domingo, 2 de outubro de 2016

Especial Misora Hibari!


Olá amigos do Enka Mania! Para iniciarmos o mês de outubro, vamos falar de uma das maiores cantoras damúsica japonesa de todos os tempos! 

A cantora Misora Hibari, nascida em maio de 1937 na provincia de Yokohama, é considerada até hoje como uma das maiores referências da mídia japonesa. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade, em 1949, com a canção "Kanashiki Kuchibue". Desde muito jovem ela impressionava pela poderosa voz e pelo seu grande talento. Aos 09 anos de idade chegou a impressionar o grande maestro Koga Masao ao interpretar a canção "Ringo no Uta"no programa "Shiroto Nodojiman" da NHK. 

Em 1954 fez sua primeira participação no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, que naquele ano estava em sua 05º edição, e convidava os artistas de maior destaque na midia japonesa daquele ano. Em sua estreia neste grandioso evento, ela interpretou a canção "Hibari no Madorosusan".

Em 1962, Misora Hibari se casou com o ator e cantor Kobayashi Akira. Este episodio é tido como o inicio de uma serie de dificulades na vida pessoal da cantora. Após 02 anos de um casamento conturbado, eles se divoricaram, e naquela época, o divorcio não era visto com bons olhos pela comunidade japonesa. Neste mesmo período, o pai da cantora Misora Hibari veio à falecer aos 50 anos de idade. 

Logo após o divorico, a cantora Misora Hibari investiu em sua carreira, e lançou em 1965 o single "Yawara", logo após as Olimpiadas de Tokyo, que lhe rendeu o prêmio no Nipon Record Taisho (maior premio da industria fonografica japonesa) e alcançou a incrivel marca de 180 milhões de copias vendidas. 

Após este single, vieram uma sequência de grandes sucessos como "Kanashii Sake" (1966, alcançou a marca dos 145 milhões de copias vendidas), "Geido Ichidai" e "Makkana Taiyo". 

Em 1970 a cantora Misora Hibari se apresentou no Brasil à pedido do famoso jornal Nikey "São Paulo Shinbun".

Em 1973, um grande escândalo abalou a carreira da cantora. O irmão mais novo, Tetsuya Kato, se envolveu com a máfia japonesa. Misora Hibari teve de escolher entre apoiar a familia ou manter sua carreira. e neste momento ela decidiu abrir mão de sua carreira. Naquele mesmo ano ela recusou o convite para participar do Kouhaku Utagasen após 10 anos de participações consecutivas. Após este episodio, ela teve um declinio nas participações nos programas e shows. 

Nos anos seguintes houveram uma sequência de episodios trsites na vida pessoal da cantora Misora Hibari. Com a morte do seu irmão, em seguida a morte da mãe e de sua grande amiga, a cantora Eri Chiemi. 

A única companhia que ela tinha era o filho dos eu falecido irmão, Kazuya Kato, o qual ela adotou como filho. 

Em 1987 a cantora Misora Hibari teve de parar uma turnê devido à dores insuportáveis devido à uma lombalgia. Durante o tratamento, descobriu-se uma hepatite crônica que estava comprometendo as funções do fígado. A cantora decidiu não divulgar os motivos reais da pausa em sua turnê e inciou os tratamentos de forma discreta. Mesmo com fortes dores e com os efeitos colaterais dos remédiso ela continuou os shows. 

Em meados daquele mesmo ano, dois grandes amigos da cantora faleceram, o cantor Tsuruta Koji e o cantor Ishihara Yujiro. Foi um grande golpe, mas a cantora, ao receber alta de uma internação ela divulgou à midia a real situação de seu estado de saúde e anunciou o seud esejo de continuar cantando. Naquele mesmo ano lançou o single "Midare Gami". 

No início de 1988, já com a saúde debilitada, a cantora Misora Hibari decidiu fazer um enorme concerto, seria uma especie de despedida. Foi escolhido o Tokyo Dome, o maior estádio do Japão onde grandes artistas internacionais já haviam se apresentado como Miccky Jagger e Bowwie. Mesmo com dores insuportáveis e uma condição fisica que não permitia muitos esforços, a cantora acompanhou todos os detalhes deste grande evento. O seu camarim foi montado especialmente para o seue stado de saude e os medicos e ambulancias ficaram à disposição. 

Este show ficou marcado na historia da música japonesa como um dos mais belos e tristes de todos até hoje. 

Em 1988, já com a doença em estado avançado, a cantora lançou a canção que até hoje é uma das mais conhecidas e cantadas na músca japonesa, a canção "Kawa no Nagare no Youni". Em fevereiro de 1989 ela fez seu ultimo show.   Em 24 de junho de 1989 a cantora não resistiu e faleceu devido às complicações respiratorias aos 52 anos de idade. 

Foram mais de 170 filmes, 118 singles, 18 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, mais de 30 novelas e diversos prêmios. Com uma carreira intensa e uma vida pessoal conturbada, ela deixou grandes obras e um grande exemplo de quem lutou até o fim. 

Confiram na sequência um documentário sobre a cantora Misora Hibari, o video clipe da canção "Kawa no Nagre no Youni" e um trecho do show feito no Tokyo Dome com as canções "Ai San San" e "Jinsei Ichiro". E por último o video da canção "Owarinaki Tabi", esta foi uma das ultimas canções gravadas pela cantora em forma de agradecimento e despedida aos fãs. 











3 comentários:

  1. Que história ! Que pena ela se foi tao cedo , aos 52 anos . A Tereza Teng aos 51 anos, ambas donas de belíssimas vozes .

    ResponderExcluir
  2. Missora Hibari inesquecível... de geração em geração ficará guardada por longos anos no coração de quem ama a música japonesa!!! Saudade...

    ResponderExcluir