Um dos nossos eventos mais esperados do ano tá chegando! Anote aí na agenda e avise todo mundo: o Festival da Cultura Japonesa de Santos acontece no próximo dia 05 de novembro, das 11h às 17h, na sede da Associação! O evento contará com diversas atrações artisticas, dança tradiconal, Taiko, culinaria oriental e várias oficinas.
Eu, Ricardo Nakase, terei alegria de me apresentar neste evento às 15:55h. Te espero lá!
O Bunkasai traz o resgate da cultura japonesa, divulgando e consolidando a união das culturas. Em 2017, a cidade de Santos comemorou os 44 anos do titulo de cidade irmã da provincia de Nagasaki. Cidades irmãs são as cidades com grandes referências turísticas, sedes de campeonatos importantes dentro de seus países e que acreditam que o mundo pode melhorar com pequenas ações.
Essas são as principais características de 14 cidades ao redor do mundo que fizeram de Santos uma cidade irmã.
Santos, e outras milhares de cidades ao redor do mundo, faz parte do projeto "Cidades Irmãs", que busca integrar municípios de diversos países sob o lema "paz através das pessoas" e, hoje, o programa tornou-se a maior organização internacional do mundo.
Apesar de existir desde 1956, quando foi idealizada pelo presidente norte-americano Eisenhower, Santos entrou nessa grande família internacional 15 anos mais tarde, em 1971, quando se tornou uma das cidades irmãs de Shimonoseki, no Japão. Em 19672, a cidade de Santos tornou-se cidade irmã de Nagasaki.
Isso demonstra o estreito laço que une a cultura japonesa à cidade de Santos.
No final de 2016, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autorizou a devolução definitiva do imóvel onde ficava a antiga sede da Associação Japonesa de Santos, confiscado após a Segunda Guerra Mundial. A proposta já passou pelo Senado Federal e segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.
A proposta, elaborada pelo deputado Koyu Iha, tramitou no Congresso Nacional desde 1994 e foi retomado por iniciativa do deputado federal João Paulo Papa (PSDB). A aprovação do projeto contou com esforços dos diretores da Associação, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e também do deputado federal.
História
A Associação Japonesa de Santos é sucessora da antiga Sociedade Japonesa de Santos, de 1929, que mantinha uma escola para ajudar no ensino dos descendentes de imigrantes. A escola e a antiga entidade funcionavam em um casarão adquirido com o apoio do governo japonês na Rua Paraná, 129, no bairro Vila Mathias.
O Brasil ingressou na Segunda Guerra Mundial junto ao grupo de países Aliados, que eram adversários do bloco do Eixo, o qual o Japão fez parte. Um decreto federal obrigou os japoneses e outros imigrantes a deixar a cidade em um período de 24 horas. As atividades culturais e educacionais da entidade foram suspensas. Após o fim da guerra, outro decreto federal dissolveu as sociedades civis de imigrantes dos países do Eixo e transferiu o patrimônio destas entidades ao Governo Federal. Com isso, a Sociedade Japonesa de Santos foi dissolvida, e o casarão onde funcionava a escola na Rua Paraná foi incorporado ao patrimônio do governo brasileiro.
Em 2006, a Secretaria de Patrimônio da União permitiu o uso do imóvel para as atividades da Associação Japonesa de Santos e, em 2008, o casarão foi reinaugurado com a presença do príncipe Naruhito, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. Hoje, o espaço recebe eventos, cursos e atividades culturais, além de manter o ensino da língua japonesa em uma escola com mais de 100 alunos.
Data: 05/11/2017
Horario: das 11h às 17h
Local: Rua Paraná, 129, Santos - SP
Entrada Franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário