sexta-feira, 24 de julho de 2015

Evento! 18º Festival do Japão de São Paulo

“Haverá paz perpétua e amizade constante entre os Estados Unidos do Brasil e o Império do Japão”. Esse foi o compromisso firmado em Paris, em 05 de novembro de 1895, pelos ilustres embaixadores sr. Soné Arasake e sr.Toledo Piza e Almeida, celebrando o “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação”, que iniciou as relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

Em 1908, teve início o processo imigratório dos japoneses ao Brasil, com a chegada dos primeiros 781 imigrantes, a bordo do navio Kasato Maru, com destino às fazendas de café no interior de São Paulo. No total, cerca de 250 mil japoneses emigraram ao Brasil, e atualmente, entre imigrantes e seus descendentes, são mais de 1,5 milhão de cidadãos – a maior comunidade fora do Japão.

O respeito e a disciplina dos japoneses, combinados à alegria e generosidade dos brasileiros, criaram no Brasil uma mistura única e insubstituível, de culturas que se complementam e se admiram, na qual cada país contribuiu com as suas melhores características para a formação de uma cultura integrada e miscigenada, um verdadeiro exemplo para o mundo.

Graças aos grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, e de 2020 em Tóquio, cada vez mais, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil e o Japão.

Neste ano, o Brasil e o Japão comemoram 120 anos de relações profícuas de amizade, comércio, cooperação econômica e tecnológica, além de integração sócio-cultural e esportiva.

Para celebrar essa efeméride, o 18º FESTIVAL DO JAPÃO vai falar sobre amizade, cooperação, integração cultural, prosperidade e lealdade na história das relações internacionais entre Brasil e Japão, valorizando os 120 anos da relação entre os dois países. A Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil – KENREN deseja realizar uma edição marcante, e com a sua participação nessa jornada, faremos o melhor festival de todos os tempos!

Para comemorar os 120 anos da amizade entre o Brasil e o Japão, o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center recebe, entre os dias 24 e 26 de julho, a edição de 2015 do Festival do Japão, maior festival de cultura japonesa fora do país de origem. O ingresso para o evento custa até R$ 18. O festival conta com diversas exposições, atrações culturais, danças típicas e praça de alimentação, com a presença das 47 províncias do Japão, além das oficinas gratuitas de artes japonesas, como shodô, mangá, etegami, origami, kirigami, origami em tecido, sumi-ê, washi e oshibana.

Para as crianças, o festival prepara a Área da Criança, um local especial com atividades lúdicas e oficinas recreativas e educacionais, como dobraduras, pinturas e artesanato. A Área da Terceira Idade é um ponto de descanso para os idosos que frequentam o festival, e contará com massagens, dicas de saúde e atividades voltadas para eles.

Outra atração em destaque é o Miss Nikkey, concurso com premiação da descendente de japoneses mais bonita do Brasil. São cerca de 30 candidatas vindas de todo o país para disputar a coroa.

Durante os três dias de evento, o palco principal contará com a passagem de grandes atrações da colônia japonesa brasileira. Nomes como Joe Hirata, Karen Ito e Edson Saito são presença constante no evento. Outro grande destaque fica por conta da apresentação do Kizuna Project 2015, reunião de 08 cantores da colônia japonesa brasileira que em nome da amizade, se uniram para divulgar a cultura japonesa de forma diversificada. São grandes nomes como Teddy Shigueyama, Karen Taira, Ricardo Nakase, Mariana Suzuke, Bruno Maessaka, Debora Iha Elio Fujita e Ryu Jackson. A apresentação está programada para domingo às 12h no palco principal e às 14:50h no palco Bon Odori. 

O Maior Festival do Japão do Mundo!!!
18º Festival do Japão
Data: 24, 25 e 26 de julho de 2015
24 de julho - sexta - das 12 às 21 horas
25 de julho - sábado - das 10 às 21 horas
26 de julho - domingo - das 10 às 18 horas
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rod. dos Imigrantes, km 1,5, SP
Transporte gratuito no metrô Jabaquara

VÁ DE BIKE!! Bicicletário gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário