quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Prayer For Japan! Japão Retira Aviso de Tsunami, mas Forte Frio se Aproxima nos Proximos dias do Arquipelogo


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão retirou o aviso de tsunami na costa do Pacífico às 12h50 desta terça-feira, quase sete horas depois de um terremoto de magnitude 7,4 ter atingido Fukushima e outras províncias.

Após o terremoto, ocorrido às 5h59, um alerta de tsunami foi emitido para Fukushima e Miyagi, que poderiam ser atingidas por ondas de até três metros, e houve avisos também para Ibaraki, Iwate e Chiba, além de ilhas ao sul de Tóquio, com tsunami de até um metro.

Foram registrados tsunamis de 20 cm a 1m40 em algumas localidadades de Fukushima, Iwate, Miyagi, Ibaraki e Chiba. O tsunami mais forte, de 1m40, atingiu o porto de Sendai (Miyagi) às 8h03.

Segundo a emissora NHK, nove veículos que estavam estacionados no porto de Kawajiri, em Hitachi (Ibaraki), foram atingidos pela água do mar que invadiu o local. Cerca de 10 barcos virados foram vistos em Higashimatsushima (Miyagi) e o tsunami atingiu também outras seis embarcações na costa da província. Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas em Fuksuhima, Miyagi, Chiba e Tóquio em decorrência do terremoto. Uma mulher sofreu cortes na cabeça ao ser atingida por pratos que caíram, informou a agência de notícias Kyodo, citando funcionários do corpo de bombeiros de Fukushima.

Os terremotos são comuns no Japão, uma das áreas mais sísmicas do mundo. O país é responsável por cerca de 20 por cento dos terremotos de magnitude 6 ou mais que ocorrem no mundo.

A partir da noite desta quarta-feira (23) até quinta (24), a região de Kanto poderá enfrentar neve em uma área extensa, com a possibilidade de acúmulos também nas regiões planas, informou a emissora NHK.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a neve poderá ser registrada como consequência de uma frente fria que segue em direção sul, com temperatura negativa a uma altitude de 1.500 metros.

A neve será mais intensa nas regiões montanhosas, mas há previsão de acúmulos de até dois centímetros também nas áreas urbanas. A JMA informou ainda que a região de Tóquio poderá enfrentar neve durante um mês de novembro pela primeira vez desde 1962. Se ocorrer acúmulos, será a primeira vez desde 1961, quando o país iniciou os registros climáticos. A previsão é de acúmulos de até 10 centímetros nas províncias de Yamanashi e Nagano e de 5 centímetros na região montanhosa ao norte de Kanto e entre a cidade de Hakone (Kanagawa), Tama (oeste de Tóquio) e a região de Chichibu, em Saitama.

Nas áreas planas no norte de Kanto, o acúmulo esperado é de 2 centímetros e a neve deve continuar durante a tarde de quinta-feira. Também pode nevar no norte da província de Gifu e no leste de Shizuoka, onde fica a cidade de Gotemba. Nas províncias em Kanto, o fenômeno virá acompanhado de uma forte queda nas temperaturas. Em Yokohama, a previsão mínima é de 2°C. Na região central em Tóquio, em Saitama, Utsunomiya (Tochigi), Mito (Ibaraki) e na cidade de Nagano, os termômetros devem marcar 3°C. Nas cidades de Chiba e Maebashi (Gunma), a previsão é de 4°C.

A JMA está alertando moradores da região de Kanto para as influências da neve no trânsito e possível congelamento das estradas.

Fonte: http://www.alternativa.co.jp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário