quarta-feira, 23 de março de 2011

Campanha pelo Japão! Ken Watanabe - Ame ni mo Makezu

 

Ken Watanabe divulga vídeo de apoio ao Japão

O ator Ken Watabane de 51 anos, e o roteirista Kundo Koyama de 46 anos, lançaram um site chamado “Kizuna 311”, que irá coletar e exibir mensagens de encorajamento e apoio às vítimas do terremoto e tsunami de 11 de março.

O ator Ken Watanabe (do filme O Último Samurai e Cartas de Iwo Jima), junto com o escritor Kundo Koyama (de A Partida), criou um site chamado kizuna311.com, em alusão à data (11 de março) em que um forte terremoto seguido de tsunami atingiu a costa nordeste do Japão. “Kizuna” não tem tradução exata no português, mas contém a ideia de “laços” e “união”.

Na versão em japonês do site, Watanabe recita o poema “Ame ni mo Makezu” (aproximadamente, “resistir até à chuva”), do poeta Kenji Miyazawa (1896-1933), que nasceu na província de Iwate, exatamente uma das mais atingidas pelo terremoto e tsunami que atingiram o Japão em 11 de março. O poema fala de força e perseverança diante de dificuldades.

A primeira mensagem postada no site apresenta Watanabe lendo em voz alta a obra de Kenji Miyazawa “Sucumbir, não para a chuva”, também apresentando seu apoio oficial ao projeto esta a esposa de Watanabe Kaho Minami de 47 anos, Sayuri Yoshinaga de 66 anos, Teruyuki Kagawa de 45 anos, Tsurube Shofukutei de 59 anos, Koji Yakusho de 55 anos e Jun Fubuki de 58 anos. Cada um deles irá apresentar um vídeo de apoio e pedindo apoio ao redor do mundo.

Watanabe disse que irá procurar cada vez mais celebridades para apresentarem sua mensagem de apoio. “Estando envolvido na indústria do entretenimento, concluímos que devemos fazer o que melhor podemos de nossa capacidade. Nos últimos dias, a mídia chamou a atenção do mundo sobre o terremoto e a devastação, com boa parte da imprensa gentilmente aclamando nossa ordem e solidariedade sob as catastróficas circunstâncias, e nos encorajou a nos recuperarmos da calamidade. Ao ler esses relatos, nós percebemos que temos grandes poderes. Nós, japoneses, temos muito orgulho de nosso ‘kizuna’, a solidariedade que nos une”, diz a mensagem de Watanabe no site.

O site official pode ser acessado pelo seguinte endereço: http://kizuna311.com

Linda iniciativa deste ícone da mídia. Em breve estarei postando outras inciativas que à exemplo de Ken Watanabe, está ajudando às vítimas do Terremoto do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário