domingo, 23 de abril de 2017

Enka! Hana~subete no hito no kokoro ni hana wo~ - Ishimine Satoko


Olá amigos do Enka Mania! Hoje falaremos de um dos grandes clássicos da música japonesa. A canção "Hana ~subete no hito no kokoro ni hana wo~".

Composição do famoso cantor Shokichi Kina, esta canção remete à região sul do Japão, mais especificamente à provincia de Okinawa. Lançado originalmente em 1980 como segundo titulo do single "Blood Line" do cantor e compositor Shokichi Kina, logo se tornou um grande sucesso devido à sua letra poética e melodia suave. Nos anos seguintes, vários cantores regravaram esta canção. Em 1995, a canção alcançou seu auge na voz da cantora Ishimine Satoko, que a interpretou no show de final de Kouhaku Utagasen da TV NHK, transmitido para o mundo todo. Em 1999, foi eleito uma das canções mais vendidas, somando um total de 3 milhões de cópias somando as vendas das gravações dos covers até aquele ano. 

Atualmente esta canção já foi regravado por mais de 50 cantores da música japonesa e por mais de 20 cantores de outros países. 

A frase "Subete no Hito no Kokoro ni Hana wo" que significa "o coração de todas as pessoas são flores" foi falada na cerimônia de encerramento dos Jogos Olimpicos de Tokyo em 1964, fazendo meação à união de todos os povos, cantando, dançando, chorando e comemorando. O autor Shokichi Kina se inspirou nesta cena para compor a letra desta belissima canção. 

Vamos conferir o video da apresentação desta canção no show de final de ano Kouhaku Utagasen de 1995 na voz da cantora Ishimine Satoko. Na sequência confiram o video com o cantor e compositor Shokichi Kina, gravado em 1992 em concerto na provincia de Kumamoto. No terceiro video, podemos conferir esta belissima canção na voz da cantora Natsukawa Rimi. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário