O líder do Partido Liberal Democrático (PLD) Shinzo Abe, de 63 anos, foi reeleito como o primeiro-ministro do Japão em uma sessão especial da assembleia nesta quarta-feira (1º) após a vitória esmagadora do PLD na eleição da Câmara Baixa em 22 de outubro.
Antes da sessão do parlamento, que foi convocada no mesmo dia para uma campanha de eleição até 9 de dezembro, seu gabinete resignou em massa com Abe, que serviu como premiê por cerca de cinco anos, se preparando para formar sua equipe de núcleo no final do dia.
Abe poderá reter todos os membros do atual gabinete lançado no início de agosto, antes da Câmara dos Representantes ter sido dissolvida para a eleição geral no mês seguinte. Seu quarto gabinete será formalmente inaugurado com uma cerimônia de atestação no Palácio Imperial.
Melhorar o suporte para os cuidados infantis e educação
Na primeira reunião de seu novo gabinete no final desta quarta-feira, Abe estava planejando instruir que um orçamento suplementar para o ano fiscal de 2017 seja compilado com a meta de melhorar o suporte aos cuidados infantis, de acordo com uma fonte do governo.
Tarefas imediatas voltadas ao novo gabinete também incluem esboçar um orçamento para o próximo ano fiscal, que será deliberado na assembleia no início do próximo ano, e elaborar um pacote de políticas até o final de 2017 para lidar com o baixo índice de natalidade e envelhecimento populacional do Japão.
Durante a campanha eleitoral, Abe disse que precisava de um novo mandato para a abordagem de sua administração em relação às ameaças nuclear e de míssil da Coreia do Norte e sua decisão de gastar mais receitas de uma planejado aumento do imposto sobre consumo em outubro de 2019 no bem-estar social, como cuidados infantis e educação.
Atualmente, Abe é o terceiro líder japonês com o mandato mais longo pós-guerra
O resultado da eleição fortaleceu os prospectos de Abe em concorrer na disputa da liderança do PLD em setembro próximo e se tornando o primeiro-ministro com o mais longo mandato do Japão, após ele ter retornado ao poder no final de 2012.
Atualmente, ele é o terceiro líder japonês com o mandato mais longo pós-guerra.
Abe planeja promover debate sobre a primeira alteração à Constituição Pacifista do país. Como parte de sua plataforma eleitoral, o PLD se comprometeu a discutir mudanças que incluem uma menção explícita sobre o status das Forças de Autodefesa do Japão.
Fonte: Mainichi
Imagem: Bank Image
http://www.portalmie.com/atualidade/noticias-do-japao/politica/2017/11/shinzo-abe-e-reeleito-como-primeiro-ministro-do-japao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário