terça-feira, 28 de novembro de 2017

Evento! 49º Toyo Matsuri na Praça da Liberdade(SP)




A origem do Toyo Matsuri se confunde com a história do próprio bairro da Liberdade. Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908 e foram para as fazendas de café, mas em 1910 já começam a surgir firmas fundadas por japoneses na Rua Conde de Sarzedas, Liberdade.

Em abril de 1969, o vereador de São Paulo, Mário Osassa, propõe que a cidade de São Paulo firme acordo de cidades-irmãs com a cidade de Osaka, no Japão. Em junho do mesmo ano, a Secretaria Municipal de Turismo adota a idéia de transformar Liberdade numa espécie de “Little Tokyo”, e em outubro de 1969, é assinado o acordo de cidades-irmãs entre São Paulo e Osaka.

No dia 27 de novembro de 1969, o bairro recebeu sua primeira festa organizada pela comunidade nipo-brasileira, com a apresentação de dança típica “bon odori”. No ano seguinte, em novembro, o viaduto da Rua Galvão Bueno foi batizado de Viaduto Osaka, em homenagem ao convênio firmado um ano antes. No início de dezembro desse ano (1970), a Praça da Liberdade e parte da Galvão Bueno recebem mil galhos de salgueiro trazidos do Japão pelo vice-presidente da Associação de Confraternização da Liberdade (antigo nome da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade ACAL), Tsuyoshi Mizumoto. Os galhos enfeitaram o bairro, que participou do concurso de decoração de ruas, que a prefeitura promovia anualmente.

A festa com o bon-odori é realizada todos os anos, agora no início de dezembro. Surge no início da década de 70, a idéia de transformar o bairro da Liberdade num bairro oriental, mais abrangente do que um bairro japonês, e a prefeitura adotou o nome de “Bairro Oriental da Liberdade”. Os enfeites do Toyo Matsuri são mantidos o mês de dezembro inteiro, até o dia 31, quando se realiza o Festival Motitsuki Matsuri na mesma praça.

O Toyo Matsuri (que significa Festival Oriental), diferente da maioria dos eventos, não foi exatamente trazido do Japão, mas sim criado aqui no Brasil para reunir anualmente todos visitantes e moradores para desfrutar da cultura japonesa de uma forma mais festiva e informal, criando laços e oportunidades para expandir a cultura.

Entre as atrações do festival estão diversos shows artísticos de taikô e danças típicas, além de apresentações folclóricas com direito a todo aparato instrumental e de figurino. Comidas e artesanatos são também um forte atrativo durante os festivais da Liberdade, que mesmo em datas não festivas atrai milhares de visitantes todo final de semana.

Com uma expectativa de aproximadamente 100 mil visitantes, o 49º Toyo Matsuri mostra a força e a influência que a cultura japonesa tem na cidade de São Paulo. Além das atrações tradicionais de danças tipicas, artes marciais e a culinária, o evento apresentará o Universo Criança e o Universo Anime no domingo, com atrações mais voltadas para este publico. 

Em 2017, o Toyo Matsuri vai apresentar uma linda novidade para os nossos visitantes. A partir deste ano, teremos conosco o Hikari (光). Serão pequenos papéis coloridos que servirão para fazermos Pedidos de Luz.

Com a chegada do final do ano, nossos corações começam a se preparar para o início do próximo, sempre com a esperança de que as coisas melhorem... ou, para os afortunados, é o momento do agradecimento!

E isso tem tudo a ver com o Toyo Matsuri, que é um festival realizado como agradecimento a todos que frequentam e fazem o bairro da Liberdade continuar vivo e funcionando!

Seja qual for o seu momento, esperamos você na Praça da Liberdade, para compartilhar conosco o seu Pedido de Luz - Hikari.

Coloque aí na sua agenda: dias 2 e 3 de dezembro de 2017, você tem um encontro com a gente!

Eu, Ricardo Nakase, estarei me apresentando no dia 03/12 às 11:55h com uma seleção de músicas mais tradicionais e junto da Banda Uchiná no "Universo Anime" às 16:20h. Te espero lá!


49º Toyo Matsuri (Festival Oriental da Praça da Liberdade)
Data: 02 e 03 de dezembro de 2017
Local: Praça da Liberdadee, s/n, São Paulo, SP
Horario: à partir das 10:30h
Entrada Franca
Maiores informações e programação completa: 
https://www.facebook.com/groups/704279192986186/?ref=br_rs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário