quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Projeto RevitaLiba


Atitude dos voluntários foi elogiada. De vassoura, pá, luvas e alegria a comunidade nikkei de São Paulo foi para as ruas da Liberdade fazer faxina.

Sábado (28) foi um dia diferente para o bairro oriental da capital de São Paulo. Cerca de 300 voluntários atenderam ao chamado e limparam os 3Km da tradicional Liberdade.

Com vários torii vermelhos e cheio de restaurantes orientais – japoneses, chineses e coreanos – as ruas movimentadas estão sempre cheia de sujeira.

A presidente da CJI-Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Marcia Nakano tomou a iniciativa de implementar a virtude da limpeza da área pública do Japão, no Brasil. Ela reuniu também os jovens nikkeis para a atividade voluntária de limpeza. Com luvas, sacos plásticos, vassouras, pás e outros instrumentos, cerca de 300 voluntários participaram da limpeza comunitária. Tudo em prol de uma Liberdade limpa.

Yasushi Noguchi, cônsul-geral do Japão em São Paulo, que já foi diretor da polícia da província de Miyazaki, também foi um dos participantes. E não foi sozinho. Levou sua família. “O povo japonês tem como tradição manter limpa a área onde reside. Quero mostrar a cultura e o espírito do Japão”, disse para o Jiji Press, com vassoura na mão.

Ouviu-se a voz de um comerciante dizendo “obrigado” por terem removido o graffiti da fachada de seu estabelecimento comercial.

“É uma atividades muito útil para fortalecer os laços da região, mas também pode ser eficaz na dissuasão do crime”, elogiou um professor universitário chamado Pereira.

“Me sinto confiante depois de ver os jovens nikkeis unidos nessa atividade”, declarou a presidente Marcia Nakano.

“Depois de algumas horas, tudo poderá voltar a ser como antes. Mas, a iniciativa é maravilhosa. Nós, brasileiros, deveríamos fazer isso todas as semanas”, declarou emocionado um comerciante chamado Sílvio.

O RevitaLiba faz parte de um programa de revitalização do bairro da Liberdade. O projeto foi idealizado pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Nakamae com o objetivo de mobilizar jovens líderes da comunidade Nikkei a fazerem um mutirão de limpeza do bairro da Liberdade.

Adicionalmente, um dos intuitos do projeto é de resgate da cultura japonesa no bairro da Liberdade que continua sendo um ícone da comunidade japonesa no Brasil manifestada em vários aspectos: gastronomia, arquitetura, lojas japonesas, centros culturais, entre outros.

Outro objetivo proposto pelo cônsul é da criação de um legado para a comunidade de descendentes de japoneses ou não, principalmente para as pessoas que frequentam o bairro, pessoas que moram no bairro ou para turistas que vêm de diversas partes do Brasil para conhecer a fiel representação da cultura japonesa.

A JCI Brasil Japão foi escolhida pelo cônsul para liderar o projeto com o apoio de mais duas entidades jovens, o Interkaikans e a Comissão de Jovens do Bunkyo.

A cada dia que passa, mais entidades e líderes têm declarado o apoio ao projeto e mais recentemente, algumas celebridades também declaram seu apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário