domingo, 29 de janeiro de 2017

Enka! Tendo Yoshimi - Anta no Hanamichi ~67º Kouhaku Utagasen


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer mais uma representante da música enka que se apresentou no 67º Kouhaku Utagasen da TV NHK. Hoje vamos trazer a cantora Tendo Yoshimi!

Nascida em setembro de 1954 na provincia de Wakayama, a cantora Tendo Yoshimi comemora 47 anos de carreira em 2017. Com 77 singles lançados e 21 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen, a cantora é considerada um dos maiores expoentes da música enka da atualidade,s endo comparada à saudosa cantora Misora Hibari. 

O single "Anta no Hanamichi" foi lançado originalmente em 2002, e foi escolhido para ser apresentado pela segunda vez nesta edição do Kouhaku Utagasen. 



sábado, 28 de janeiro de 2017

Especial Ano Novo Chinês 2017!


O horóscopo chinês, um dos mais antigos do mundo, rege-se da seguinte forma: cada ano tem um animal associado: Rato, Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Reza a lenda que Buda convocou todos os animais pra um banquete, mas apenas 12 compareceram. Como forma de mostrar sua gratidão, atribuiu um ano a cada animal.

Os 12 animais da astrologia chinesa dizem muito sobre uma pessoa; seu caráter e traços de personalidade, com base no ano de nascimento. Segundo este sistema, cada signo animal tem suas próprias forças e fraquezas, direções da bússola e associações de cores e estações.

O ano novo Chinês começará em 28 de janeiro de 2017 e terminará em 15 de fevereiro de 2018, e o seu animal regente será o Galo de Fogo. A contagem é diferente, porque não é através do ciclo solar que os chineses fazem a passagem de ano, e sim a partir de um novo ciclo lunar.

Segundo a lenda de Buda, que dá início ao Horóscopo Chinês, o galo está destinado a ser o guardião de 2017. Por conta disso, é esperado que esse novo ano seja repleto de coragem, honestidade e ambição, que são as características mais fortes desse animal.

2017 pertence ao elemento fogo, como no ano anterior, ambição, charme e reconhecimento ainda são características que irão nos influenciar muito. É por causa disso que novas ideias e oportunidades cruzarão o seu caminho frequentemente durante esses 12 meses. Porém, só cabe a você aproveitá-las ou não.

Esse novo ano que se aproxima será cheio de ações inovadoras em sua vida. A presença do Galo de Fogo irá trazer uma energia destemida que te ajudará a não ter medo de mudança. Cheio de oportunidades e novas ideias, o ano de 2017 promete ser repleto de escolhas decisivas.

O Galo tem a característica de ser impulsivo, então tenha cuidado para não tomar decisões precipitadas. Pense muito antes de fazê-las e, se possível, conte aos seus amigos e familiares sobre os seus planos. Eles irão te ajudar a optar pelo caminho correto.

Será um período que apresentará também muita criatividade, imaginação e a vida social bem abalada. Se prepare para diversos convites de festas, encontros e shows. Não se espante se coisas que você nunca fez antes, de repente, parecerem interessantes em 2017, pois essa fase promete ser ideal para mudar.

Impulsividade, coragem, confiança e sinceridade são palavras chaves representadas pelo Galo de Fogo. Apesar de apresentar muitas mudanças, não faltará organização. Por conta disso, este será um período sem preocupações excessivas.

De acordo com o Horóscopo Chinês, a energia positiva do Galo de Fogo irá te dominar. Compartilhe essa energia com as pessoas que você ama e até com quem não conhece. Assim, o ano será repleto de carinho e compaixão, deixando 2017 muito mais agradável.

Esse ano promete ser recheado de coisas novas, então tenha a mente aberta. Se você permitir que as mudanças aconteçam, sem medo, o sucesso com certeza irá te alcançar. Compreenda pensamentos divergentes que será desse jeito que você terá crescimento pessoal.

O ano do Galo de Fogo vai trazer muita criatividade e energias positivas para sua vida. É por isso que as pessoas, durante 2017, estarão mais dispostas a relacionamentos, tornando-se ótimas companhias. Como a sensibilidade será um pouco mais forte nesse novo ano, algumas pessoas irão se ofender com mais facilidade do que você está acostumada.

No amor, demonstrar mais compaixão, carinho e interesse pode ser um sucesso. Para manter o amado no ano do Galo de Fogo, é necessário que o deixe entrar em sua vida por completo, se entregando para um aventura. Só assim a pessoa conhecerá seus pontos fracos e se sentirá à vontade para viver uma vida contigo.

Já no trabalho, a liberdade irá tomar conta do lugar e você terá um pouco mais de autonomia sobre a sua função. Porém, com isso vem mais responsabilidade, e você precisará aprender a lidar com os riscos das decisões que tomar. Basta você acreditar em si mesma que o sucesso profissional será garantido. Não se estresse com facilidade, abra sua mente e aceite novas opiniões. Só assim você irá conhecer a real liberdade, quando se sentir verdadeiramente confiante.

Mais curiosidades: http://enkamania.blogspot.com.br/2013/02/curiosidades-horoscopo-chines-e-ano.html 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Lançamento! Fuji Ayako - Tasogare Kirei / Karatachi no Komichi



Confiram o mais recente lançamento da cantora Fuji Ayako, a canção "Tasogre Kirei", lançado em janeiro de 2017. 

Nascida em maio de 1961 na provincia de Akita, a cantora Fuji Ayako completa 30 anos de carreira em 2017. Com 42 singles lançados e 22 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK,  cantora e compositora Fuji Ayako é considerada uma das mais belas vozes da música enka. Considerada representante do "5bijin Enka Hime" (5 Belas Princesas da Música Enka), ela encanta com sua simpatia e beleza. 

O single "Tasogare Kirei" traz como segundo titulo uma belissima homenagem à saudosa cantora Shimakura Chiyoko, com a sua ultima canção gravada, "Karatachi no Komichi", lançado originalmente em 2013, ano de seu falecimento. Ambas as canções são composição do grande cantor e compositor Minami Kousetsu. O single foi lançado com 02 encartes diferentes, cada um divulgando uma das canções. 










quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Enka! Ichikawa Yukino - Kokoro Kasanete ~67º Kouhaku Utagasen

Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer mais uma representante da música enka que se apresentou no 67º Kouhaku Utagasen da TV NHK. Hoje vamos falar da cantora Ichikawa Yukino. 

Nascida em janeiro de 1976 na provincia de Oita, a cantora completa 24 anos de carreira em 2017. Com 26 singles lançados, esta é a primeira vez que a cantora se apresenta no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK. Com presença constante nos programas musicais atualmente, a cantora tem sido considerada uma das maiores representantes da música enka da nova geração. 

Em sua primeira participação no Kouhaku Utagasen, a cantora fez uma linda homenagem ao seu irmão falecido recentemente. Com a presença de sua mãe no auditorio da NHK, a cantora fez uma belissima e emocionada apresentação. 

O single "Kokoro Kasanete" foi lançado originalmente em abril de 2016 e foi relançado em setembro do mesmo ano devido ao seu grande sucesso na versão entitualada "Aki no Kansha Ban".







terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Lançamento! Jonouchi Sanae - Mame Sakura


Confiram o mais recente lançamento da cantora Jonouchi Sanae, a canção "Mame Sakura", lançado em dezembro de 2016. Este single comemora os 32 anos de carreira da cantora.



sábado, 21 de janeiro de 2017

Enka! Itsuki Hiroshi - Kuzuryu Gawa ~67º Kouhaku Utagasen

Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos falar de mais um representante da música enka que se apresentou no 67º Kouhaku Utagasen da TV NHK. Hoje vamos trazer a apresentação do cantor Itsuki Hiroshi, com a canção "Kuzuryu Gawa". 

Natural da provincia de Fukui, o cantor completa 69 anos de idade e 53 anos de carreira em 2017. O cantor Itsuki Hiroshi é considerado a maior referência da música enka da atualidade. Além de cantor, ele também é compositor, músico, produtor, ator e apresentador. 

Em 2015 o cantor esteve no Brasil e encantou os fãs com sua simpatia e pela perfeição em suas duas apresentações que encheram o auditorio do Anhembi na cidade de São Paulo. 

O single "Kuzuryu Gawa" foi lançado originalmente em abril de 2016, e posteriormente foi relançado em versão "Maxi Single" contendo 03 canções com o tema "Kawa" (rio), em agosto de 2016. As 03 canções são de composição de melodia do próprio cantor.

No 67º Kouhaku Utagasen, o cantor Itsuki Hiroshi apresentou esta bela canção acompanhado das integrantes do grupo pop AKB48. 





Lançamento! Tagawa Toshimi - Aishu Sakaba/ Hi no Mai

Confiram o mais recente lançamento da cantora Tagawa Toshimi, a canção "Aishu Sakaba", lançado em setembro de 2016. Este single comemora os 25 anos de carreira da cantora. Nascida em novembro de 1975 na provincia de Wakayama, a cantora Tagawa Toshimi já foi premiada 07 vezes pelo Prêmio Record Taisho, maior premiação da industria fonografica do Japão e já participou 04 vezes no show de final de ano da TV NHK, Kouhaku Utagasen.

O single "Aishu Sakaba" tem como segundo titulo a canção "Hi no Mai", que tem feito muito sucesso atualmente. Confiram os videos das duas canções deste belissimo single.  



Prayer For Japan! Deslizamento de neve em grande escala deixa 97 pessoas ilhadas em Toyama


Na cidade de Nanto (Toyama), onde havia uma estância de esqui – Toga Sky-jo – ocorreu um deslizamento em grande escala, por volta das 15h00 desta sexta-feira (20). Os sedimentos misturados à neve, se moveram atingindo as casas até chegar à rodovia provincial.

A primeira pessoa a comunicar que estaria ocorrendo o deslizamento foi um residente da então estância de esqui, em 16 deste mês, por volta das 17h00. Foi ela que comunicou as autoridades dizendo “estou ouvindo barulho que parece ser de escorregamento ou deslizamento”.

O funcionário público que foi até o local conferir constatou a ocorrência do deslizamento. Porém, esse fenômeno parou na altura do vilarejo, nesse dia. Apesar disso, ele achou melhor recomendar evacuação aos 7 residentes de 6 moradias.

A medida foi providencial. Nesta sexta-feira, desde 00h20, novamente, os moradores ouviram o barulho típico do deslizamento. Assim, a massa deslizou 800 metros, passando entre as casas até chegar à rodovia provincial.
Deslizamento deixa 97 pessoas ilhadas

Os moradores do vilarejo estão bem, sem nenhuma ocorrência de lesão. Também, não foi constatado nenhum desabamento de casa. De acordo com o relato telefônico de um residente, “a massa é uma mistura de terra com neve. Ouvimos barulho de árvores quebrando, de vez em quando”.

Com a rodovia interrompida, onde o trabalho de remoção já começou, a população ficou ilhada. São pessoas das 25 famílias mais 21 membros de um grupo de teatro que pousa no local, num total de 97 pessoas que não podem se locomover.

Por volta das 15h30, o governador da província de Toyama visitou o local. “A cada minuto, a massa se move 6 metros”, disse. Ele declarou que, ouvirá as necessidades dos moradores para tomar providências.

Fonte:http://www.portalmie.com/atualidade/desastres-naturais/informacoes-desastres/2017/01/deslizamento-de-neve-em-grande-escala-deixa-97-pessoas-ilhadas/

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Homenagem 22 anos do Terremoto de Kobe - Kokoro no Ito


O Grande Terremoto de Kobe de 1995 ou Grande Sismo de Hanshin-Awaji (阪神・淡路大震災, Hanshin-Awaji Daishinsai) como ficou conhecido localmente, foi um sismo ocorrido terça-feira, 17 de janeiro de 1995 às 05:46 JST (ou 16 de janeiro às 20:46 UTC) no sul da Prefeitura de Hyōgo, no Japão. Atingiu a magnitude 7,2 na escala de magnitude de momento (USGS), Mj7,3 (revista, inicialmente 7,2) na escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão. O tremor durou cerca de 20 segundos. O hipocentro localizou-se 16 km abaixo do seu epicentro, na extremidade norte da ilha Awaji, a 20 km da cidade de Kobe.

Aproximadamente 6 434 pessoas perderam a vida (estimativas finais de 22 de dezembro de 2005); cerca de 4 600 eram habitantes de Kobe. Dentre as maiores cidades do Japão, Kobe, com os seus 1,5 milhões de habitantes, era a que se encontrava mais próxima do epicentro e aquela que foi atingida pelos tremores mais violentos. Foi o sismo com mais impacto no Japão durante o século XX a seguir ao Grande sismo de Kantō de 1923, o qual provocou a morte de 140 000 pessoas. Os danos causados foram estimados em cerca de dez trilhões de ienes, ou 2,5% do PIB do Japão nessa altura. Com base numa taxa de câmbio média dos 500 dias de 97,545 ienes/dólar, os prejuízos do sismo terão sido equivalentes a 102,5 mil milhões de dólares. Meio milhão de casas e imóveis foram destruídos, os trilhos das estradas de ferro foram arrancados, as estações de metrô despencaram e as estradas foram danificadas.

Quando ocorreu o grande terremoto de Kobe 7,2 graus (escala Richter), milhares de brasileiros viviam no arquipélago japonês, com certeza todos se assustaram com os horrores causados pelo desastre natural que durou pouco mais de 20 segundos.

Na região atingida um total de 6.434 pessoas das quais 8 brasileiros perderam suas vidas… Mais de 40 mil pessoas ficaram feridas e quase meio milhão de casas foram destruídas e sofreram danos…

A maioria das vítimas eram pessoas idosas e pessoas que viviam em construções antigas. Como a água e infraestrutura de transporte entraram em colapso, uma grande quantidade de serviços não estavam disponíveis quando foi mais necessária.

Evacuados enfrentaram dificuldades de acesso a serviços médicos, alimentação e habitação por um período considerável de tempo após o terremoto.

Desde então, a comunidade brasileira começou a se preocupar e se dedicar mais à orientação daqueles que vivem no Japão. As províncias e prefeituras elaboraram Manuais de Prevenção em português e atualmente em quase todo o território japonês onde se concentram brasileiros, é possível encontrar informações, manuais, panfletos explicativos editados em português.

O terremoto de Kobe não foi tão registrado em fotos, filmes, videos como o recente Terremoto de Tohoku, em 11 de março de 2011. Porém as imagens da cidade em fogo, dos desabrigados em pleno inverno, da solidariedade de pessoas, instituições, empresas que fizeram um trabalho voluntário precioso, enfim, tudo isso e mais, são lembranças que não mais se apagarão de nossas memórias, principalmente quem estava no Japão na ocasião.

A empresa Suri-Emu desde o terremoto de Kobe, vem se empenhando em dar treinamentos, orientações de prevenção contra desastres naturais aos novos funcionários, principalmente, aqueles que desembarcavam pela primeira vez no arquipélago japonês. Utilizando-se de fotos de revistas japonesas, vídeos, ilustramos as diversas situações que podem ocorrer durante e depois do terremoto, bem como reforçamos sempre a importância de estarmos sempre prevenidos e informados.

No mesmo ano em que aconteceu este grande desastre natural, muitos artistas se uniram em prol das vitimas do Terremoto de Kobe. Um dos singles mais famosos foi feito do encontro historico das belas vozes das 05 princesas da musica enka (5BIJIN ENKA HIME) Fuji Ayako, Godai Natsuko, Sakamoto Fuyumi, Kozai Kaori e Nagayama Yoko. O single "Kokoro no Ito" lançado em 1995 fez grande sucesso e é lembrado até hoje como uma bela mensagem de esperança. 



Kobe lembra 22 anos de terremoto que deixou mais de 6.400 mortos


Homenagens às vítimas de um forte terremoto que devastou a cidade de Kobe (Hyogo) e áreas vizinhas há 22 anos estão sendo feitas no Japão nesta terça-feira (17).

O Grande Terremoto de Hanshin-Awaji (ou Terremoto de Kobe) ocorreu em 17 de janeiro de 1995, causando a morte de 6.434 pessoas.

As famílias das vítimas fatais e sobreviventes se reuniram em um parque na cidade de Kobe onde 7.000 lanternas de bambu foram acesas. Orações em silêncio foram feitas às 5h46, o horário exato do terremoto.

As lanternas foram alinhadas para formar os números “1-17”, representando a data do terremoto e o kanji “hikari” que significa luz.

Uma cerimônia fúnebre teve início no final da manhã de hoje em frente a um monumento memorial no parque.

Além das 6.434 vítimas fatais, o terremoto deixou cerca de 40.000 feridos e danificou 640.000 construções. Cerca de 310.000 pessoas foram forçadas a buscar abrigos de emergência.

Os desafios continuam, como oferecer suporte aos sobreviventes idosos e passar as lições sobre a tragédia para a próxima geração.

Este grande terremoto abalou o Japão na época, e até hoje é lembrado e estudado para ajudar em medidas preventivas.

Fonte: http://www.portalmie.com/atualidade/noticias-do-japao/sociedade-2/2017/01/kobe-lembra-22-anos-de-terremoto-que-deixou-mais-de-6-400-mortos/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Enka! Sakamoto Fuyumi - Yozakura Oshichi ~67º Kouhaku Utagasen


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer mais uma representante da música enka que se apresentou no 67º Kouhaku Utagasen da TV NHK. Hoje vamos trazer a cantora Sakamoto Fuyumi!

Nascida em março de 1967 na provincia de Wakayama, a cantora Sakamoto Fuyumi comemora 30 anos de carreira em 2017. Com 45 singles lançados e 28 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen, a cantora Sakamoto Fuyumi é uma das grandes representantes da música enka. 

Conhecida por fazer parte do "5bijin Enka Hime" (05 belas princesas da musica enka), ela esbanja carisma e simpatia. 

A canção escolhida para ser interpretada pela cantora no 67º Kouhaku Utagasen foi o grande sucesso "Yozakura Oshichi", lançado originalmente em 1994. Apresentado pela sexta vez no Kouhaku Utagasen, esta canção fala da flor simbolo do Japão, a Cerejeira. Em 1994, ano de lançamento desta canção, a cantora Sakamoto Fuyumi ganhou o prêmio Nihon Record Taisho, o maior prêmio da industria fonografica do Japão. Este grande sucesso já foi regravado por inúmeros cantores. 

Confiram o video de 03 das 06 participações da cantora no Kouhaku Utagasen com a canção "Yozakura Oshichi". 

2016


1994


2007

Evento! XII Kawasuji Fest (Festival de Tambores Japones) (SP)


domingo, 15 de janeiro de 2017

Lançamento! Natsukawa Rimi - Ashita no Komori Uta


Confiram o mais recente lançamento da cantora Natsukawa Rimi, a canção "Ashita no Komori Uta", lançado em novembro de 2016. Este single foi produzido pelo cantor, compositor e produtor Kazufumi Miyazawa, ex vocalista do The Boom. Este single comemora os 18 anos de carreira da cantora e é o seu 17º single lançado. Após 05 anos sem lançar, a cantora Natsukawa Rimi volta á mídia, aparecendo em diversos programas televisivos recentemente.  

Enka! Yamauchi Keisuke - Ruten no Hatoba ~67º Kouhaku Utagasen


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos falar de mais uma das apresentações que representou a música enka no 67º Kouhaku Utagasen da TV NHK. Hoje vamos trazer o cantor Yamauchi Keisuke!

Nascido em maio de 1983 na provincia de Fukuoka, o cantor Yamauchi Keisuke é um dos maiores representantes da música enka da atualidade junto de outros cantores como Miyama Hiroshi, Hikawa Kiyoshi e Mizumori Kaori. Em 2017 ele completa 16 anos de carreira com 17 singles lançados. 

Em 2016 ele participou pela segunda vez no show de final de ano Kouhaku Utagasen. Com a canção "Ruten no Hatoba", o cantor fez uma belissima apresentação e contou com coreografia das integrantes do grupo Keyakizaka 46 que se apresentou pelo akagumi pela primeira vez no Kouhaku. Durante sua apresentação, o cantor faz uma troca rapida de figurino durante a canção surpreendendo os expectadores.

O single "Ruten Hatoba" foi lançado originalmente em março de 2016 em duas versões, a versão "Tabi Ban" e a versão "Minato Ban", em que a segunda canção do single era distinta. Devido ao enorme sucesso deste single, em setembro ele foi relançado em 03 versões, "Hoshi Ban", "Sake Ban" e "Uta Ban", onde a segunda canção dos singles eram distintas.    

Confiram o video da apresentação no 67º Kouhaku Utatagsen. 





Prayer For Japan! Nevasca Histórica e Ventos Fortes Atingem o Japão


O volume de neve chega a 2,51 metros em Yamagata, e nas regiões do Mar do Japão também continua o alerta para nevasca. Brasileiros relatam sobre a neve nas suas cidades.

Quase todo o arquipélago japonês recebeu neve e, em alguns locais específicos, nevasca, como em Yamagata, chegando a 2,49 metros de volume. Se até ontem eram 5 vítimas, com 1 morte, na manhã deste sábado(14), em consequência da neve, mais uma vítima fatal. No vilarejo de Sakae (Nagano), quase na divisa com a província de Niigata, um monge, 63 foi encontrado morto. Segundo a polícia, ele estaria fazendo o trabalho de remoção da neve quando foi atingido na cabeça por uma árvore que teria caído com o peso da neve.

Em Niigata, o corpo de bombeiros registrou acidentes e incidentes por conta da neve. Um atropelamento ocorrido por volta das 11h00 deste sábado, tirou a vida de uma mulher na faixa dos 80 anos. Também, pessoas que removiam a neve ficaram feridas, sendo uma grave e 5 com lesões leves.

Os meios de transporte como aviões, shinkansen e trens tiveram paralisação e atrasos em quase todas as províncias que foram atingidas pela neve. E há motivos, pois em Yamagata o volume da nevasca passou de 2 metros e meio de altura, chegando a 2,51 ao meio-dia deste sábado. Em Niigata foi registrado 1,59 m, enquando em Ono-cho (Fukui), chegou a quase 1 m (95 cm). A costa do Mar do Japão, desde Tottori até o norte, é a região mais atingida pela neve, a qual só se acumula.

Por outro lado, a neve confere uma paisagem especial, como no vilarejo de Shirakawa, que ganha uma maquiagem imperdível somente nesta época do ano. Até amanhã, domingo, as regiões mais altas deverão grande quantidade de neve, mesmo nas províncias que tradicionalmente não costuma ficar com a paisagem branca no inverno.

Kakamigahara (Gifu) amanheceu com a paisagem branca nesta manhã de sábado(14). Segundo Eli Ivanski, residente na cidade, disse que com a alternância de sol e nuvens, no período da tarde a neve já estava derretendo. “Como hoje é sábado e a maioria das empresas está de folga, não soube de caso de falta de pessoas”, disse ela que trabalha em empreiteira.

Em Kuwana (Mie), o comerciante João, do Boi Bom, disse que apesar da neve o movimento da loja está normal. Ou seja, ninguém se intimidou com os flocos e a baixa temperatura para sair às compras.

Na capital de Aichi, Nagoia, por volta das 2h30 o asfalto começou a ficar branco, acumulando 2 cm de neve. Porém, de manhã ela já derreteu e ocasionalmente a cidade tem recebido flocos de neve. A província de Aichi estava sob alerta de neve mas essa foi cancelada por volta das 14h00. O trânsito fluiu normalmente e a neve não impediu ninguém de ir trabalhar.

Para quem mora em Takaoka (Toyama), como Rosana Alecrim, há 23 anos, o inverno tem rotina rigorosa. “Mesmo morando em apartamento, temos o trabalho comunitário de pegar a pá e remover a neve do estacionamento. Isso cansa”, explica. No entanto, ela confessa que a cada ano a neve diminui um pouco, comparada ao volume de 23 anos atrás quando chegou no Japão. Neste sábado, mesmo com o acúmulo de cerca de 10 cm e temperatura de 1 grau não impede das pessoas saírem para o trabalho.

As províncias da região Hokuriku (Fukui, Ishikawa e Toyama) continuam com alerta de neve, inclusive para domingo. De acordo com a JMA (Agência Meteorológica do Japão), devido ao impacto da forte pressão atmosférica de inverno, continuará a nevar principalmente entre Tohoku e o oeste do Japão nas regiões próximas ao Mar do Japão. Também há a probabilidade de nevar em alguns lugares de Tokai e em outras regiões perto do Pacífico.

O acúmulo de neve ao meio-dia foi de 2.51 metros em Hijiori Minamiyama (Yamagata), 1.59 metro em Tsunan (Niigata), 95 centímetro em Kuzuryu na cidade de Ono (Fukui), 73 centímetros em Muraokaku Yado (Hyogo), 33 centímetros na cidade de Niigata, 12 centímetros em Tottori, e também está começando a nevar no lado do Pacífico como em Nagoia.

Nos lugares com maior acúmulo de neve como em Nagano e Niigata, nestas 24 horas, nevou aproximadamente 50 a 60 centímetros. Ademais, os ventos começaram a ficar mais fortes no lado do Mar do Japão e, antes do meio-dia, chegaram a 94 km/h no Aeroporto de Tottori.

No céu de Hokuriku e do norte do Japão, uma frente fria de -42ºC está afetando o clima, levando muito frio para boa parte do Japão. No domingo (15), a previsão é de que o frio fique mais intenso, portanto prepare seus agasalhos.

Além de a neve estar caindo principalmente nas áreas montanhosas no lado do Mar do Japão, em algumas planícies localizadas nas regiões do leste e oeste do Japão próximas ao Pacífico, poderá haver o acúmulo de neve e possibilidade de neve pesada em alguns locais.

Em relação à quantidade de neve nas próximas 24 horas, nos lugares com maior acúmulo, será de 1 metro em Niigata, 70 centímetros em Kanto Koshin e Tokai, 60 centímetros em Kinki e Chugoku, 50 centímetros em Tohoku, 40 centímetros em Hokkaido e 20 centímetros em Shikoku, segundo a previsão.

E até segunda-feira (16), por todo o território japonês, os ventos ficarão mais fortes e, além de tempestades de neve em lugares próximos ao Mar do Japão, o mar ficará violento e as ondas podem atingir 6 metros de altura.E a previsão é que neve da mesma forma que no domingo.

A JMA alerta, principalmente as regiões próximas ao Mar do Japão, sobre o perigo de muita neve que pode prejudicar os meios de transporte, além de ondas altas e perigos de avalanches.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a pressão atmosférica de inverno que estacionou no norte do Japão está se intensificando nessa área. Devido a isso, os ventos ficaram mais fortes em Hokkaido, Tohoku e Hokuriku. Nesta manhã, a previsão de velocidade máxima dos ventos poderia chegar a 80km/h na cidade de Kaho (Akita), Muroran (Hokkaido) e Matsumae (Hokkaido).

A previsão da velocidade máxima dos ventos até quinta-feira (12) é de 72km/h em Hokkaido e nas regiões costeiras de Tohoku e 60km/h em Hokuriku sendo que, momentaneamente, os ventos podem soprar a uma velocidade superior a 108km/h.

E nas costas marítimas de Hokkaido, Tohoku e Hokuriku, as ondas podem chegar a 5 metros de altura.

Ademais, a neve se intensificará principalmente em Hokuriku e nas regiões do norte do país ligadas ao Mar do Japão e, como a previsão é de neve pesada em vários lugares, o acúmulo até a manhã de quinta-feira (12) será de 70 centímetros em Hokuriku, 50 centímetros nas regiões montanhosas de Kanto Koshin e nas regiões voltadas ao Mar do Japão em Hokkaido e Tohoku. A previsão é de que a neve se intensifique ainda mais na sexta-feira (13).

A JMA pede cuidado com neve pesada e avalanches, além dos impactos que as nevascas podem causar nos meios de transporte.

Na segunda-feira (9), a província de Yamanashi registrou uma neve histórica de 43 centímetros na cidade de Fuji Kagaguchiko, um acúmulo que nunca foi verificado em 83 anos. Mesmo hoje (11), a cidade está coberta de neve.

Embora a vista seja belíssima, os cidadãos de Yamanashi estão enfrentando sérios problemas com a neve. Os moradores da cidade vizinha, Fuji Yoshida, estão retirando a neve da frente de suas casas e os funcionários da prefeitura e outros têm que remover a neve acumulada nos estacionamentos para os motoristas poderem estacionar seus carros.

Entretanto, como há muita neve acumulada, alguns cidadãos tiverem que retirá-la e jogá-la em rios. O Miyakawa, localizado na mesma cidade, foi um dos rios no qual alguns moradores da cidade jogaram a neve acumulada em suas casas. Em decorrência disso, a correnteza ficou fraca, o que atrapalha o derretimento do gelo.

Não apenas em Yamanashi, mas Aomori e Akita amanheceram com nevascas e uma temperatura muito baixa. De acordo com a ANN News, este frio intenso vai durar até terça-feira (17).

Fonte: http://www.portalmie.com/

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Lançamento! Mizuki Natsumi - Atte Mitai Hito

Confiram o mais recente lançamento da cantora Mizuki Natsumi, a canção "Atte Mitai Hito", lançado em novembro de 2016. Este single comemora os 05 anos de carreira que a cantora completa em 2017.





domingo, 8 de janeiro de 2017

Enka! Hikawa Kiyoshi - Hakuun no Shiro ~67º Kouhaku Utagasen


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos falar da apresentação do "Principe do Enka" no 67º Kouhaku Tagasen, o cantor Hikawa Kiyoshi. Natural da provincia de Fukuoka, o cantor completa em 2017, 17 anos de carreira.  Como um dos maiores expoentes e representantes da música enka da atualidade, o cantor possui uma legião de fãs que abrangem diversas faixas etarias. Aos 39 anos de idade, ele esbanja jovialidade e simpatia. Desde o seu debut em 2000, o cantor participa anualmente do show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK. 

Em sua 17º participação no show de final de ano, o cantor Hikawa Kiyoshi trouxe uma linda homenagem à provincia de Kumamoto, que foi atingido por fortes terremotos em 2016. Pela primeira vez, o cantor fez sua participação através de um link externo ao auditorio da NHK. Diretamente de Kumamoto, o cantor fez uma belissima e emocionante apresentação, interpretando a canção "Hakuun no Shiro", sob as luzes do castelo de Kumamoto. 

A canção "Hakuun no Shiro", foi lançado originalmente em 2003. Quarto single de sua carreira, lhe rendeu o prêmio de melhor single pelo Record Taisho, maior evento da industria fonografica do Japão. No mesmo ano ele interpretou esta canção no 54º Kouhaku Utagasen. 

Confiram os videos de suas 02 participações no Kouhaku Utagasen interpretando a canção "Hakuun no Shiro". 





sábado, 7 de janeiro de 2017

Lançamento! Shimazu Aya - Saigo Takamori

Confiram o mais recente lançamento da cantora Shimazu Aya, a canção "Saigo Takamori", lançado em outubro de 2016. Natural da provincia de Kumamoto, a cantora Shimazu Aya completou 20 anos de carreira em 2016. Uma das maiores representantes da música enka da atualidade, a cantora impressiona pela sua voz forte e pelas suas belissimas interpretações em diversos estilos musicais. Na sequência do video de seu mais recente lançamento, confiram um video em que a cantora interpreta a o sucesso mundial da cantora Whitney Houston, "I Will Always Love You".



Cultura Japonesa! Namahage Matsuri



Diferentemente dos rituais de passagem de ano a que estamos acostumados, na cidade de Oga, em Akita, no dia 31 de dezembro acontece o Festival Namahage.

O festival ocorre há muitos anos e tem como peculiaridade a presença do oni, como são chamados os demônios no Japão.

No dia 31, um grupo de pessoas se veste com roupas de palha e máscaras de oni, segurando facas e baldes de madeira. Eles visitam as casas, onde são bem recebidos pelas famílias, que oferecem saquê e mochi (bolinhos feitos com massa de arroz). Temidos pelas crianças, os Namahage perguntam aos pais se elas tiveram um bom comportamento e se foram obedientes, ameaçando puni-los e encorajando-os a obedecer os pais e se esforçar nos estudos. Como agradecimento à hospitalidade, eles abençoam a família desejando boa saúde para o ano que chega.

E não é pra menos que as crianças se assustam com essas figuras folclóricas, afinal, a aparência dos Namahages são realmente assustadoras e nem um pouco agradáveis para as crianças. As máscaras são grandes e geralmente da cor vermelha ou azul, possuem longos cabelos e quase sempre usam uma roupa feita de palha.

Durante o festival, que ocorre no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, os Namahages são vistos sempre nas ruas em duplas ou trios, carregando um balde de madeira chamado Teoke e também uma faca de cozinha feita de madeira chamada Deba. Embora temidos pelas crianças, eles são recebidos muito bem pelas famílias, que os tem como aliados para punir as crianças que não cooperam nos afazeres domésticos. 

Eles perguntam aos pais se os filhos tem tido um comportamento exemplar e ameaça puni-los caso a resposta seja negativa, gritando e intimidando com frases ameaçadoras do tipo “”nakugo wa inēgā?” (Tem criança chorona aí?) ou ainda: “waruigo wa inēka” (Tem criança desobedecendo seus pais?).

Para agradecer pela hospitalidade, os Namahages abençoam a família com muita sorte e boa saúde e assim partem para visitar as outras casas vizinhas. Também é costume, os Namahages se reunirem no Santuário Shinzan para tocar taiko (tambor japonês), dançar e marchar ao redor de uma fogueira e das crianças da aldeia.

Apesar da aparência assustadora, o Namahage não é considerado do “mal”. Na verdade ele é deferido como um “Kami” (deus) conhecido como Toshigami, que se acredita visitar as pessoas durante a Véspera do Ano Novo e que ajudam a espantar doenças e maus espíritos. 

O nome Namahage é uma combinação da palavra “Namomi” (bolha de queimadura, no dialeto local) e Hagu (descascar)”. Parece não fazer muito sentido, mas na verdade faz referência “às pessoas que ficam tempo demais aquecendo os pés na lareira” (na região norte do Japão faz muito frio), enquanto deveriam estar trabalhando.

