quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Prayer For Japan! Tufão Nº 13 Se Aproxima de Kyushu nos Proximos Dias


O novo tufão número 13 que se formou nesta terça-feira, 6, se aproxima de Kyushu e deve chegar perto da região Kanto na quinta-feira, 8. Localizado atualmente a 180 km ao norte de Naha (Okinawa), o tufão segue com rajadas de vento de 108 km/h. Como nasceu próximo ao Japão, ganha forças rapidamente enquanto segue o caminho. Mesmo nos locais afastados a probabilidade de chuvas fortes é alta.

Isso se deve ao choque do tufão com uma frente de chuva localizada ao norte dele. Um fato semelhante ocorreu entre os dias 11 e 12 de setembro de 2000, quando fortes chuvas atingiram as regiões desde o oeste de Aichi até norte de Mie.

Na época a quantidade de chuva em Nagoya (Aichi) chegou a 97 mm/h e em Tokai 114 mm/h. Em dois dias o total de chuvas em Nagoya chegou a 567 mm, equivalente a um terço do total da média de um ano inteiro.

O tufão Malou, 13º da temporada na região Ásia-Pacífico, avançava nesta quarta-feira (7, horário local) até a costa japonesa, onde vigora o estado de alerta pelos riscos de inundações e deslizamentos.

Malou chega ao Japão pouco depois de outros dois potentes ciclones tropicais atingirem nos últimos dias o arquipélago, deixando vinte mortos.

Às 6h locais da quarta-feira (19h de terça na Brasília), Malou se encontrava ao sul da ilha de Kyushu (sudoeste) e se deslocava até o nordeste paralelo à costa de Honshu, na qual está Tóquio, cidade que poderá atingir na quinta-feira.

Mas a partir desta quarta-feira os serviços meteorológicos antecipam para a zona de Tóquio fortes chuvas, deslizamentos de terra e possíveis tornados.

Os riscos são maiores, porque, devido ao efeito residual dos recentes tufões, os rios estão muito cheios e os lençóis freáticos, saturados.

A cada ano, entre 20 e 30 ciclones tropicais afetam a costa pacífica da Ásia, e em média a metade deles atinge o Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário