sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Prayer For Japan! Vulcão no sul do Japão (Monte Aso) tem Forte Erupção


O Monte Aso, localizado em Kumamoto, teve uma forte erupção por volta da 1h46 deste sábado (8), informou a Agência Meteorológica do Japão. A Agência elevou de 2 para 3 o nível de alerta ao redor do vulcão e está verificando com mais detalhes o tamanho da erupção e se há necessidade dos moradores das proximidades buscarem abrigo.

Segundo a Agência, uma área de dois quilômetros ao redor do vulcão pode ser atingida por pedras e rochas expelidas pela erupção. Um funcionário da prefeitura de Aso disse à emissora NHK que uma grande quantidade de cinzas caía pela cidade. "Peguei o carro e me dirigi à prefeitura ao ouvir o barulho da erupção, mas não conseguia enxergar nada na minha frente", disse ele.

Em abril deste ano, o Monte Aso expeliu cinzas em uma erupção de pequena proporção, após uma série de fortes terremotos que atingiu a província de Kumamoto. O Aso, um vulcão ativo, fica a cerca de 50 quilômetros a leste da cidade de Kumamoto. As autoridades mantinham interditada uma área com raio de um quilômetro ao redor do monte.

Uma grande erupção foi registrada no local em setembro do ano passado, formando uma coluna de cinzas de dois quilômetros de altura, sem causar maiores danos.

NÍVEIS DE ALERTA PARA ERUPÇÕES VULCÂNICAS
1 - Vulcão ativo, mas adormecido, sem risco à população
2 - Não chegar perto da boca do vulcão
3 - Não se aproximar do vulcão
4 - Preparar evacuação
5 - Evacuar o mais rápido possível

Como o som estrondoso, depois de 36 anos em inatividade o Monte Aso entrou em erupção explosiva. Segundo o jornal Asahi, logo em seguida a população ouviu pelos auto-falantes de prevenção de desastres sobre a ocorrência, pedindo para os moradores mais próximos da cratera para evacuarem de suas casas.

De acordo com depoimentos colhidos, “pequenas pedras começaram a cair ao som de chuva forte, logo depois da erupção explosiva. Em seguida, cinzas vulcânicas começaram a cobrir as ruas e sentimos cheiro de enxofre”.

A cidade de Aso fica a cerca de 8 Km da cratera, segundo o depoimento de um funcionário da prefeitura, colhido pelo Asahi. “Estamos sem energia elétrica e do lado de fora chove cinzas vulcânicas”, afirmou ao jornal.

A cidade de Aso estabeleceu 12 pontos de abrigo, incluindo a prefeitura, para os moradores que deixaram suas casas. 

De acordo com a agência, junto com a atividade vulcânica, ocorreu um abalo sísmico de intensidade 2. As cinzas vulcânicas deverão atingir as províncias de Oita, Yamaguchi, Hiroshima, Okayama, Hyogo, Kagawa, Ehime, Kochi e Tokushima. Há possibilidade da ocorrência de novas erupções.

Os meios de transporte público estão com suas operações interrompidas nesta manhã de sábado.

Fonte: 
http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/61904/Vulcao-no-sul-do-Japao-tem-forte-erupcao-nivel-de-alerta-sobe-para-3

http://www.portalmie.com/atualidade/aconteceu-hoje/2016/10/depois-do-terremoto-de-kumamoto-agora-o-vulcao-em-erupcao-explosiva-com-plume-de-11-mil-metros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário