domingo, 5 de julho de 2015

Kizuna Project 2015! Entrevista com Mariana Suzuke


Mariana Suzuke. Natural da cidade de Dourados (MS), nasceu em março de 1994. O talento de Mariana praticamente vem de berço. Embora a paixão pela música teve início aos 8 anos de idade, ela aprendeu a cantar antes de começar a ler. Em Dourados, Mariana tornou-se uma espécie de “representante oficial” nos concursos promovidos pela Associação Brasileira de Canção (Abrac). O início da carreira foi nos taikais(concursos de karaoke) regionais. Depois vieram os estaduais e finalmente os nacionais.

Na categoria Tibiko, foi campeã brasileira e, em 2007, Mariana ficou em primeiro lugar na categoria no Concurso Brasileiro de Canção Japonesa. Em 2008 ela encerrou as participações em concursos da comunidade nikkei porque tinha que esperar um ano para poder fazer o que mais gosta: cantar. Foi aí que ela mudou para a capital paulista para concluir seus estudos e também aprimorar o talento na música. 

Após conquistar vários prêmios em categorias nacionais da música japonesa, participar de festivais e de reality show em Londres, a cantora douradense Mariana Suzuke lança seus primeiros álbuns no mercado fonográfico. Para mostrar todo o seu potencial, ela está com dois materiais de trabalho, um CD com canções na língua japonesa e outro CD em Língua Portuguesa onde há canções em MPB, samba, pop. Entre as intérpretes brasileiras, admira Elis Regina, Maria Rita e Sandra de Sá.

Desde 2011 Mariana mora na capital paulista, cidade onde se aliou ao experiente produtor musical Beto Silva, que já trabalhou com o cantor nikkei Maurício Miya. A ideia de lançar os álbuns vem desde aquela época e agora, com o projeto consolidado, os trabalhos serão lançados no decorrer deste segundo semestre em todo o país.

Intitulado “Taiki Bansei”, o primeiro CD em língua japonesa de Mariana foi lançado pela BSC Produções e Eventos neste mês de junho em São Paulo. O trabalho conta com sete faixas nos estilos pop, romântico e enka.

A realização deste CD marca o sucesso da trajetória da artista ao longo de pouco mais de uma década de apresentações regionais e nacionais em eventos nipo brasileiro. Já o CD em Língua Portuguesa é a mostra de que a douradense tem muito gingado, desenvoltura e talento. Com uma voz doce, ela traduz neste trabalho a essência dos gêneros musicais que são um dos maiores símbolos da cultura brasileira - samba e MPB -, num estilo musical que une a diversidade e o swing de uma nação inteira.
Dentre as canções neste álbum, Mariana regravou, com autorização, músicas de Lenine e Gonzaguinha. O CD ainda conta com arranjos de Thiago Beatriz, Fernando de Gino, Bozzo Barretti (ex integrante da banda Capital Inicial), e tem participação de músicos como Maurílio Oliveira (fundador e integrante do Samba da Vela/São Paulo) e Marco da Costa (produtor e vencedor do Grammy Latino pelo primeiro álbum da cantora Maria Rita).

“Cantar samba é meu projeto mais ambicioso”, diz Mariana, cuja carreira está sendo cuidadosamente trabalhada por seu produtor, Beto Silva. Segundo Silva, a “transição” da música japonesa para a brasileira será gradual e “não significa, de forma alguma, uma ruptura”. “Até porque o retorno tem sido bastante positivo”, conta o produtor.
Dona de uma beleza típica de cruzamentos abençoados por esta terra – no caso dela de italianos e japoneses – Mariana Suzuke ganhou um apoio importante. Sua mãe, Márcia, faz questão de acompanhar de perto a carreira da filha. E não se incomoda em dividir seu tempo entre Dourados e São Paulo. 

Confiram uma pequena entrevista com este grande talento cheio de beleza e humildade. 

