domingo, 30 de outubro de 2016

Especial Uchinanchu no Hi !



No dia 30 de outubro deste ano será comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Uchinanchu (Sekai Uchinanchu no Hi / 世界ウチナーンチュの日). O termo "uchinanchu" significa "pessoa de Okinawa", referindo-se aos okinawanos e seus descendentes.

A proposta de criar um dia para homenagear os uchinanchu de todo o mundo foi apresentada por dois nikkei da 3ª geração residentes na cidade de Nago, o argentino Andrés Higa e o peruano Tadashi Andres Ysa Urbina (ver foto acima). A ideia surgiu diante da existência em seus países de origem de datas comemorativas para homenagear e celebrar o país, como o Dia da Independência. Assim, eles queriam criar algo semelhante em Okinawa, já que na província, embora existam datas com o "Fukki no Hi" (Dia da Reversão de Okinawa ao Japão) e o "Irei no Hi" (Dia em Homenagem aos Mortos na Batalha de Okinawa), elas não sejam consideradas festivas.

Da entrega da petição à Câmara dos Deputados de Nago até a aprovação e o estabelecimento oficial da data, passaram-se apenas poucos meses. A rapidez do processo e o grande apoio populacional à proposta impressionaram até mesmo os seus idealizadores.

Para a escolha do Dia Mundial do Uchinanchu foi realizada uma enquete com integrantes de organizações de intercâmbio cultural, presidentes de associações okinawanas no exterior, intercambistas, entre outros. O dia 30 de outubro foi escolhido com 52% dos votos, por ser o dia que fecha o Festival Mundial Uchinanchu (Sekai no Uchinanchu Taikai / 世界のウチナーンチュ大会) deste ano. 

Nesse festival, que ocorre a cada cinco anos, descendentes de diferentes partes do mundo se reúnem para exaltar e fortalecer os laços com Okinawa. O festival já encontra-se na sua sexta edição e o anúncio oficial da instituição do Dia Mundial do Uchinanchu será realizado durante o ultimo dia do evento.

26/OUT 6º FESTIVAL MUNDIAL UCHINANCHU MUNDIAL UCHINANCHU ‘ZENYASAI PARADE’: Desfiles das comitivas estrangeiras 

27/OUT [QUI] Cerimônia de Abertura no Cellular Stadium

30/OUT [DOM] 6º FESTIVAL MUNDIAL UCHINANCHU Cerimônia de Encerramento no Cellular Stadium 

Uma enorme comitiva composto por diversas personalidades de origem Uchinanchu que vivem no Brasil embarcaram para o Japão para esta belissima comemoração. Muitos postaram ao vivo trechos do Grande show que aconteceu em Okinawa, com grandes celebridades como o trio Begin, a cantora Natsukawa Rimi e a cantoa May J. 

Para comemorar este dia, vamos postar 03 canções muto famosas que nos remetem à provincia de Okinawa. 

Begin - Shimachu nu Takara
 

Natsukawa Rimi - Asadoya Yunta

Narisoko Yuko - Dynamic Ryukyu

Fonte: http://conexaobrasil-japao.blogspot.com.br/2016/10/cultura-30-de-outubro-o-dia-mundial-do.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário