domingo, 20 de março de 2011

TSURUS PARA O JAPÃO



A ave tsuru simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave-símbolo do Origami).

A lenda do tsuru diz que quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.

Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade. 

A figura do tsuru (grou) em origami é uma das mais populares e também considerada a dobradura mais perfeita, pois sua forma básica serve de base para outras figuras de papel, desde animais até plantas.

Atualmente no Japão, nas festas de ano novo, casamento, nascimento em comemorações festivas de modo geral, a figura do tsuru está presente na decoração ou nas embalagens de presente simbolizando saúde e fortuna.

Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil grous (senbazuru) para que ela se reestabeleça o quanto antes. Ao dobrar cada figura, as pessoas depositam nela toda fé e esperança na recuperação do doente. No monumento da Paz em Hiroshima, onde caiu a bomba atômica, há vários conjuntos de mil grous, vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir uma coisa: paz mundial. Para a confecção destes mil grous é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.

Expressões:
Tsuru wa sennen kame wa mannen: tsuru (grou) vive mil anos, kame (tartaruga) vive dez mil anos. Exprime uma longa vida com alegria e satisfação.


A lenda dos mil tsurus ganhou notoriedade após a segunda Guerra Mundial, com a história da menina Sadako. 
Conta a história que Sadako Sasaki tinha quase dois anos quando a bomba atômica explodiu há cerca de uma milha de sua casa em Hiroshima. Aparentemente ilesa, ela escapou com a mãe e o irmão mais velho em direção ao Rio Oto, na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia.

Até a idade de doze anos, Sadako aparentava estar normal, uma menina saudável,
quando desenvolveu leucemia, decorrente da radiação recebida pela descarga da bomba.

Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda do tsuru, propondo que dobrasse os mil tsurus, na intenção de obter a cura. E a menina começou então a dobrar Tsurus, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako disse aos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro."

Mas Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros... Dobrou 964 tsurus até  25/10/1955, quando morreu.

Seus amigos de classe completaram os tsurus de papel que faltavam a tempo para seu enterro, iniciando uma campanha nacional para construir um monumento em sua memória, e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba.

Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o Parque. Desde então o tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento para desarmamento nuclear.

A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido, terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte. É uma história do poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para a expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor. 

Hoje, após a grande tragédia que se abateu sobre o Japão, o que mais precisamos é ter fé e coragem para continuarmos nossos caminhos. O Japão precisa de toda a força e apoio possiveis. é por isso que além dos grandes eventos que os nikkeis do Brasil tem organizado, iniciou-se hoje a campanha dos 1000 tsurus para as vítimas do grande Terremoto. 

Aos interessados, basta enviar a quantidade de tsurus que desejar para o Miyagui-kenjinkai. Lembramos que não importa a quantidade, mas sim, o pensamento que foi depositado naquele pequeno símbolo de esperança.

Enviem seus tsurus para :

Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil
Rua Fagundes, 152 - Liberdade
São Paulo, 01508-030
(0xx)11 3208-5780
Metrô: Sao Joaquim

Para os que não sabem fazer, segue o passo-a-passo para a confecção:




Nenhum comentário:

Postar um comentário