segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Prayer For Japan! Tufão Nº 18 Chega à Okinawa e Gera Alerta Tokubetsu Keiho


O forte tufão número 18 deve se aproximar de Okinawa e Amami entre os dias 3 e 4, trazendo fortes chuvas e rajadas de vento de 234 km/h. A altura das ondas pode chegar a 10 metros. A velocidade dos ventos será a mesma do tufão número 17, que passou por Okinawa em setembro de 2012. Na capital Naha, as rajadas chegaram a 220 km/h, derrubando postes e tombando veículos.

O Aeroporto de Naha informou que as companhias aéreas estão cancelando os voos marcados para o dia 3. Depois de passar por Okinawa, o tufão deve se dirigir ao centro do Japão, onde está previsto chegar por volta do dia 5.

O olho do tufão de número 18 (Chaba), deverá chegar na parte central de Okinawa este final de tarde. Ele é considerado muito forte e traz consigo vendavais, além de chuvas intensas, de 200 mm até a tarde de terça-feira (4), o que requer cuidados com deslizamentos, enchentes e inundações.

A Agência de Meteorologia do Japão estima que o taifu deverá se deslocar para a região de Kyushu até quarta-feira (5) desta semana. Depois, a previsão é que ele avance pelo restante do país. A partir da manhã de 6, deverá mudar para ciclone extratropical.Os vôos que partem dos principais aeroportos como Haneda, Narita, Centrair e Osaka, com destino a Naha ou Ishigakijima (Okinawa) estão todos suspensos.

Batizado de Chaba, o tufão número 18 pode se transformar no sétimo a atingir a região central do país este ano.

O tufão N18 "devastador" gerou Tokubetso Keiho (alerta especial) em Okinawa, devido ao perigo de catástrofe iminente. Rajadas de ventos de mais de 300km/h e tempestades fortíssimas são esperadas.

Com a chegada do tufão N18 às ilhas de Okinawa, foi emitido o Tokubetsu Keiho 特別警報 (alerta especial) às19h02 de hoje (3/out), devido às fortes chuvas, tempestades e fortes ondas que poderão atingir a região incluindo a ilha principal.

A pressão central do tufão ficou mais forte, chegando a 905 hecto pascais, com ventos de mais de 200km/h, mas com rajadas de ventos de mais de 300km/h. O tufão está se movendo a 20km/h e se manteve a classificação de “violento” ou “devastador” – 猛烈な. Ondas de até 11 metros de altura podem castigar a costa de algumas regiões em Okinawa.

Segundo a JMA, o forte tufão N18 terá maior influência da região entre esta noite e a manhã do dia 4 (terça). Segundo a NHK, neste momento fortes ventos estão atingindo Okinawa, e alertas de evacuação estão sendo emitidos em muitas regiões, pois há possibilidade de uma grande catástrofe.

Autoridades estão pedindo aos moradores que sigam as orientações das prefeituras, e quando emitirem ordens de evacuação atenderem prontamente. O perigo é maior em regiões litorâneas, pois além dos ventos e chuvas, a maré pode subir e invadir a costa.

O Tokubetsu Keiho ou Alerta Especial é emitido quando o risco de danos é muito maior do que os níveis normais de tempestades. Este alerta foi criado em agosto de 2013. Este alerta é emitido quando a pressão central do tufão for menor a 910 hecto pascais ou a velocidade máxima na área central do tufão ultrapassar 192km/h.

Fontes:
http://www.ipc.digital/taifu-muito-forte-chega-a-okinawa-e-atingira-boa-parte-do-japao-esta-semana/

http://www.portalmie.com/atualidade/desastres-naturais/avisos-de-emergencia/2016/10/okinawa-alerta-de-perigo-de-devastacao-tokubetsu-keiho/

http://silviakikuchi.jp/tufao-se-aproxima-com-rajadas-de-234-kmh

Nenhum comentário:

Postar um comentário