sexta-feira, 10 de julho de 2015

Kizuna Project 2015! Entrevista com Debora Iha


Olá amigos do Enka Mnaia! Hoje teremos o prazer de trazer mais uma das estrelas que compõe o Kizuna Project 2015! Estamos falando da Debora Iha! Ela é cantora e também é vocal da Banda Uchiná, que também irá se apresentar no 18º Festival do Japão de São Paulo. Além de cantora de vários estilos musicais, ela também canta um estilo bem peculiar da música japonesa, o minyo, que é um tio de canção folclórica regional japonesa, que no caso dela, representa sua provincia natal, Okinawa. Outra aspiração desta grande artista: ela também toca um instrumento tipico da região de Okinawa, o sanshin, uma especie de viola de 03 cordas e que possui a caixa coberta por pele de cobra. Vamos conhecer um pouquinho mais desta grande artista!

E.M. - Olá Debora, Tudo bem? Nos conte como você iniciou seus passos na música.
Debora: Olá! Tudo bem. Sempre gostei muito de cantar, e sempre me apresentava nas festas de familia e de amigos. Depois comecei à participar de karaokes taikais (concursos de karaoke). Os meus maiores incentivadores são minha familia e amigos que sempre estão do meu lado. Eu tenho um gosto bem eclético para música, gosto desde MPB, J POP, músicas internacionais e nacionais, enka e minyo okinawa(musica tradicional). 

E.M. - Como é a sua rotina de ensaios? 
Debora: Até que é bem corrido. Durante a semana treino 1 dia com a bada, 1 dia tenho aula de karaoke e 1 dia tenho aula de minyo, ou seja, são 03 dias da semana em que estudo e treino. Isso já rendeu alguns titulos em concursos de karaoke e titulos em Grand Prix em cocursos de Minyo.  

E.M. - Quais seus sonhos e expectativas?
Debora: Eu espero poder me aperfeiçoar cada vez mais na área musical e o meu sonho é conhecer a terra natal da minha familia (Okinawa).

E.M. - Qual sua emoção quando sobe num palco?
Debora: Emoção maior não há quando entro num palco... inexplicável....

E.M. - Como está sendo particpar do Kizuna Project 2015?
Debora: Me apresentar no Kizuna Project 2015 (01ª vez), está sendo um grande aprendizado, onde a cada ensaio e encontro do grupo, aprendo um pouco mais com a experiencia dos outros artistas, principalmente com a determinação e disciplina deles.     

E.M. - Você faz parte da Banda Uchiná. Nos conte um pouquinho sobre a sua carreira com a Banda.  
Debora: A Banda Uchiná para mim não é só um grupo onde cantamos, é uma familia de amigos literalmente, onde além de cantar, nos divertimos muito e aprendemos muito uns com os outros. É uma troca de experiências constante. O principal objetivo da Banda Uchiná é levar alegria por onde nos apresentamos.

E.M. - Sobre o estilo Minyo, nos conte qual a importância deste estilo musical na sua carreira e na sua vida. 
Debora: Iniciei o estudo do Minyo aos 06 anos, mas antes disso eu já ouvia muito este estilo musical dentro do circulo familiar. Hoje, estudando esse estilo classico, entendo um pouco a cultura dos meus pais e os ensinamentos. A cada música que interpreto, é como se voltasse à minha infância, relembrando os ensinamentos dos meus avós (familia).

E.M. -  E o sanshin? 
Debora: Tocar sanshin foi incentivo dos meus pais, que tocavam muito esse instrumento. Hoje, tento dar continuidade à essa tradição, que me fascina muito ainda. 

E.M. -  Quais seus planos futuros na carreira artistica? 
Debora: No futuro, pretendo me dedicar mais ao Minyo, e também dar continuidade aos trabalhos com a Banda Uchiná. Gostaria também de lançar músicas de minha própria autoria.

E.M. - Como anda a sua agenda de shows?
Debora: Estarei me apresentando no Festival do Japão  junto do Kizuna Project e também com a Banda Uchiná. Já tenho agendado participação no concurso anual de Minyo e apresentação na Expo Aflord do Arujá. 

E.M. - Deixe uma mensagem aos seus fãs.
Debora: Minha mensagem: nunca desista dos seus sonhos, às vezes o caminho é dificil, mas nunca desistir! Persistir sempre e o principal: acreditar! 

Contato para Shows:
(11) 9 8345 0123 (tim)
(11) 9 8918 9369 (claro)
e-mail: deboraiha@yahoo.com.br
Facebook: facebook/bandauchina

E assim foi uma pequena entrevista com mais uma das estrelas que compõe o Kizuna Project 2015. Lembrando que nos apresentaremos no dia 26/07 no 18º Festival do Japão de São Paulo, no antigo Espaço Imigrantes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário