Aprender a fazer origami (dobraduras em papel e tecido), pintar o sete com tinta sumi, técnica milenar japonesa, e aprender as técnicas do caratê são apenas alguns dos saberes tradicionais japoneses que serão compartilhados com mais de cem crianças moradoras de Paraisópolis no evento Saberes do Japão, no próximo dia 8 de abril.
Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura japonesa, o evento, organizado voluntariamente pelos jornalistas Erika Yamauti e Cássio Aoqui, será realizado em parceria com a ONG Pró-Saber SP, que atua há 14 anos com educação integral para crianças da comunidade.
Por meio de professores voluntários, serão apresentados diferentes elementos da cultura nipônica de forma participativa – as crianças interagirão em todos os momentos, constituindo-se em uma tarde lúdica e divertida. “Particularmente, gostaria muito de ver um público cada vez mais amplo com acesso não apenas à gastronomia – há muito o sushi e o sashimi já caíram no gosto da elite brasileira – mas também às artes e aos costumes do Japão. Especialmente para crianças e jovens, trata-se de um mundo onírico, colorido e bastante curioso”, conta o empreendedor social Cássio, um dos realizadores que, ao lado de Erika, esteve em janeiro deste ano no Japão, participando do “Programa de Convite a Descendentes de Japoneses das Américas Central e do Sul de Visita ao Japão”.
O programa, realizado pelo MOFA (Ministry of Foreign Affairs of Japan - Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão), reuniu 10 nikkeis (descendentes de japoneses), todos comunicadores latino-americanos, para uma jornada que proporcionou a redescoberta de valores e da própria identidade nikkei.
Após o retorno, cada ex-bolsista tem a missão de promover e divulgar a cultura japonesa, através da realização de um evento. Erika é uma referência da comunidade nikkei de São Paulo, e Cassio é especialista em empreendedorismo social no Brasil. Os dois jornalistas resolveram então unir suas habilidades e conhecimentos para criar um evento em conjunto.
Daí surgiu o projeto “Saberes do Japão” (日本の心へ - Nihon no Kokoro he), que levará a cultura japonesa para a favela de Paraisópolis, em São Paulo, oferecendo atividades culturais gratuitas para crianças, jovens e adultos moradores de Paraisópolis, na sede da ONG Pró-Saber, que atende 175 jovens da comunidade. A atividade acontecerá no dia 08 de abril (sábado), das 14 às 17 horas.
“Estamos nos dedicando a esse projeto de coração, porque sentimos uma vontade imensa de retribuir e agradecer pelas experiências lindas que tivemos no Japão! Gostaríamos muito do apoio de todos que puderem nos ajudar no dia do evento, ministrando workshops, fazendo apresentações culturais, mostrando danças, esportes e cultura japonesa para as crianças”, ressalta Erika.
Os interessados em participar do evento como voluntários, instrutores ou para apresentações artísticas podem entrar em contato pelo email saberesdojapao@gmail.com.
Serviço:
SABERES DO JAPÃO - 日本の心へ
Quando: 8 de abril (sábado), das 14h às 17h
Onde: ONG Pró-Saber SP (rua Manoel Antonio Pinto, 974, Paraisópolis)
Público: Crianças, jovens e adultos moradores da comunidade de Paraisópolis e participantes da ONG Pró-Saber
Entrada gratuita
Objetivo: divulgar a cultura japonesa por meio de seus saberes e sabores entre moradores de Paraisópolis. Por meio de um dia repleto de programações entre atividades artísticas, esportivas e gastronômicas, compartilharemos aspectos relevantes da cultura japonesa com crianças, jovens e adultos, buscando atiçar sua curiosidade e inspirá-los a um mergulho nos costumes e tradições da Terra do Sol Nascente.
Informações: saberesdojapao@gmail.com
Agradecemos pelo apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário