quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Evento! Convite de lançamento do Livro "Intercâmbio Cultural Brasil-Japão" no Bunkyo (SP)


A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social traz à luz esta obra coletiva, sob coordenação geral do jurista Kiyoshi Harada, intitulada Intercâmbio Cultural Brasil-Japão dando cumprimento integral a um dos objetivos institucionais do Bunkyo que é o de promover o “intercâmbio social e cultural entre os dois Países, visando o fortalecimento dos laços de amizade entre eles”.

Para o propósito desta obra consideramos a palavra cultura em seu sentido amplo de sorte a abranger tudo aquilo que é produzido pela inteligência humana. Em sentido social a cultura é uma espécie de herança social de um povo. Em apertada síntese pode-se dizer que o conceito de cultura abrange o de social, isto é, o primeiro é mais amplo que o segundo.

Daí o título Intercâmbio cultural Brasil-Japão para concretizar cabalmente um dos objetivos de que falamos no início e que diz respeito ao intercâmbio de natureza cultural entre os dois países, que é uma via de mão dupla como frisava o fundador do Bunkyo, o saudoso Kiyoshi Yamamoto: trazer e divulgar a cultura japonesa no Brasil e levar e difundir a cultura brasileira no Japão. Esta última tarefa não é fácil tendo em vista a ausência de entidades similares ao Bunkyo no Japão, e o fato de as associações nikkeis no Japão, ainda, não estarem em condições de desempenhar esse papel de transmissor da cultura brasileira em todos os seus aspectos.

Foi então que tivemos a ideia de escrever uma obra coletiva fazendo um confronto de culturas dos dois países em seu aspecto mais amplo, a fim de alcançar o vasto campo do conhecimento que vai desde a construção de um Estado moderno em ambos os países até os intercâmbios nos campos científico-tecnológico e cultural propriamente dito. Por isso a obra coletiva aborda temas como esporte, culinária, literatura, cinema, teatro, ética, etiqueta, comércio, indústria, transporte, energia, preservação do meio ambiente, escultura, saúde, alguns ramos científicos, segurança pública etc. em seus 31 capítulos. E o capítulo final, o de nº 32 contém oito temas monográficos concernentes à cultura brasileira ou à cultura japonesa.

Como assinalado pelo Exmo Senhor Presidente da República, Michel Temer, “a presente coletânea de artigos, ao favorecer a compreensão mútua, constitui mais um avanço para o reforço do já sólido relacionamento entre o Brasil e o Japão”. No dizer da Presidente Harumi Goya “este é um livro editado num momento especial na conjuntura das relações Brasil-Japão, que soma as celebrações, em 2015, dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, 100 anos da instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo e 60 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo”.

Nesta obra coletiva estão presentes 57 autores renomados, entre nikkeis e não nikkeis, para dar uma visão panorâmica das mais diversas manifestações culturais do Brasil e do Japão. Como se verifica dos textos espraiados em 32 capítulos, existem inúmeros pontos em comum entre as duas culturas confrontadas, quer em função da globalização econômica e seus reflexos na área cultural, quer em função da gradativa absorção da cultura japonesa pela sociedade brasileira em várias das áreas enfocadas neste livro. Isso acontece, por exemplo, no campo dos esportes, notadamente, no das artes marciais, da alimentação e dos desenhos animados. O esporte nacional do Japão, o sumô, que é praticado em nível profissional, arraigou-se no seio da sociedade brasileira, apresentando uma peculiaridade inexistente no país de origem: a presença de equipe feminina de sumô composta de não nikkeis. Em contrapartida, o futebol, que é um esporte nacional do Brasil praticado em nível profissional, floresceu no Japão e hoje é um dos esportes mais importantes daquele país das cerejeiras graças à ação de jogadores brasileiros lá radicados.

A obra que teve o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka foi editada no formato de 21cm x 31cm contendo 756 páginas inteiramente coloridas, contendo inúmeras fotos ilustrativas. A capa é da artista plástica Sachie Sonoki e a capa interna do artista plástico Dan Mabe traduzida em versos pelo príncipe dos poetas brasileiros, Paulo Bomfim , e pelo haicaista japonês, Teruo Hama.

Será lançada no dia 17 de novembro de 2016 no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, sito na Rua São Joaquim, 381, 9º andar, quando será oferecido um coquetel aos presentes.

O preço da adesão é de R$80,00 reais incluindo um exemplar do livro embalado em uma sacola específica. Posteriormente poderá ser adquirido na Secretaria do Bunkyo ao custo de R$120,00.

Kiyoshi Harada – Coordenador Geral
Autores da obra coletiva:
1 - Abram Szajman20 - Kyoko Nakagawa39 - Paulo Cesar Garcez Marins
2 - Akira Saito21 - Lídia Reiko Yamashita40 - Paulo Skaf
3 - Alice Reiko Haga22 - Lili Kawamura41 - Rafael Sato
4 - Aline Valio Tavares23 - Líria Yuri Sato42 - Raimundo Uezono
5 - Armando Kihara24 - Luiz Gonzaga Bertelli43 - Renato Shimmi
6 - Aurélio Nomura25 - Luiz Kobayashi44 - Ricardo Nishimura
7 - Carlos Kendi Fukuhara26 - Madoka Hayashi45 - Roberto Yoshihiro Nishio
8 - Carlos Takahashi27 - Marcelo Kiyoshi Harada46 - Rosana Chiavassa
9 - Edson Simões28 - Marcos Kazuo Yamaguchi47 - Shin Koike
10 - Eduardo Goo Nakashima29 - Marcus Vinícius Kiyoshi Onodera48 - Shirlei Lica Ichisato Hashimoto
11 - Elza Tsuzuki30 - Mari Kanegae49 - Shozo Motoyama
12 - Érika Tamura31 - Maria Garcia50 - Sydney Sanches
13 - Fabiane Louise Taytie32 - Marly Mieko Yamauchi51 - Takahiro Nakamae
14 - Flávio Jun Kamyia33 - Masato Ninomiya52 - Takao Miyagui
15 - Guilherme Guimarães Coam34 - Massami Uyeda53 - Toshio Ichikawa
16 - Harumi Arashiro Goya35 - Mirza Pellicciotta54 - Tuyoci Ohara
17 - Ives Gandra da Silva Martins36 - Neide Hissae Nagae55 - Walter Ihoshi
18 - João Carlos Meirelles37 - Nelson Fukai56 - William Takahiro Higuchi
19 - Kiyoshi Harada38 - Orlando Sato57 - Yasuyuki Nagai

Nenhum comentário:

Postar um comentário