quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Homenagem 22 anos do Terremoto de Kobe - Kokoro no Ito


O Grande Terremoto de Kobe de 1995 ou Grande Sismo de Hanshin-Awaji (阪神・淡路大震災, Hanshin-Awaji Daishinsai) como ficou conhecido localmente, foi um sismo ocorrido terça-feira, 17 de janeiro de 1995 às 05:46 JST (ou 16 de janeiro às 20:46 UTC) no sul da Prefeitura de Hyōgo, no Japão. Atingiu a magnitude 7,2 na escala de magnitude de momento (USGS), Mj7,3 (revista, inicialmente 7,2) na escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão. O tremor durou cerca de 20 segundos. O hipocentro localizou-se 16 km abaixo do seu epicentro, na extremidade norte da ilha Awaji, a 20 km da cidade de Kobe.

Aproximadamente 6 434 pessoas perderam a vida (estimativas finais de 22 de dezembro de 2005); cerca de 4 600 eram habitantes de Kobe. Dentre as maiores cidades do Japão, Kobe, com os seus 1,5 milhões de habitantes, era a que se encontrava mais próxima do epicentro e aquela que foi atingida pelos tremores mais violentos. Foi o sismo com mais impacto no Japão durante o século XX a seguir ao Grande sismo de Kantō de 1923, o qual provocou a morte de 140 000 pessoas. Os danos causados foram estimados em cerca de dez trilhões de ienes, ou 2,5% do PIB do Japão nessa altura. Com base numa taxa de câmbio média dos 500 dias de 97,545 ienes/dólar, os prejuízos do sismo terão sido equivalentes a 102,5 mil milhões de dólares. Meio milhão de casas e imóveis foram destruídos, os trilhos das estradas de ferro foram arrancados, as estações de metrô despencaram e as estradas foram danificadas.

Quando ocorreu o grande terremoto de Kobe 7,2 graus (escala Richter), milhares de brasileiros viviam no arquipélago japonês, com certeza todos se assustaram com os horrores causados pelo desastre natural que durou pouco mais de 20 segundos.

Na região atingida um total de 6.434 pessoas das quais 8 brasileiros perderam suas vidas… Mais de 40 mil pessoas ficaram feridas e quase meio milhão de casas foram destruídas e sofreram danos…

A maioria das vítimas eram pessoas idosas e pessoas que viviam em construções antigas. Como a água e infraestrutura de transporte entraram em colapso, uma grande quantidade de serviços não estavam disponíveis quando foi mais necessária.

Evacuados enfrentaram dificuldades de acesso a serviços médicos, alimentação e habitação por um período considerável de tempo após o terremoto.

Desde então, a comunidade brasileira começou a se preocupar e se dedicar mais à orientação daqueles que vivem no Japão. As províncias e prefeituras elaboraram Manuais de Prevenção em português e atualmente em quase todo o território japonês onde se concentram brasileiros, é possível encontrar informações, manuais, panfletos explicativos editados em português.

O terremoto de Kobe não foi tão registrado em fotos, filmes, videos como o recente Terremoto de Tohoku, em 11 de março de 2011. Porém as imagens da cidade em fogo, dos desabrigados em pleno inverno, da solidariedade de pessoas, instituições, empresas que fizeram um trabalho voluntário precioso, enfim, tudo isso e mais, são lembranças que não mais se apagarão de nossas memórias, principalmente quem estava no Japão na ocasião.

A empresa Suri-Emu desde o terremoto de Kobe, vem se empenhando em dar treinamentos, orientações de prevenção contra desastres naturais aos novos funcionários, principalmente, aqueles que desembarcavam pela primeira vez no arquipélago japonês. Utilizando-se de fotos de revistas japonesas, vídeos, ilustramos as diversas situações que podem ocorrer durante e depois do terremoto, bem como reforçamos sempre a importância de estarmos sempre prevenidos e informados.

No mesmo ano em que aconteceu este grande desastre natural, muitos artistas se uniram em prol das vitimas do Terremoto de Kobe. Um dos singles mais famosos foi feito do encontro historico das belas vozes das 05 princesas da musica enka (5BIJIN ENKA HIME) Fuji Ayako, Godai Natsuko, Sakamoto Fuyumi, Kozai Kaori e Nagayama Yoko. O single "Kokoro no Ito" lançado em 1995 fez grande sucesso e é lembrado até hoje como uma bela mensagem de esperança. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário