sexta-feira, 15 de abril de 2016

Kumamoto Ganbare! Terremoto Atinge a Região de Kyushu no Japão


De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, houve ocorrência de um terremoto às 21h16 de 14 de abril, quinta-feira. Logo em seguida, às 22h08, novos tremores nas províncias de Kyushu, com intensidade 6 (fraco).

A profundidade do epicentro foi de 10 km e a escala do sismo indica magnitude de 6,4 graus. A imprensa está alertando as pessoas para se afastarem das margens dos rios e do mar, além das encostas das montanhas.

O Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe declarou que já solicitou coleta de informações urgentemente. Os Corpos de Bombeiros das províncias de Kyushu estão trabalhando para verificar se há vítimas.

O terremoto durou cerca de 30 segundos e atingiu o nível máximo na escala japonesa - que vai de 0 a 7 - no distrito de Mashiki, a leste da cidade, onde fica o aeroporto de Kumamoto. Seu epicentro foi determinado a 10 quilômetros de profundidade.

Segundo a rede de televisão NHK, o abalo foi o mais forte desde o terremoto de março de 2011, quando um tremor no Japão deixou 18.500 mortos ou desaparecidos e provocou grande destruição, incluindo um acidente nuclear na Central de Fukushima.

O principal porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, disse que vários prédios desmoronaram. Segundo a polícia, o terremoto destruiu dezenove casas, deixou 16.000 lares sem eletricidade e outros 38.000 sem gás. Há relatos de incêndios em diferentes locais da cidade. Há mais de 10 edificações que sofreram colapso, além de pessoas feridas por ficarem sob armários que caíram com os tremores ocorridos às 21h26 e 22h08, segundo a polícia de Mifune Kumamoto. Nas cidade de Mifune e Mashiki os bombeiros estão apagando chamas como consequência dos tremores. Em Kumamoto (província homônima), os hospitais estão recebendo vítimas com ferimentos, mas ainda não há dados oficiais.

Segundo a polícia de Saga, não há problema com a Kyushu Electric Power Genkai, localizada em Genkai (Saga). Igualmente, não houve problema com a Usina Nuclear de Kyushu, localizada na província de Kagoshima.

A prefeitura da cidade de Yashiki (Kumamoto) está recebendo pessoas que necessitam de abrigo, até as 23h00 de quinta-feira (14/abr). Sem energia elétrica, o exército japonês, corpo de bombeiros e voluntários já providenciaram iluminação e as pessoas chegam com seus cobertores. Até as 23h00 os tremores ainda continuam em Kumamoto.

Conforme a pagina do G1, o terremoto de 6,5 graus de magnitude que atingiu a quinta-feira (13) o sudoeste do Japão deixou pelo menos nove mortos e 1.126 feridos, entre eles 50 em estado grave, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelas autoridades japonesas.

Entre os nove mortos estão quatro homens e cinco mulheres, a maioria deles maiores de 60 anos, que morreram em acidentes causados pelo terremoto no distrito de Mashiki e na cidade de Kumamoto.

Além disso, o terremoto deixou 1.126 pessoas feridas em 13 municípios e 44,4 mil pessoas foram evacuadas.

No distrito de Mashiki, o terremoto alcançou o nível 7 na escala japonesa, que se centra mais nas áreas afetadas que na intensidade do tremor, e causou o desabamento de 20 casas.Após o terremoto, foram registradas 135 réplicas, segundo a JMA, que alertou da possibilidade que se produzam novos tremores, inclusive alguns de elevada intensidade.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se deslocará no sábado à zona do terremoto, onde visitará alguns dos afetados, enquanto o Ministério da Defesa enviou cerca de 1,7 mil soldados das forças de Autodefesa para ajudar os municípios afetados.

Abe afirmou nesta sexta-feira que o governo e os serviços de resgate "estão fazendo todo o possível e trabalhando contra o relógio para salvar vidas", em declarações feitas após uma reunião de emergência do Executivo e recolhidas pela rede "NHK".Trata-se do primeiro terremoto que alcança o nível 7 na escala japonesa desde o potente terremoto de 11 de março de 2011 que gerou um devastador tsunami e deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos no nordeste japonês, além de provocar na central de Fukushima o pior acidente nuclear desde Chernobyl.

02º Terremoto de Magnitude Alta Atinge a Região de Kyushu

A Agência Nacional de Meteorologia do Japão acabou de anunciar um novo tremor na província de Kumamoto, à 01h25 deste sábado (16), com intensidades 6 (forte) na capital e nas cidades de Aso e Ashikita e com intensidade 5 (forte) e 5 (fraco) graus em algumas localidades de Fukuoka, Saga, Nagasaki, Ooita e Miyazaki.

De acordo com o portal IPC Digital, as autoridades japonesas anunciaram para que as pessoas se afastem da costa por conta da previsão de tsunami. Este é o segundo dia consecutivo que o Japão é atingido por terremotos.

Segundo a página da UOL, as autoridades do Japão alertaram moradores de áreas litorâneas sobre um possível tsunami com ondas de um metro de altura após o forte terremoto de magnitude 7 que sacudiu nesta sexta-feira (15) o sudoeste do país, informou a agência japonesa "Kyodo".

O terremoto aconteceu às 16h25 GMT (13h25 de Brasília), com epicentro a um quilômetro da cidade de Kumamoto, na ilha de Kyushu, e hipocentro situado a cerca de 11 quilômetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor registrado hoje em Kumamoto supera o de magnitude 6,5 ocorrido ontem na mesma região e que provocou pelo menos nove mortes e deixou 1.126 feridos, entre eles 50 em estado grave. Além disso, este foi o abalo sísmico mais forte no Japão desde o que, em 2011, causou mais de 18 mil mortes e provocou um desastre nuclear na usina de Fukushima.

A 120 quilômetros de onde aconteceu o terremoto desta sexta-feira fica a usina nuclear de Sendai, a única atualmente em funcionamento no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário