quinta-feira, 18 de maio de 2017

Evento! Japan House na Virada Cultural (SP)


Na Virada Cultural, a JAPAN HOUSE estará aberta aos visitantes em horário extendido: Dia 20, sábado, funcionaremos das 10h à meia noite. Mais tempo para conferir nossa exposição Bambu – Histórias de um Japão.

CERIMÔNIA DO CHÁ CONTEMPORÂNEA
Com: Erika Kobayashi
Das 16h às 18h
Das 20h às 22h

Número de pessoas: 20 por sessão (cada sessão dura cerca de meia-hora). 
Senhas distribuídas uma hora antes de cada sessão a serem retiradas na recepção. 

A cerimônia de chá contemporânea é uma performance artística que tem como inspiração a cerimônia do chá tradicional japonesa, uma releitura feita com maior liberdade estética e poética.

Os inscritos são convidados a degustar um doce típico japonês e o matcha, chá verde cultivado e colhido de forma especial, utilizado na cerimônia do chá japonesa. Trata-se de um convite a uma pausa para apreciar um chá na quietude, usando todos os sentidos. 

Uma das principais características desta performance é que ela acontece em ambiente diferente ao da sala convencional de tatami. O gestual, a maioria dos objetos, os procedimentos e a qualidade do chá são os mesmos de uma cerimônia tradicional. Portanto, preserva-se sua essência e 4 preceitos: harmonia, pureza, respeito e tranquilidade.

ERIKA KOBAYASHI é especialista em chás, artista e performer. Pratica a cerimônia do chá há cinco anos. Participou do World Tea Gathering em Reykjavik (Islândia) em 2014 e realiza cerimônias do chá em espaços públicos de São Paulo, Lisboa, Paris, no Museu Oscar Niemeyer e em Inhotim. Seu trabalho tem se destacado por tornar o chá acessível no cotidiano, trabalhar a percepção dos sentidos e promover a harmonia e paz através da arte de receber.

Saiba mais sobre Erika Kobayashi: http://www.cerimoniadocha.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário