sábado, 7 de janeiro de 2017

Cultura Japonesa! Namahage Matsuri



Diferentemente dos rituais de passagem de ano a que estamos acostumados, na cidade de Oga, em Akita, no dia 31 de dezembro acontece o Festival Namahage.

O festival ocorre há muitos anos e tem como peculiaridade a presença do oni, como são chamados os demônios no Japão.

No dia 31, um grupo de pessoas se veste com roupas de palha e máscaras de oni, segurando facas e baldes de madeira. Eles visitam as casas, onde são bem recebidos pelas famílias, que oferecem saquê e mochi (bolinhos feitos com massa de arroz). Temidos pelas crianças, os Namahage perguntam aos pais se elas tiveram um bom comportamento e se foram obedientes, ameaçando puni-los e encorajando-os a obedecer os pais e se esforçar nos estudos. Como agradecimento à hospitalidade, eles abençoam a família desejando boa saúde para o ano que chega.

E não é pra menos que as crianças se assustam com essas figuras folclóricas, afinal, a aparência dos Namahages são realmente assustadoras e nem um pouco agradáveis para as crianças. As máscaras são grandes e geralmente da cor vermelha ou azul, possuem longos cabelos e quase sempre usam uma roupa feita de palha.

Durante o festival, que ocorre no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, os Namahages são vistos sempre nas ruas em duplas ou trios, carregando um balde de madeira chamado Teoke e também uma faca de cozinha feita de madeira chamada Deba. Embora temidos pelas crianças, eles são recebidos muito bem pelas famílias, que os tem como aliados para punir as crianças que não cooperam nos afazeres domésticos. 

Eles perguntam aos pais se os filhos tem tido um comportamento exemplar e ameaça puni-los caso a resposta seja negativa, gritando e intimidando com frases ameaçadoras do tipo “”nakugo wa inēgā?” (Tem criança chorona aí?) ou ainda: “waruigo wa inēka” (Tem criança desobedecendo seus pais?).

Para agradecer pela hospitalidade, os Namahages abençoam a família com muita sorte e boa saúde e assim partem para visitar as outras casas vizinhas. Também é costume, os Namahages se reunirem no Santuário Shinzan para tocar taiko (tambor japonês), dançar e marchar ao redor de uma fogueira e das crianças da aldeia.

Apesar da aparência assustadora, o Namahage não é considerado do “mal”. Na verdade ele é deferido como um “Kami” (deus) conhecido como Toshigami, que se acredita visitar as pessoas durante a Véspera do Ano Novo e que ajudam a espantar doenças e maus espíritos. 

O nome Namahage é uma combinação da palavra “Namomi” (bolha de queimadura, no dialeto local) e Hagu (descascar)”. Parece não fazer muito sentido, mas na verdade faz referência “às pessoas que ficam tempo demais aquecendo os pés na lareira” (na região norte do Japão faz muito frio), enquanto deveriam estar trabalhando.

Trocando em miúdos, significa pessoas preguiçosas que ficam de braços cruzados ao invés de cooperar nos afazeres. Por ser um costume antigo, que remonta mais de 2 mil anos atrás, o Namahage se veste com roupas típicas de um camponês tradicional e provavelmente se refere às pessoas que não trabalhavam na lavoura.
Existem muitas lendas sobre a origem do Namahage. A mais famosa delas é sobre o Imperador chinês Wu de Han (87 aC) que trouxe ao Japão cinco ogros demoníacos para a Península de Oga e foram levados para o alto de dois picos: Honzan e Shinzan. Estes ogros roubavam mulheres e alimentos das aldeias em Oga.

Os moradores decidiram enganar esses ogros, prometendo dar a eles todas as mulheres e jovens desde que os demônios construíssem uma escada de pedra com mil degraus em uma única noite. Porém tinha uma condição: Caso não cumprissem a meta, os onis teriam que deixar Oga e nunca mais voltar.

Os ogros aceitaram, mas quando tinham alcançado 999 degraus, um morador teve a ideia de imitar um galo cantando para enganar os ogros de que o dia já estava amanhecendo. Eles ficaram tão consternados, que acabaram fugindo e nunca mais foram vistos novamente nas aldeias da região de Oga.

Com o passar dos anos, a história do Namahage passou a ser contada às crianças como o “Ogro que desce das montanhas nevadas para buscar as crianças e jovens preguiçosos, no maior estilo “Bicho Papão” ou “Homem do Saco”.

E assim o Festival Namahage passou a ser destinado especialmente para os jovens e crianças como um incentivo para que não fiquem preguiçosas e nem malcriadas, aprendendo sobre os valores mais importantes na sociedade japonesa, como o trabalho, respeito à família, cooperação com o próximo, entre outras coisas.

Antigamente, o Festival Namahage ocorria de acordo com o calendário lunar chinês, ou seja, na primeira lua cheia do ano. Atualmente ele é popular no “Omisoka” (Véspera de Ano Novo), mas existe eventos similares na região no mês de fevereiro como o Sedo Namahage Matsuri, Yamahage e Nagomehagi.

Em outras áreas do Japão há também festivais parecidos como o Festival Suneka, região de Tohoku. Embora o “oni” também esteja presente no Setsubun, trata-se de eventos diferentes, já que o Setsubun Matsuri é popular em todo o Japão e o Namahage Matsuri está presente na província de Akita e algumas outras regiões.

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