Trocando em miúdos, significa pessoas preguiçosas que ficam de braços cruzados ao invés de cooperar nos afazeres. Por ser um costume antigo, que remonta mais de 2 mil anos atrás, o Namahage se veste com roupas típicas de um camponês tradicional e provavelmente se refere às pessoas que não trabalhavam na lavoura.
Existem muitas lendas sobre a origem do Namahage. A mais famosa delas é sobre o Imperador chinês Wu de Han (87 aC) que trouxe ao Japão cinco ogros demoníacos para a Península de Oga e foram levados para o alto de dois picos: Honzan e Shinzan. Estes ogros roubavam mulheres e alimentos das aldeias em Oga.

Os moradores decidiram enganar esses ogros, prometendo dar a eles todas as mulheres e jovens desde que os demônios construíssem uma escada de pedra com mil degraus em uma única noite. Porém tinha uma condição: Caso não cumprissem a meta, os onis teriam que deixar Oga e nunca mais voltar.

Os ogros aceitaram, mas quando tinham alcançado 999 degraus, um morador teve a ideia de imitar um galo cantando para enganar os ogros de que o dia já estava amanhecendo. Eles ficaram tão consternados, que acabaram fugindo e nunca mais foram vistos novamente nas aldeias da região de Oga.

Com o passar dos anos, a história do Namahage passou a ser contada às crianças como o “Ogro que desce das montanhas nevadas para buscar as crianças e jovens preguiçosos, no maior estilo “Bicho Papão” ou “Homem do Saco”.

E assim o Festival Namahage passou a ser destinado especialmente para os jovens e crianças como um incentivo para que não fiquem preguiçosas e nem malcriadas, aprendendo sobre os valores mais importantes na sociedade japonesa, como o trabalho, respeito à família, cooperação com o próximo, entre outras coisas.

Antigamente, o Festival Namahage ocorria de acordo com o calendário lunar chinês, ou seja, na primeira lua cheia do ano. Atualmente ele é popular no “Omisoka” (Véspera de Ano Novo), mas existe eventos similares na região no mês de fevereiro como o Sedo Namahage Matsuri, Yamahage e Nagomehagi.

Em outras áreas do Japão há também festivais parecidos como o Festival Suneka, região de Tohoku. Embora o “oni” também esteja presente no Setsubun, trata-se de eventos diferentes, já que o Setsubun Matsuri é popular em todo o Japão e o Namahage Matsuri está presente na província de Akita e algumas outras regiões.

Evento! Curso de Cultura e Etiqueta Social Japonesa (SP)


VOCÊ TEM VONTADE DE CONHECER MAIS SOBRE A CULTURA JAPONESA? PENSA EM IR ASSISTIR AS OLIMPÍADAS NO JAPÃO E NÃO QUER FAZER FEIO? NO SEU TRABALHO TEM INTERAÇÃO COM EMPRESAS JAPONESAS? TEM A SENSAÇÃO DE QUE NASCEU NO CORPO ERRADO? GOSTA DE SUSHI, SASHIMI, LER MANGA, ASSISTIR ANIME E TUDO QUE VEM DO JAPÃO?

Em Fevereiro, a Associação Wakayama Kenjinkai do Brasil realizará o CURSO DE CULTURA E ETIQUETA JAPONESA ministrado pela especialista LUMI TOYODA.

Mais do que uma orientação do que fazer e o que não fazer, a idéia deste curso é permitir a compreensão dos costumes japoneses e suas raízes.

PROGRAMAÇÃO:
2 módulos de 04 horas cada, nos dias 04 e 11 de Fevereiro de 2017, das 14:30h às 18:30h;

LOCAL:
Wakayama Kenjinkai do Brasil (Rua Tenente Otávio Gomes, 88 - Próximo ao Metrô São Joaquim – 15 min. andando)

MAIS INFORMAÇÕES: escreva para wakayamakenbrface@gmail.com ou me envie uma mensagem.

LUMI TOYODA possui formação e especialização em Ciências Econômicas, realiza pesquisas sobre a cultura japonesa desde 1960, dá consultoria e ministra cursos, palestras e treinamentos para executivos e empresas desde 1989. Atua intensamente na comunidade nipo-brasileira, prestando relevantes serviços e contribuições em Associações tais como o Aichi Kenjinkai do Brasil e o Kenren.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Enka! Miyama Hiroshi - Shimantogawa ~67º Kouhaku Utagasen

Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer mais uma das canções interpretadas no 67º Kouhaku Utagasen da NHK! Hoje vamos falar da canção "Shimantogawa", interpretada pelo cantor Miyama Hiroshi. 

O cantor Miyama Hiroshi, nascido em setembro de 1980,  é natural da provincia de Kochi. Em 2017 ele completa 08 anos de carreira como um dos maiores representantes da nova geração da música enka. Interprete do estilo mais tradicional do enka, ele faz parte do Kitajima Family liderado pelo cantor, compositor e produtor Kitajima Saburo. 

A canção "Shimantogawa" foi lançado originalmente em fevereiro de 2016, e em agosto ele foi relançado devido ao seu grande sucesso. Em ambos os lançamentos, foram feitos 02 singles com a segunda canção distinta. Em Fevereiro foram lançados as versões "Haru ban" e "Fuyu ban", e em setembro foram lançados as versões "Kita ban" e "Natsu ban" do single. 

Em sua apresentação no 67º Kouhaku Utagasen, o cantor levou ao palco um grupo que "brincava" com um brinquedo muito popular no Japão, o "Kendama". O kendama é um brinquedo onde a meta é encaixar uma peça na outra que estão ligados por uma linha. No Japão existe inclusive a Associação Japonesa de Kendama que definiu as regras deste jogo e que promove torneios nacionais. 

Durante a apresentação o cantor Miyama Hiroshi também se mostra muito habilidoso com este brinquedo, pois ele acompanha a coreografia marcada pelo encaixe perfeito dos brinquedos cronometradamente. 





Como suicídio de funcionária exausta levou à renúncia do presidente de gigante japonesa


O presidente da principal agência de publicidade do Japão anunciou sua renúncia ao cargo após o suicídio de uma funcionária que se dizia física e mentalmente exausta por causa do excesso de trabalho.

Tadashi Ishii liderava a Dentsu, uma gigante nipônica de publicidade, e assumiu a responsabilidade pela morte da jovem. Ele afirmou que vai tornar a renúncia efetiva na próxima reunião da diretoria da empresa, em janeiro.

Matsuri Takahashi tinha 24 anos e trabalhava na companhia havia sete meses quando pulou da janela de um prédio onde morava - que era da própria Dentsu - na noite de Natal de 2015.O caso veio à tona nesta semana, depois da decisão do Ministério do Trabalho japonês de processar a empresa pela morte dela.

O governo chegou a fazer uma investigação e uma varredura na Dentsu para obter informações sobre as práticas de trabalho. Foi determinado que a empresa descumpriu as leis trabalhistas e, portanto, tem responsabilidade legal pela morte da jovem.

Na última quarta-feira, a empresa admitiu que cerca de 100 trabalhadores ainda faziam cerca de 80 horas extras por mês.

As mortes por excesso de trabalho são um problema tão grande no Japão que já existe até um termo para descrevê-las: "karoshi".

Antes de se matar, Takahashi deixou um bilhete para a mãe, no qual escreveu: "você é a melhor mãe do mundo, mas por que tudo tem que ser tão difícil?".Semanas antes da morte, ela escreveu uma mensagem nas redes sociais em que dizia: "quero morrer". Em outra, alertava: "estou física e mentalmente destroçada".

Contratada em abril do ano passado, a jovem chegava a fazer cerca de 105 horas extras por mês.Além disso, a família acusou a empresa de obrigá-la a registrar menos horas do que de fato trabalhava. Em muitos casos, o registro mostra que ela trabalhou 69,9 horas por mês, perto do máximo de 70 horas permitidas, mas a cifra era bem maior.

Takahashi havia acabado de se formar na prestigiosa Universidade de Tóquio e expunha as condições duras de trabalho na sua conta no Twitter, onde detalhava jornadas de até 20 horas diárias. A carga horária disparou em outubro de 2015, quando ela só chegava em casa por volta de 5h, depois de ter trabalhado dia e noite. Além disso, ela não teve nenhum dia de folga em sete meses.

Ao anunciar sua demissão, o presidente da Dentsu afirmou que jamais deveriam ser permitidas essas quantidades excessivas de trabalho.

"Lamento profundamente não ter prevenido a morte da nossa jovem funcionária por excesso de trabalho e ofereço minhas sinceras desculpas", disse Ishii.

A morte de Takahashi não foi a única por esse motivo no quadro de funcionários da Dentsu. As autoridades concluíram que o falecimento de um jovem de 30 anos, ocorrido em 2013, também teria ocorrido pelo mesmo motivo.

Antes disso, o Ministério do Trabalho havia determinado uma mudança nas práticas de trabalho da Dentsu desde o suicídio de outro empregado, Ichiro Oshima, em 1991, também por causa de carga de trabalho excessiva.

A morte de Ichiro foi a primeira a ser oficialmente atribuída ao trabalho em excesso. Ele havia tirado apenas um dia de folga em 17 meses e só conseguia dormir uma média de duas horas por noite. Mesmo assim, a empresa argumentou na Justiça em 1997 que o suicídio havia sido motivado por "problemas pessoais".

O caso de Takahashi reacendeu o debate sobre o karoshi e levou o governo a aprovar, nesta semana, um pacote de medidas destinadas a prevenir novas mortes.

A sociedade japonesa valoriza estilos de vida que incluem uma extrema dedicação à profissão. Dados oficiais apontam que mais de 2 mil pessoas se suicidam anualmente pelo estresse relacionado ao trabalho excessivo.

Mas a quantidade de mortes pode ser maior se considerados problemas de saúde, como falhas cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais, também causados pela prática.

Um relatório apresentado pelo governo em outubro revelou que, em 22,7% das empresas analisadas, alguns empregados fazem mais de 80 horas extras todos os meses.

fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38461828

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Lançamento! Hashiri Yusuke - Hoshikuzu no Koi


Confiram o mais recente lançamento do cantor Hashiri Yusuke, a canção "Hoshikuzu no Koi", lançado em novembro de 2016. Nascido em dezembro de 1973 na provincia de Hokkaido, o cantor Hashiri Yusuke completa 08 anos de carreira em 2017. Aluno do grande compositor Funemura Tooru, a segunda faixa do single foi composta pelo seu professor e gravado originalmente pelo cantor Toba Ichiro em 1985.  



segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Enka! Mizumori Kaori - Echigo Suibara ~67º Kouhaku Utagasen


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer uma das mais belas apresentações que ocorreu no 67º Kouhaku Utatagsen da TV NHK, a apresentação da cantora Mizumori Kaori. Nascida em agosto de 1973 em Tokyo, a cantora Mizumori Kaori completou 21 anos de carreira em 2016. O single "Echigo Suibara" foi lançado em março de 2016 e em setembro foi relançado devido ao seu sucesso. A cantora Mizumori Kaori é uma das maiores revelações da música enka da nova geração e tem se apresentado em diversos programas televisivos. Ela encanta pela sua simplicidade e carisma, e no show de final de ano Kouhaku Utagasen, ela tem trazido apresentações impressionantes com figurinos que lembram as apresentações da cantora Kobayashi Sachiko pela grandesa e produção. 

A canção "Echigo Suibara" faz menção à provincia de Niigata, ao norte do Japão. Em sua 14º apresentação no Kouhaku Utagasen, a cantora trouxe um mega vestido que, com efeitos de luz, coloriu o palco transformando-se em um grande anjo.