sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Prayer For Japan! Forte Tremor de M6.6 Atinge a Provincia de Tottori


A região de Tottori sofreu diversos terremotos em sequência hoje (21/out) desde às 12h21. O primeiro tremor foi às 12h12, atingindo M4.2 (Shindo 4), e o tremor mais forte às14h07 atingindo M6.6 (Shindo 6-). Em seguida, outros três terremotos foram sentidos às 14h15, 14h30, 14h33, 14h46 e 14h50, 14h58 com magnitudes variadas, mas chegando até M5 (relativamente forte). Os tremores têm acontecido a uma profundidade de 10km, próximo a superfície. Todas elas duraram cerca de 10 segundo, segundo o noticiário da ANN. Durante a transmissão do noticiário, mais réplicas ocorreram às 14h50 e 15h53, de 3 e 4 graus.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tremor atingiu a magnitude M6.6, com epicentro na região Tottori Chubu a 10km de profundidade.

O tremor foi sentido com mais força em Tottori, atingindo intensidade Shindo 6- (escala japonesa), mas foi sentido também em Okayama, Hiroshima, Kagawa, Shimane, Yamaguchi e Nara com intensidades entre 3 e 6-; O tremor mais forte de hoje (M6.6) chegou a ser sentido na região central do Japão (Aichi, Mie, Gifu e Shiga), mas atingiu com força Tottori, Hyogo, Hiroshima, Ehime, Kyoto e outras províncias.

A JMA (Agência Meteorológica do Japão) informou que não há perigo de tsunami. Mas todos devem ficar alertas para possíveis réplicas.

A Magnitude é medida no epicentro do terremoto pela Escala Richter, e a intensidade é medida na superfície pela Escala Shindo, que vai de 1 a 7. Ainda não há informações concretas de cada município atingido, entretanto, as pessoas tem enviados fotos para as emissoras de TV do Japão.

Imagens das TVs japonesas mostram que algumas construções foram danificadas, e o asfalto chegou a trincar em alguns locais. 32 mil residentes ficaram sem luz em Tottori.

Autoridades alertam para réplicas de terremotos durante até 2 semanas, conforme um especialista falou a NHK. E está sendo emitido aviso aos cidadãos ao sul do Japão a ficarem atentos com tsunami, devido a posição do epicentro dos terremotos.

Em consequência do terremoto de 6 graus (fraco), nas cidades do centro da província de Tottori, 2 idosos de Hokuei-cho se feriram com lesões leves, há incêndios em Kurayoshi-shi e 1 mulher que estava manipulando uma frigideira com óleo se queimou. Algumas cidades tiveram a energia elétrica interrompida. Isso causou um pouco de congestionamento nas estradas. Algumas casas tiveram painéis solares e telhados caídos, como mostram nas fotos publicadas nas redes sociais. Parte dos trens das províncias de Tottori e Shimane pararam suas operações.

Ainda, a preocupação em relação à usina nuclear situada em Matsue (Shimane), informou que até o momento não há nenhum dano.

Kurayoshi-shi e em outras cidades de Tottori, ocorreram queda de energia elétrica. No momento, a usina nuclear de Shimane não oferece riscos, segundo a ANN.

O primeiro ministro Shinzo Abe anunciou, às 15h00, a todos os ministérios envolvidos que reúnam e repassem informações à população e acionem todos os órgãos para socorro, se for o caso.

Fonte:
http://www.portalmie.com/
http://www.ipc.digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário