quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Japoneses elegem ideograma de 'Norte' como símbolo de 2017


Os japoneses designaram o ideograma que significa "Norte" como símbolo de 2017, ano marcado pelos avanços dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte, cujos mísseis sobrevoaram o território nipônico."Foi o ano em que as pessoas se sentiram ameaçadas e preocupadas com os reiterados lançamentos de mísseis balísticos por parte da Coreia do Norte e seu sexto teste nuclear", comentou a associação japonesa de promoção do kanji, que organiza a votação anual.

O Kanji do Ano [今年の漢字 Kotoshi no Kanji] é o ideograma japonês escolhido através de uma votação nacional, que melhor simboliza como foi o transcurso do ano. O kanji é apresentado numa cerimônia no Dia do Kanji (dia 12 de dezembro), no Templo Kiyomizu.

O organizador do pleito para escolher o kanji do ano é a Sociedade de Exame de Proficiência em Kanji [財団法人日本漢字能力検定協会 Zaidan hojin Nihon Kanji Noryoku kentei kyokai] que realiza esta consulta , anualmente, desde que a ideia foi lançada em 1995.

Apresentamos os kanjis que representaram os anos desde 1995 com a respectiva motivação:

2016 – [金 kin きん] ouro: Em primeiro lugar, o elevado número de medalhas de ouro que o Japão ganhou nas Olimpíadas Rio 2016 desempenhou um papel importante na escolha. Em segundo lugar, a mudança para taxas de juros menores também desempenhou um papel, vendo como "taxa de juro" é "kinri" em japonês, que incorpora o kanji "ouro" quando escrita. Em terceiro lugar, a vitória nas eleições presidenciais de Trump, dizem ter sido um fator (presumivelmente por causa do cabelo amarelo). E, finalmente, Piko Taro, que ganhou fama mundial com a música 'PPAP', que é conhecido por seu figurino cor de ouro.
2015 [安 An] segurança: Questões de segurança relativas à explosão no Santuário de Yasukuni, ataque terrorista em Paris.
2014 [税 Zei ぜい] imposto: Esse kanji foi escolhido em referência ao aumento do imposto sobre o consumo, que subiu de 5% para 8% este ano.
2013 [轮 Rin りん] círculo: O Japão é escolhido para ser a sede das Olimpíadas de 2020 e o Kanji escolhido está relacionado aos anéis que simbolizam os Jogos Olímpicos.
2012 – [金 kin きん] ouro: O Japão ganhou várias medalhas nas Olimpíadas de Londres 2012, Shinya Yamanaka (pesquisador de células-tronco adultas) ganha o Prêmio Nobel, um eclipse solar é observado pela primeira vez no Japão em 932 anos, em meio a preocupações como o imposto sobre consumo e bem-estar (“金” é também o primeiro kanji selecionado mais de uma vez – vide ano 2000).
2011 – [絆 kizuna きずな] união, laço de união: Terremoto e tsunami no Japão. Os japoneses redescobrem a importância da união, de estarem unidos face a situações devastadoras. O time de futebol feminino, Nadeshiko Japan, ganha a Copa do Mundo Feminino FIFA 2011, resultado da confiança e trabalho de equipe.
2010 – [暑 atsui あつい] calor (clima): O Japão sofre uma onda de calor que afeta a vida e a saúde da população. Os mineiros Chilenos resgatados do calor e umidade da mina em Copiapó a 700 metros de profundidade. A sonda Hayabusa suporta 10.000ºC de temperatura na reentrada na atmosfera da Terra.
2009 – [新 atarashii あたらしい arata あらた] novo: O Partido Democrático do Japão chega ao poder desbancando cinquenta e quatro anos de governo do Partido Liberal Democrata. A gripe Suína (Gripe A), conhecida no Japão como shin-gata influenza (新型インフルエンザ), propagou-se pelo mundo. O jogador de beisebol Ichiro Suzuki detem novo recorde na Grande Liga de Beisebol com 200 batidas em nove temporadas seguidas.
2008 – [変 kawaru かわる] mudança: Mudança do primeiro ministro japonês. Barack Obama ganha as eleições presidenciais usando a palavra mudança (change). Mudanças econômicas e ecológicas no mundo.
2007 – [偽 itsuwaru いつわる nise にせ] falso, engano, decepção: Escândalo da venda de produtos alimentícios com prazo de validade adulterados. Problemas com fundos de partidos políticos e falhas no reigstro de pensões. Controvérsia na violação de propriedade intelectual do Parque de Atrações de Shijingshan, em Beijing, China.
2006 – [命 inochi いのち] vida: Nascimento do Príncipe Hisahito, filho de Akishino. Preocupação e incerteza face a situações de atropelo e omissão de socorro causado por motoristas alcoolizados, casos de suicídio devido ao bullying, suicídio de um membro da Guarda Imperial, entre outros. Vidas nascem e outras são ceifadas.
2005 – [愛 ito.shii いとしい] amor: Expo 2005 foi realizada em Aichi [愛知]. Casamento da Princesa Nori com Yoshiki Kuroda. A atleta de tênis de mesa Ai Fukuhara (福原 愛, Fukuhara Ai) joga na China.
2004 – [災 wazawai わざわい] desastre: Terremoto de Chuetsu. Tufão Tokage causa grandes prejuízos. Acidente na central nuclear de Mihama. Escândalo da Mitsubishi Motors mascarando defeitos conhecidos.
2003 – [虎 tora とら] tigre: Time de beisebol Hanshin Tigers ganha a Liga Central pela primera vez em 18 anos.
2002 – [帰 kaeru かえる] retorno: Japão e Coreia do Norte iniciam diálogo. Cinco cidadãos japoneses sequestrados na Coreia do Norte retornaram ao Japão.
2001 – [戦 tatakau たたかう ikusa いくさ] guerra: Ataques de 11 de setembro de 2001. Guerra no Afeganistão. Recessão Global.
2000 – [金 kin きん] ouro: A Judoca Ryoko Tamura (agora conhecida como Ryoko Tani) e a maratonista Naoko Takahashi conquistam ouro nos Jogos Olímpicos de Sidney. Kim Dae Jung e Kim Jong-il realizam a primeiro Cúpula Presidencial Norte Coreana. Morrem as gêmeas centenárias Kin-san e Gin-san, as irmãs de Narita, cujos nomes soam como ouro e prata.
1999 – [末 sue すえ] final: Último ano da década, do século e do milênio. Acidente na usina nuclear de Tokaimura.
1998 – [毒 doku どく] veneno: Sessente e sete pessoas doentes e quatro morreram após comer curry envenenado. Masami Hayashi é preso e desencadeia incidentes similares. Preocupação com dioxinas.
1997 – [倒 taoreru たおれる] abater, derrubar: Onda de falências de corporações, empresas e bancos. A seleção japonesa de futebol vence equipes consideradas favoritas no torneio da Ásia e se classifica para o Mundial da FIFA em 1998.
1996 – [食 taberu たべる] comer, comida: Ocorrem inúmeros casos de intoxicação alimentar devida a bactéria E. coli O157, que afeta o programa de lanches escolares.
1995 – [震 furueru ふるえる] terremoto: Grande terremoto de Hanshin-Awaji. Sensação de insegurança devido os ataques com gás sarin no metrô de Tóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário