segunda-feira, 1 de maio de 2017

Evento! Japan House em São Paulo Abre suas portas no Proximo dia 06 de Maio (SP)



No proximo dia 06 de maio, a cidade de São Paulo ganhará uma nova visão do mundo nipônico. O Japan House São Paulo é aguardado com grande expectativa. No lugar de quimonos, leques e lamparinas de papel milenares, o novo centro cultural vai trazer para um prédio de arquitetura arrojada na Avenida Paulista o que há de mais moderno em arte, design, gastronomia, tecnologia e negócios do Japão.

O ambicioso projeto do governo japonês, com investimento total de 100 milhões de reais, faz parte de uma iniciativa global que contará com filiais também em cidades como Londres e Los Angeles. Pioneira, a unidade paulistana começou a ser erguida há um ano no número 52 da Avenida Paulista, quase no cruzamento com a Rua 13 de Maio.

Será a maior inauguração do ano na via, que passará a abrigar também o Instituto Moreira Salles, prometido para o fim de agosto ao custo de 80 milhões de reais, e o Sesc Paulista, ainda sem data de reabertura. Em contraste com os arranha-céus espelhados da região, o desenho do prédio assinado pelo renomado arquiteto Kengo Kuma, responsável pelo estádio dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, conta com uma fachada de madeira.
As ripas foram encaixadas no estilo dos templos budistas e estão ao lado de um paredão inspirado no cobogó brasileiro. “A Japan House é a ponte entre o Brasil e o Japão”, explica a presidente da instituição, Angela Hirata. Nos 2 500 metros quadrados do prédio de três andares, há espaços expositivos para mostras de arte, biblioteca, lojas, restaurante, cafeteria, auditório, salas para reuniões comerciais e workshops de assuntos diversos relacionados à nação asiática, de medicina a sustentabilidade.

Para garantir que o chamado wa, o espírito japonês, esteja presente em todos os detalhes, uma equipe de 22 funcionários da casa passou por um treinamento de omotenashi, a hospitalidade. “O japonês é cortês, acolhedor e muito preocupado com o bem-estar”, conta Elizabeth Wada, pesquisadora e professora da Anhembi Morumbi, que ministrou as aulas por lá. “Exercitar o senso de trabalho em equipe foi fundamental”, completa.

Para além das paredes do prédio da Avenida Paulista, o artista Makoto Azuma vem realizando desde 8 de abril uma série de performances. Na ação diária com vinte minutos de duração, trinta ciclistas voluntários pedalam pelas ruas da capital até chegar a pontos como a Praça da Sé e o Pavilhão da Bienal. Repletas de flores, as bicicletas formam jardins efêmeros quando estacionadas.

Chamada de Flower Messenger, a ação se encerra no domingo (7), no Masp e na própria entrada da Japan House. No mesmo dia, o Auditório Ibirapuera recebe o concerto gratuito dos músicos Ryuichi Sakamoto e Jun Miyake.

A parceria com outros espaços culturais da cidade incluirá o Instituto Tomie Ohtake. “Será muito interessante para nós que o paulistano fique ainda mais familiarizado com a produção artística japonesa”, acredita o diretor Ricardo Ohtake, filho da artista japonesa radicada no Brasil, morta em 2015, que batiza o local.

No setor de consumo, entre as lojinhas estão a Madoh, especializada em ingredientes regionais, e a Furoshiki, batizada em homenagem ao lenço japonês que pode ser amarrado em formato de bolsas e embalagens. A imersão na cultura japonesa fica mais completa com o restaurante de setenta lugares montado por lá.
O chef Jun Sakamoto foi escolhido para comandar a cozinha. No Junji Sakamoto, os destaques são os teishokus, refeições completas servidas em bandejas. A versão de tonkatsu, o lombo de porco empanado, inclui conservas, guioza e missoshiro, por 70 reais. “Meu objetivo é que as pessoas sintam o gosto do verdadeiro Japão”, afirma Sakamoto. No Imi Café, o menu selecionará chás e doces japoneses, como a tortinha de ganache de chocolate com 54% de cacau e creme de queijo mascarpone (14 reais) finalizada por uma camada de matchá, o chá-verde.

Para o próximo ano, a Japan House programa a celebração dos 110 anos da chegada da primeira leva de japoneses por aqui. O marco foi o desembarque em Santos de 781 passageiros do navio Kasato Maru, em 18 de junho de 1908, após 51 dias no mar. De imigrantes escalados para trabalhar no campo, eles tornaram-se expoentes.

