terça-feira, 21 de novembro de 2017

Japão Registra Recorde de Frio Durante o Outono


Uma frente fria cobriu o Japão nesta segunda-feira (20) e os termômetros estão indicando, na maioria das regiões, uma temperatura comum apenas no auge do inverno.

O frio está mais de um mês antecipado, considerando que o inverno só começa oficialmente no dia 22 de dezembro e muitas regiões ainda exibem o fenômeno do koyo (coloração das folhas de outono). De acordo com uma reportagem do portal meteorológico Tenki.jp, muitas províncias devem enfrentar neve e chuva nesse início de semana.

O tempo está nublado em Okinawa e a previsão é de chuvas esparsas nas ilhas. O templo nublado também atinge as regiões de Kyushu, Shikoku, Chugoku, Kansai e Tokai. Nessas localidades, algumas áreas podem enfrentar chuva ou neve durante o dia, principalmente em Chugoku e ao norte de Kansai.

As áreas montanhosas ao norte da região de Kanto devem enfrentar neve a partir do fim da tarde desta segunda. A neve também está prevista para Tohoku e Hokkaido, principalmente nas localidades próximas ao mar do Japão.

O tempo está nublado também ao lado do Oceano Pacífico em Tohoku e há possibilidades de chuva e neve. Na mesma área em Hokkaido, a previsão é de sol.

TEMPERATURAS
As máximas desta segunda-feira serão baixas na maior parte do arquipélago e se assemelham as temperaturas típicas de fim de ano.

A máxima é de 22ºC em Naha (Okinawa). Em Kagoshima, os termômetros não devem passar de 11ºC. Em Kochi (Shikoku) a máxima do dia é de 13ºC e em Hiroshima, 12ºC. Em Osaka e Nagoia (Aichi) a temperatura máxima é de 11°C e em Tóquio, 10ºC.


Entre Kyushu e Kanto, muitas localidades devem enfrentar um frio típico de inverno e, no nordeste e norte do Japão, algumas regiões enfrentam temperaturas extremas. A máxima do dia em Kanazawa (Ishikawa) é de 8ºC e em Sendai (Miyagi), 7ºC. Na província vizinha de Akita, a temperatura mais alta do dia será de 5ºC.

Em Sapporo, capital de Hokkaido, a máxima é de -1ºC, temperatura típica do auge do inverno na região. O portal informou que a província já enfrenta dois dias consecutivos de frio intenso.

No domingo (19), todo o Japão esfriou por causa da frente de inverno que chegou mais cedo trazendo até neve no outono.

A neve na cidade turística de Otaru (Hokkaido) foi de 33cm. Esse volume é 10 vezes mais que o normal desta época. Em toda a província, o volume dos flocos brancos registrados foi equivalente ao do pico do inverno. Em Sapporo foram 29cm e em outras cidades, até 28cm. Uma turista de Taiwan falou para a reportagem que estava curtindo a neve que não vê no seu país.

Por outro lado, a JR registrou atrasos dos trens e parte das vias expressas de Hokkaido tiveram trânsito interrompido por falta de visibilidade, no domingo.
Neve e granizo

A costa do Mar do Japão sofreu com essa vinda repentina. Em muitos locais foi a primeira neve do outono. Uma das principais consequências foi no trânsito. Por volta das 15h de domingo, na rodovia que liga a capital de Aomori ao aeroporto, ocorreram vários acidentes de carro. Nessa ocasião a temperatura era de -2,5ºC.

A cidade de Nanao (Ishikawa) registrou a temperatura mais baixa deste outono-inverno, de 0,4ºC, logo cedo, por volta das 9h. Até Kyushu sofreu com o frio dessa corrente. Pela manhã, em Aso (Oita) o termômetro marcou -3,1ºC e teve vento gelado intenso. O Monte Aso recebeu sua primeira coroa de neve desta temporada. Em Tottori (província homônima), não foi a neve que surpreendeu os moradores. Foram granizos que provocaram barulho quando caíam sobre os carros e as pessoas tiveram que usar guarda-chuva para se proteger. Em Kami-cho (Hyogo) a população acordou com a primeira neve da temporada. Da mesma forma, em Ozaki (Miyagi), a neve fez com que as pessoas saíssem de guarda-chuva para se protegerem. A temperatura de manhã foi de -0,7ºC. Em Akita a paisagem parecia ser de um cartão postal de inverno, toda em branco, com temperatura abaixo de zero.

A massa fria de inverno trouxe neve de novo nas cidades banhadas pelo Mar do Japão, desde Hokkaido ao oeste do Japão, também nas regiões montanhosas. Até quarta-feira a previsão é de frio de inverno em quase todo o arquipélago.

http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/72192/Frente-fria-atinge-Japao-e-antecipa-temperaturas-vistas-somente-no-auge-do-inverno

http://www.portalmie.com/atualidade/noticias-do-japao/sociedade-2/2017/11/dez-vezes-mais-de-neve-que-o-normal-em-hokkaido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário