domingo, 28 de maio de 2017

Enka! Ryoichi Higuchi - Tegami ~shinai naru kodomotachi he~


Há alguns anos, uma carta anônima de um senhor para seu filho circulou pelas redes sociais no Brasil. O texto, em que ele pedia paciência por estar ficando velho, emocionou muita gente e, por isso, foi bastante compartilhado.

A mensagem atravessou os mares e foi parar nas mãos do cantor e compositor Ryoichi Higuchi. Inspirado pelo texto, que foi traduzido para o japonês por um amigo, o músico compôs a canção "Tegami ~Shinai naru Kodomotachi he~" (carta aos meus filhos amados). O texto original desta música foi recebido por Peace Smith (codinome) através e-mail anônimo que logo traduziu a mensagem para o japonês. Como o cantor da música participava com ele dos estudos espiritas, gostou da mensagem e fez a música em japonês e lançou no Japão.

A música fez parte de um álbum lançado em 2008. No ano seguinte, depois de conquistar rádios e programas de TV, Higuchi ganhou o principal prêmio da música japonesa. O calor humano e a forma como ele descreve os sentimentos e as frustrações de uma pessoa em idade avançada fizeram com que a música fosse incluída no material didático dos cursos de cuidador de idosos de todo o Japão.

Higuchi gravou também uma versão em português em 2012 e, recentemente, revelou que fez isso para tentar encontrar o autor da mensagem. O sonho do cantor é poder agradecer quem o ajudou a entender melhor o significado da vida e a emocionar tantos japoneses.

Nascido na provincia de Kumamoto em fevreiro de 1964, o cantor e compositor Ryoichi Higuchi completa 20 anos de carreira como compositor de grandes nomes como SMAP, Ishikawa Sayuri, Sawada Kenji entre muitos outros. 

Confiram a versão em japonês e em português desta belissima musica!! 




Um comentário:

  1. Mais uma pessoa salva...arigatô Ryoichi!!! Espero que encontrem o autor...

    ResponderExcluir