sábado, 29 de abril de 2017

Prayer for Japan! Terremoto no Sul do Japão e Inicio da Temporada de Taifu 2017

Tóquio - Um terremoto de intensidade moderada foi sentido no sul do Japão às 21h32 deste sábado (29). Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o abalo sísmico atingiu magnitude de 5,7 graus e não há risco de tsunami.

O tremor foi sentido principalmente nas províncias de Kagoshima e Miyazaki, com intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7. Por enquanto, não há informações sobre vítimas ou danos.

O epicentro foi registrado ao sul de Kagoshima, perto da península de Osumi, a uma profundidade de 50 quilômetros. A Agência informou que existe a possibilidade de ocorrerem réplicas (tremores secundários) na região.

A magnitude (5,7) equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já o grau da escala japonesa (3) considera o abalo sentido na superfície da terra.

CIDADES MAIS AFETADAS PELO TERREMOTO
(3 graus na escala japonesa)

MIYAZAKI
Nichinan-shi Nango-cho-minamimachi
Kushima-shi Toi

KAGOSHIMA
Kagoshima-shi Kiirecho
Kagoshima-shi Sakurajima-akamizu-shinjima
Ibusuki-shi Yamagawa-shinseicho
Minami-satsuma-shi Kimpocho-okudari
Kirishima-shi Fukuyamacho-makinohara
Kanoya-shi Shin-eicho
Kanoya-shi Fudamoto
Kanoya-shi Kihokucho-kamimobiki
Kanoya-shi Airacho-fumoto
Kanoya-shi Kushiracho-okazaki
Osaki-cho Karijuku
Higashi-kushira-cho Kawanishi
Kinko-cho Tashiro-shisho
Kinko-cho Shiromoto
Minami-osumi-cho Nejime
So-o-shi Sueyoshicho-ninokata
Kimotsuki-cho Niitomi
Nishino-omote-shi Sumiyoshi
Nishino-omote-shi Nishino-omote
Mishima-mura Takeshima
Nakatane-cho Noma
Minami-tane-cho Nakanokami

O Comitê de Pesquisa do Terremoto, do governo do Japão, apresentou para a imprensa, nesta quinta-feira (27) a versão 2017 do mapa de probabilidade de terremotos de escala acima da magnitude (shindo, em japonês) 6 (fraca). Também explicou detalhadamente os motivos e o percentual de aumento da probabilidade desses abalos sísmicos, especialmente na costa do Oceano Pacífico.

A nova versão foi preparada embasada nas pesquisas das zonas de falhas ativas e dos históricos anteriores, segundo o noticiário da ANN. Como ainda não ocorreu o temido Nankai Trough (pronuncia-se Nankai Torafu, em japonês), os especialistas do comitê acreditam que há uma distorção acumulada entre as placas do mar e da terra.

O “mapa de risco sísmico” apresentado pelo comitê mostra claramente, através da classificação em cores, o percentual de possibilidade de terremoto de magnitude de um Nankai Trough, dentro dos próximos 30 anos.

Probabilidade de terremoto nos próximos 30 anos

O mapa é detalhado, com escala, representando cada área do território a cada 250 metros. Em comparação com a versão anterior percebe-se um aumento da probabilidade de 1%, em média.

Confira quais são as localidades com maior risco e que não tiveram alteração em relação à versão do ano passado:
85%: Chiba (província homônima)
81%: Mito (Ibaraki) e Yokohama (Kanagawa)
47%: Tóquio (capital)

Cidades que tiveram leve aumento percentual em relação ao ano anterior:
74%: Kochi (província homônima)
69%: Shizuoka (província homônima)
63%: Tsu (Mie)
58%: Wakayama (província homônima)
56%: Osaka (província homônima)
46%: Nagoia (Aichi)

Foi constatada a ocorrência do primeiro taifu (tufão) na manhã de quarta-feira (26), segundo anúncio feito pela Agência de Meteorologia do Japão.

De acordo com a observação da AMJ, o taifu no. 1 se formou no leste do Mar das Filipinas, por volta das 9h00. Ele tinha sido detectado como ciclone tropical e mais tarde transformou-se em tufão.

O taifu no. 1 tem pressão do centro de 1002 hPa, a velocidade máxima do vento perto do centro é de 18 m/s, e a velocidade máxima dos ventos é de 25 m/s. O taifu no. 1 traz do seu centro a um raio de 220 Km ventos fortes de 15 m/s, segundo o anúncio.

O tufão número 1 se desloca de forma lenta ao oeste-noroeste. Segundo a agência, há possibilidade desse taifu se transformar em ciclone extratropical dentro dos próximos 3 dias. No entanto, mesmo que isso ocorra, ele traz chuvas intensas e ventanias, com possibilidade de provocar ondas muito altas no mar.

A Agência de Meteorologia do Japão solicita ao público que fique atento aos movimentos dele, acompanhando os noticiários. Ainda não se sabe se o taifu no. 1 irá se aproximar do Japão e atrapalhar o tão esperado feriadão de Golden Week.

Fontes:

http://www.portalmie.com/atualidade/noticias-do-japao/sociedade-2/2017/04/aumento-da-probabilidade-de-terremoto-de-grande-escala-em-30-anos-novo-mapa-2017/

http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/67492/Terremoto-de-magnitude-57-atinge-sul-do-Japao

http://www.portalmie.com/atualidade/desastres-naturais/informacoes-desastres/2017/04/taifu-primeira-ocorrencia-do-ano-de-2017-podera-afetar-o-golden-week/

Nenhum comentário:

Postar um comentário