sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Prayer For Japan! Tufão nº12 em Okinawa e Terremoto em Kumamoto

Taifu Nº 12 (Namtheun) poderá atingir a ilha principal do Japão com ventos de até 160 km/h De acordo com a JMA (Agência de Meteorologia do Japão) uma tempestade tropical se transformou em tufão por volta das 9h da quinta-feira (1) ao sul de Okinawa.

Há previsão de que as províncias de Okinawa e Kagoshima sejam atingidas entre os próximos dois dias.

Neste momento o tufão Nº12 (Namtheun) está com as seguintes características:
Pressão ao centro: 1,000 hectopascais
Velocidade dos ventos no centro: 65km/h
Velocidade máxima dos ventos: 90km/h

Este tufão está avançado em direção nordeste a 25km/h, e há previsão de que adquira mais força à medida que for avançando com predominância em sentido norte. Segundo a JMA, no dia 3 de setembro as rajadas de vento poderão atingir 160 km/h.

E dentro de três dias, irá se aproximar da região Kyushu (Fukuoka, Saga, Oita, Miyazaki, Kagoshima, Kumamoto e Nagasaki).

Autoridades comunicam aos cidadãos para estarem atentos às informações referentes ao avanço deste tufão.

O tufão, que continua ganhando força, poderá atingir a ilha principal no domingo (4) com rajadas de ventos de até 198 km/h, conforme a previsão da Agência Meteorológica do Japão. O tufão já está atingindo algumas áreas próximas a Okinawa, com fortes ventos e ondas altas.Atualmente, o tufão se desloca a uma velocidade de 10 km/h, com pressão central de 975 hectopascais e rajadas de vento de até 180 km/h.

Após passar pelo arquipélago japonês, no início da próxima semana, o tufão poderá se dissipar com um sistema não tropical no Mar do Japão, segundo o site Accuweather.

A região sul do Japão, principalmente Kumamoto, que sofreu com terremotos em abril de 2016, e fortes chuvas em maio, voltou a ser castigada por terremotos em sequência desde a noite ddo dia 31.

Em agosto, foi anunciado que mais de 1,000 pessoas ainda vivem em abrigos devido aos terremotos ao sul do Japão que aconteceram em abril.

Em um período de 11 horas, 5 terremotos ocorreram com epicentro na mesma localização, Kumamoto- ken, Kumamoto-chiho, informou a JMA. Às 19h46 de 31/ago, um terremoto de magnitude M4.9 atingiu a região de Kumamoto,chegando a 5 fraco na escala sísmica japonesa, que mede a intensidade do terremoto. Foi um abalo relativamente forte. Na sequência, às 19h51, uma réplica de magnitude M2,9 aconteceu na mesma região, e às 21h36 um novo tremor de M3,6. Às 22h e 23h novos tremores de 2.0 e 2.2 foram registrados na mesma região.

Hoje, às 6h33 (1/set), um terremoto de magnitude M4,7 atingiu novamente a mesma região, chegando a Shindo 4 de intensidade, atingindo Kumamoto e regiões próximas no sul do Japão (Fukuoka, Saga, Oita e Nagasaki).

Estes terremotos e suas réplicas demonstram que a região de Kumamoto está sob risco, e que novos tremores podem acontecer. Especialistas têm alertado sobre a atividade sísmica ativa que o sul do Japão apresenta.

Em nenhum dos casos foi emitido alerta de tsunami.

Fonte: http://www.portalmie.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário