Uma multidão recorde homenageou o imperador Akihito, de 84 anos, no palácio imperial de Tóquio, no sábado (23), em sua primeira festa de aniversário desde que a data da sua abdicação foi anunciada. O aniversário do imperador é tradicionalmente marcado por um feriado nacional e o Palácio Imperial ao público no dia. Cerca de 10 mil pessoas aguardaram no portão principal antes de sua abertura às 9h30 deste sábado (23).
Adeptos agitaram pequenas bandeiras japonesas e sustentaram smartphones enquanto o Imperador Akihito, cuja posição é cerimonial sem poder político, dirigiu-se a eles de uma varanda, acompanhado por sua esposa e outros membros da família imperial.
A multidão de 52.300 pessoas, de acordo com a Agência Imperial, foi a maior participação em aniversário durante o reinado simbólico de 29 anos de Akihito, conhecido como a era "Heisei", que significa "alcançar a paz" em japonês.
Ele então demonstrou solidariedade pela população em áreas afetadas por fortes chuvas e tufões neste ano, assim como por aquelas pessoas que ainda são afetadas de alguma forma por desastres passados incluindo o terremoto e tsunami de 2011 que atingiu o nordeste do Japão.
"Neste dia, quando enfrentamos o frio, meus pensamentos vão para aqueles que sofreram com tufões e chuvas intensas, bem como as vítimas do grande terremoto do leste do Japão que continuam a levar vidas difíceis", disse ele, referindo-se ao terremoto e tsunami de 2011 que mataram e deslocaram dezenas de milhares na costa leste do país.
Juntamente com a Imperatriz Michiko, Akihito passou muito do seu reinado abordando o legado da Segunda Guerra Mundial, que foi travada em nome de seu pai, Hirohito, e consolando vítimas de desastres, como o terremoto de 2011.
No início deste mês, um Conselho Imperial da Família de 10 membros concordou que Akihito abdicaria em 30 de abril de 2019, antes de passar o Trono de Crisântemo ao filho mais velho, o Príncipe Herdeiro Naruhito.
Em comentários feitos à mídia, Akihito disse que usaria os dias restantes de seu reinado para desempenhar seus deveres e se preparava para "passar a tocha para a próxima era".
Akihito passou por cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata e disse no ano passado que temia fazer grande esforço para cumprir suas obrigações reais devido à sua idade.
O Japão aprovou uma lei este ano dando-lhe permissão para abdicar, regra limitada apenas a ele, já que a lei existente não prevê abdicação. A última vez que um imperador japonês abdicou foi em 1817.
O Imperador Akihito espera que 2018 seja uma ano de paz.
23 de dezembro – Tennō tanjōbi, Aniversário do Imperador
Dia 23 de dezembro é Tennō tanjōbi (天皇诞生日), Dia do Aniversário do Imperador Akihito, atual regente no Japão. Este é o último feriado nacional japonês ao longo do ano – O próximo será o Oshougatsu, no dia 1 de janeiro. Além do respeito que todos os cidadãos japoneses tem pelo Imperador Akihito, a data também é muito especial devido à proximidade com o Natal e festas de fim de ano.
No Japão, a data de aniversário do Imperador regente é tido como feriado nacional, assim como ocorreu com o antecessor Hirohito, que reinou no Período Showa (1926-1989) e tem o seu feriado no dia 29 de Abril, o Showa no Hi, durante o feriado prolongado Golden Week.
Mesmo após a sua morte, a data se manteve como feriado nacional e é bem provável que aconteça o mesmo com o atual Imperador Akihito e os próximos que certamente virão.Antes da Segunda Guerra Mundial, o feriado se chamava Tenchōsetsu, mas em 1948, passou a se chamar Tennō tanjōbi, uma maneira menos formal, que tem o mesmo significado.
No dia 23 de dezembro, uma cerimônia pública é realizada nas imediações do Palácio Imperial. Existe apenas dois dias do ano onde é permitida a visitação pública no Palácio Imperial: No Aniversário do Imperador e depois no dia 2 de janeiro, no Kokyo Ippan Sanga.
O Imperador, acompanhado pela imperatriz Michiko e vários outros membros da família imperial, aparecem em uma varanda do palácio para acenar e cumprimentar as multidões que se aglomeram ao redor do Palácio.
Akihito nasceu no dia 23 de dezembro de 1933 e se tornou Imperador em 1989, ou seja, faz 24 anos que está no trono. De acordo com a Ordem Tradicional de Sucessão, Akihito corresponde ao 125° Imperador na sucessão japonesa.
Desde que subiu ao trono, Akihito sempre mostrou o desejo de trazer a família imperial para mais perto do povo japonês e sempre foi muito cortês com os países vizinhos, como China e Coreia, mesmo com as tensões que existe entre o Japão e esses países.
Após o Grande Terremoto de Tohoku, que ocorreu em 11 de Setembro de 2011 e as consequências terríveis que ele trouxe como o tsunami e a crise nuclear de Fukushima, o Imperador Akihito emocionou à todos, quando fez uma aparição televisionada, pedindo ao povo japonês que não perdessem a esperança e que ajudassem uns aos outros.
Um grande gesto de bondade e solidariedade que acabou tornando-se histórica, pois Akihito sempre buscou se manter longe dos holofotes. Porém, por ser Imperador do Japão, ele entendeu que não tinha como ficar indiferente a uma catástrofe como essa.
Ele e a imperatriz Michiko foram até Sendai, no dia 30 de março de 2011, para visitar os desabrigados, a fim de oferecer solidariedade e esperança entre as pessoas, que perderam tudo o que tinham, inclusive familiares.
Realmente uma grande gesto que só fez aumentar a admiração que o povo japonês dedica à ele, pois mostrou que além da humildade e generosidade, ele tem de fato, interesse de trazer a família real para mais perto das pessoas.
http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/72641/Imperador-do-Japao-atrai-multidao-recorde-em-aniversario-enquanto-se-prepara-para-abdicar
http://www.portalmie.com/atualidade/noticias-do-japao/sociedade-2/2017/12/imperador-akihito-comemora-84-anos/
http://www.japaoemfoco.com/tenno-tanjobi-aniversario-do-imperador/
Nenhum comentário:
Postar um comentário