A implantação de um centro de ponta como a Japan House comprova o fato — e extrapola as fronteiras da arte e da cultura para também ajudar nos negócios. Atualmente, 750 empresas com sede no Japão têm unidades no Brasil, e a ideia é que o investimento aumente.

A expectativa pelo reforço nesses laços se espalha pela comunidade. “Os brasileiros conhecem nossa personalidade como nenhum outro povo no mundo”, diz o cônsul-geral Takahiro Nakamae. “Estabelecer um mecanismo de divulgação do Japão aqui pode criar efeito em toda a América do Sul.” No que depender do novo centro cultural, esse intercâmbio servirá para diminuir cada vez mais os 17 000 quilômetros de distância entre o Brasil e o Japão.

"Depois da performance Flower Messenger do artista japonês Makoto Azuma pelas ruas de São Paulo, a Japan House São Paulo confirmou a vinda do artista japonês Ryuichi Sakamoto como ponto alto da inauguração da instalação na Avenida Paulista, marcada para o dia 6 de maio. As apresentações de Ryuichi Sakamoto acontecem nos dias 7 e 8 de maio, no Auditório do Ibirapuera, zona Sul de São Paulo. No dia 7, domingo, o show será na área externa do auditório e aberto ao público. No dia 8, segunda, no auditório, a apresentação será somente para convidados. 

O músico, compositor, produtor e ator japonês (ele participou de Merry Christmas, Mr. Lawrence, filme de Nagisa Oshima, ao lado do cantor David Bowie) deve se apresentar ao lado dos brasileiros Jaques e Paula Morelenbaum. Sakamoto também é muito lembrado pelas trilhas sonoras que fez, como a do Último Imperador (1987), de Bernardo Bertolucci, com David Byrne e Cong Su".(Aldo Shiguti)

Um dos maiores redutos da comunidade japonesa fora de seu país de origem, São Paulo recebe a primeira Japan House, projeto do governo japonês para levar ao restante do mundo uma experiência genuína sobre o modo de viver, cultura, gastronomia, tecnologia e negócios do Japão do século 21. O espaço, localizado na Avenida Paulista, foi inaugurado oficialmente com uma cerimônia solene neste domingo, 30, na presença do presidente Michel Temer, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, Vice primeiro Ministro das Finanças do Japão, Taro Aso e do prefeito da cidade, João Doria, entre outras autoridades.

Estima-se que cerca de 1,8 milhão de descendentes e imigrantes japoneses vivam em São Paulo, tornando a cidade e o Estado uma das maiores colônias no mundo. Depois de São Paulo, Londres e Los Angeles receberão unidades do projeto. “O Japão nos enviou o que há de mais precioso, os seus filhos para o Brasil, e em especial para São Paulo”, comentou o governador Geraldo Alckmin durante o evento de inauguração do espaço. “Essa casa, a Japan House, representa bem a cultura japonesa. Tem sua tradição, seu olhar no presente e no futuro”, completou.

Uma ponte entre os dois países para fomentar contatos, conhecimentos e novos negócios, a casa abrigará, em 2017, oito exposições sobre a cultura milenar do povo japonês. A primeira delas apresentará uma coleção de obras que remetem à cronologia de mais de 150 anos de arte em bambu. A mostra Bambu – Histórias de Um Japão segue até o dia 9 de julho.

Na data de hoje, inclusive, foi noticiado na TV NHK a inauguração do Japan House São Paulo, devido à sua importância neste intercâmbio entre as culturas. A materia pode ser conferida no link abaixo:
http://www3.nhk.or.jp/news/html/20170501/k10010967581000.html

Confiram as informações da programação através da página oficial do Japan House São Paulo: http://www.japanhouse.jp/saopaulo 

Japan House São Paulo 
Avenida Paulista, 52, , Metrô Brigadeiro
11 3090-8900 
Terça a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 10h às 18h. Grátis. 
A partir de sábado (6).


Fonte:
http://www.japanhouse.jp/saopaulo 
http://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/japan-house-centro-cultural-avenida-paulista/
http://www3.nhk.or.jp/news/html/20170501/k10010967581000.html
http://www.saopaulo.sp.gov.br/assuntos-especiais/imigracao-japonesa/sao-paulo-recebe-primeira-japan-house-espaco-dedicado-cultura-milenar-japonesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário