quarta-feira, 1 de julho de 2015

Evento! 19º Sakura Matsuri de São Roque (SP)


Nos dias 4 e 5 de julho, das 8h às 17h, acompanhando a floração dos pés de cerejeira, será realizado em São Roque o 19º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos 2015. O Festival das Cerejeiras é realizado pelo Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP).

O evento japonês faz parte do Calendário Turístico de São Roque e é realizado numa área com 400 pés de cerejeiras, que já no final do inverno começam a desabrochar as flores.

Durante o evento haverá oficinas diversas, exposições, concurso de fotografia, praça de alimentação com comidas japonesas e shows artísticos.

Para aqueles que optarem por ir de ônibus, a venda antecipada será divulgada apenas em junho.

Coordenado pelo Bunkyo em conjunto com as entidades nipo-brasileiras da região, o Sakura Matsuri faz parte do calendário oficial da Estância Turística de São Roque, além de integrar os eventos comemorativos dos 120 Anos de Amizade Brasil-Japão e os 60 anos de fundação do Bunkyo.

A programação cultural do Festival traz diversas oficinas gratuitas como a confecção de pipas com o eng. Ken Yamazato; cerâmica, sob orientação da Comissão de Arte Craft do Bunkyo; patchwork, com Léa Eslis; oficina de bonsai, sob coordenação da Associação Amigos do Bonsai de Vargem Grande Paulista e de ikebana, com a escola Kado Sanguetsu.

Além disso, estarão expostos os haiku vencedores do Concurso de Haiku e as melhores fotografias do Concurso Bunkyo de Fotografia e será inaugurada a exposição “Bunkyo 60 Anos – Sua Trajetória”. Também serão realizados shows artísticos com apresentações de música e dança, além de taikô, demonstração de artes marciais, entre outros. Eu estarei me apresentando no sábado, por volta das 16h conforme a programação. 

Entre as atividades do evento também será realizada 4ª edição do Concurso Bunkyo de Fotografia, com patrocínio da Fujifilm do Brasil. Os candidatos participam com até duas fotografias tiradas durante o Sakura Matsuri deste ano. A participação é gratuita e as inscrições serão realizadas no dia.

Já a Praça de Alimentação, um dos locais mais concorridos do evento, conta com a gastronomia japonesa feita pelas associações locais, que inclui curry rice, guiosa, okinawa soba, oniguiri, temaki, tempurá, udon, yakisoba, yakitori e outros.

Outras delícias também estarão à disposição do público, como a culinária alemã/austríaca: cervela grelhada, joelho de porco e variados tipos de salsichão;brasileira: churrasquinho, pão na chapa, pastel, feijoada e lanche de pernil; italiana: capeletti, caneloni, rondeli e nhoque; e portuguesa: alheira, bacalhau ao forno, bolinho de bacalhau, caldo verde, carne no espeto de louro, queijo coalho, além de suco de uva e vinho.

Uma novidade neste ano será a presença de food trucks, que estarão vendendo okonomiyaki, takoyaki e hambúrguer de wagyu. Ainda na Praça de Alimentação, vale experimentar a variedade de doces oferecidos por diferentes barracas.

O setor de bazar também promete variedade de produtos nacionais e importados além de flores, frutas e verduras, fresquinhas ou desidratadas, que são produzidas na região.

Mas, sem dúvida, a grande atração do evento são os cerca de 400 pés de cerejeira floridos, os sakura, que estão espalhados por todo o Kokushikan. O local abriga três variedades: Okinawa (rosa forte); Himalaia (flores miúdas em rosa claro); e Yukiwari (rosa claro).

A dica é passear pelo Kokushikan e ir fotografando durante o trajeto para não perder a oportunidade de encontrar a árvore mais florida do Festival. A paisagem é imperdível e vale a pena reunir toda a família para uma pose sob as árvores floridas ou parar durante o caminho para tirar aquela selfie e enviar aos amigos que não vieram.

Quem tiver espaço para o cultivo também pode adquirir mudas de sakura, que estarão disponíveis próximo ao setor de bazar.

SERVIÇO
19º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos 2015
Data: dias 4 e 5 de julho, sábado e domingo, das 8h às 17h
Cerimônia de abertura: sábado, 4 de julho, às 12h
Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
(Rod. Bunjiro Nakao, Km 48) Estrada do Carmo, 801 – Bairro do Carmo – São Roque – SP
ENTRADA FRANCA
Contribuição por veículo: R$ 20,00 (concorra ao sorteio de um Home Theater Sony)

Ônibus para o evento (antecipado)
Passagem: R$ 30,00 (ida e volta)
O ponto de saída e retorno será em frente à sede do Bunkyo, sito à Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP (próximo à Estação São Joaquim do Metrô).

Informações: (11) 3208-1755, com Aurora
Horário de atendimento da Secretaria: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30

Coordenação:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista
Associação Cultural de Mairinque
Associação Mallet Golf Kokushikan
Cotia Seinen Renraku Kyoguikai

Realização: Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social

Patrocínio:
Honda, Sakura, Fast Shop, Brastel, Alfa – Macarrões Orientais, Brasil Kirin e Fujifilm

Apoio:
Prefeitura da Estância Turística de São Roque
Consulado Geral do Japão em São Paulo
JICA - Japan International Cooperation Agency

Sábado, dia 4Domingo, dia 5
10:00 - Ken Yamazato10:00 - Ken Yamazato
10:30 - Akemi Matsuda - Embaixadora Kawaii do Brasil10:30 - Kenko Hyogen Taissô
11:00 - Gold and Silber (Alemanha)11:00 - Kendo Kokushikan
11:30 - Ryubu Daiko CCI11:30 - Grupo Folclórico Tirol - Sapateado (Áustria)
12:00 - Cerimônia de Abertura12:00 - Sérgio Tanigawa
13:00 - Nete Salmah - Dança do Ventre12:30 - Kodama Kai - ACEVGP
13:30 - Alces Risumu Taissô13:00 - Mariana Suzuke (Dourados MS)
14:00 - Kien Daiko13:30 - Ballet Marisa Éscher
14:30 - Mieko Tsurusawa (cantora japonesa)14:00 - Edson Saito Y.ES Band
15:00 - Mugen (prof. Gilson)15:30 - Assoc. Ibiunense de Artes Marciais
15:30 - Joe Hirata16:00 - Sawalef - Dança do Ventre
16:00 - Ricardo Nakase16:30 - Encerramento
16:30 - Kendô Kokushikan17:00 - Sorteio
17:00 - Encerramento 
* programação sujeita a alteração

Nenhum comentário:

Postar um comentário