sábado, 26 de novembro de 2016

67º NHK Kouhaku Utagasen (Yume wo Utaou)

 Olá amigos do Enka Mania! Como já é tradição, no dia 31/12 de todos os anos, o canal NHK do Japão promove o Kouhaku Utagasen! Show musical em que se apresentam os cantores e grupos que mais se destacaram durante o ano na midia japonesa. É um programa que de uma forma bem amigável, faz uma competição entre o time da mulheres (Akagumi) e dos homens (Shirogumi). 

Em 2016 o show musical chega à sua 67º edição, tentando reverter a grande perda de audiência que ocorreu nas últimas edições. Em 2016 o tema escolhido é "Yume wo Utaou" (Vamos cantar nossos sonhos). 

Neste ano o capitão do Shirogumi será o ator Masaki Aiba e a capitã do Akagumi a atriz Kasumi Arimura. 

Infelizmente à cada ano que passa a quantidade de cantores do estilo enka vem diminuindo neste show dando espaço aos grupos de J Pop. Grandes nomes tradicionais como Kitajima Saburo, Kobayashi Sachiko, Hosokawa Takashi, entre outros estão ausentes na lista divulgada na última semana pela NHK. 

Na 67º edição deste show, teremos 07 cantoras do estilo enka dentre as 23 cantoras convidadas e 05 cantores do estilo enka dentre os homens dos 23 cantores convidados.

Confiram a lista:

Akagumi
Ishikawa Sayuri (39)
Ichikawa Yukino (0)
Kozai Kaori (19)
Sakamoto Fuyumi (28)
Shimazu Aya (3)
Tendo Yoshimi (21)
Mizumori Kaori (14)
AI (2)
Ayaka (8)
E-Girls (4)
Ikimonogatari (9)
Utada Hikaru (0)
AKB48 (9)
Shinobu Otake (0)
Keyakizaka46 (0)
Shiina Ringo (4)
Takahashi Mariko (4)
Nishino Kana (7)
Nogizaka 46 (2)
Puffy (0)
Perfume (9)
Matsuda Seiko (20)
Miwa (4)

Shirogumi 
Itsuki Hiroshi (46)
Hikawa Kiyoshi (17)
Fukuda Kouhei (3)
Yamauchi Keisuke (2)
Miyama Hiroshi (2)
Kiritani Genta (0)
X Japan (7)
Arashi (9)
Kanjani8 (5)
Kinki Kids (0)
Go Hiromi (29)
Sandaime J Soul Brothers (5)
The Yellow Monkey (0)
Sekai no Owari (3)
Sexy Zone (4)
Tokyo (23)
AAA (7)
V6 (3)
Fukuyama Masaharu (9)
Hoshino Gen (2)
Yuzu (7)
Radwimps (0)
Radio Fish (0)

Ainda não foi informado se haverá algum convidado especial. No ano de 2015, a apresentação especial ficou à cargo da cantora Kobayashi Sachiko. Podemos observar também muitos cantores que estrearão no Kouhaku, mesmo já tendo suas carreiras consolidadas há muitos anos como Utada Hikaru e Kinki Kids. 

No estilo enka a estréia ficou por conta da cantora Ichikawa Yukino, que tem se apresentado em diversos programas musicais na TV japonesa no último ano. No lado do Shirogumi, podemos considerar como estréia aguardada a do cantor e ator Kiritani Genta, que canta a canção "Umi no Koe", tema de uma novela que tem feito muito sucesso no Japão e composta pelo BEGIN.

Quem quiser acompanhar outras informações, inclusive consultar a lista de cantores participantes do Kouhaku desde a sua primeira edição, é só acessar o link http://www.nhk.or.jp/kouhaku/index.html. 

2 comentários:

  1. É lamentável o estilo enka estar perdendo espaço no kouhaku. Talvez esse seja o motivo de a audiência estar caindo.

    ResponderExcluir
  2. Sem o Mori Shinichi o kouhaku não terá mais a graça que antes tinha :(

    ResponderExcluir