E.M. - Olá Mariana! Tudo bem? De onde veio o seu gosto pela música? 
Mariana - Aos 04 anos de idade, já gostava de cantar no videokê, mas foi com 08 anos que comecei a cantar de fato quando minha mãe me levou ao Clube Nipo Brasileiro de Dourados(MS). Comecei a frequentar, participar e me apresentar nos concursos regionais, icnlusive em outros estados. Além da música japonesa, gosto muito de estudar, pesquisar e ouvir diferentes estilos musicais como MPB, samba, jazz, soul, etc.  

E.M. - Quais seus principais Titulos conquistados durante sua carreira musical?
Mariana: Campeã e representante Sul Matogrossense nos Concursos Nacionais da música japonesa entre 2002 e 2009.
Campeã brasileira no Concurso Brasileiro da Canção japonesa(ABRAC) em 2008
Medalha "Tom do Pantanal - Arara Azul", proposição da Deputada Dione Hashioka pelo dia do músico.

E.M. - Qual o seu maior sonho?
Mariana: Meu grande sonho é poder viver da música, transmitindo alegria por meio das melodias que eu canto.

E.M. - Qual emoção você sente quando se apresenta nos palcos?
Mariana: Sempre que me apresento, fico com aquela ansiedade natural antes de subir ao palco, e durante as apresentações, tenho cada vez mais certeza de que estou no lugar certo. 

E.M. - Nos conte como está sendo participar do Kizuna Project 2015? 
Mariana: O Kizuna Project é um projeto maravilhoso idealizado em 2014 pela Rosa Matsushita e Coordenado pelo Ricardo Nakase, que me proporcionou grandes alegrias, aprendizado e novas amizades. Conheci de perto artistas que até então só conhecia dos palcos, e passei á ter grande admiração pelos seus trabalhos individuais.

E.M. - Nos conte um pouco sobre o seu gosto pela música brasileira.
Mariana: Lembro de escutar música brasileira desde pequena porque minha mãe colecionava cds, mas só fui me apaixonar pela nossa música após entrar no Conservatório Souza Lima(SP). Lá estudo muito MPB, choro e samba, e com isso comecei a pesquisar mais sobre a nossa historia musical e suas influências. 

E.M. - Como foi a experiência de gravar seus dois cds profissionais em 2014?
Mariana: Em 2014 gravei dois cds: o primeiro com canções japonesas e o segundo com samba e MPB. Foi uma experiência incrivel conhecer tantos músicos profissionais, gravar meus primeiros cds e amadurecer musicalmente. Acredito que esses dois trabalhos representam a transição entre o inicio da minha carreira aos 08 anos de idade nos concursos da colonia japonesa e a fase atual.

E.M. - Quais seus planos futuros na carreira musical?
Mariana: Pretendo continuar me aprimorando musicalmente, estudando e fazendo shows, trocando experiências com os amigos que a música tem me proporcionado. Levar a arte para as mais diversas pessoas e expandir a carreira passo-à-passo. 

E.M. - Deixe um recado para os fãs do Enka Mania e para todos que apreciam a sua linda voz e seu jeito iluminado, humilde e lindo de ser! 
Mariana: Agradeço à todas as pessoas que acompanham meu trabalho e torcem para o meu progresso. Esse apoio é essencial e alimenta sempre o meu desejo de melhorar cada vez mais. Deixo aqui o meu agradecimento especial ao meu produtor Beto Silva e minha Marcia Suzuke Reis.

Contato para shows: 
Beto Silva - (11) 98923 0558
email: mariana_suzuke@outlook.com
           betosilvaproducao@yahoo.com.br
Facebook: Mariana Suzuke (Fanpage FB)
Pagina Oficial: www.marianasuzuke.com.br

E assim foi uma pequena entrevista com esta grande revelação da música japonesa e brasileira que tem nos privilegiado com seu grande talento. Lembrando que ela estará se apresentando junto do Kizuna Project no 18º Festival do Japão no dia 26/07 no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center no palco principal por volta das 12h e no palco Bon Odori por volta das 15h. 


Links:
http://www.portalnikkei.com.br/musica-versatil-mariana-suzuke-lanca-cd-em-japones-e-mira-novo-projeto/
http://www.douradosagora.com.br/dourados/douradense-mariana-suzuke-lanca-seus-primeiros-cds

Nenhum comentário:

Postar um comentário