladas ou atrasadas, informaram as companhias ferroviárias.

Este tufão ocorre depois de que dois fenômenos similares atingiram o Japão nos últimos nove dias, com um saldo de dois mortos.

FONTE: ZH NOTÍCIAS

Fonte: http://www.ipc.digital/tufao-lionrock-atinge-com-forca-regioes-do-japao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário