domingo, 18 de setembro de 2016

Curiosidades do Japão! Porque os japoneses não recebem Gorjetas?


Porque os japoneses não recebem Gorjetas? (Pagina Sukidesu!)

Em muitos países é hábito receber gorjetas por um serviço cobrado, inclusive no Brasil, porém, no Japão isto pode ser considerado até mesmo falta de respeito.

A gorjeta é uma taxa extra que você paga a alguém por seus serviços, como gorjetas para garçons e taxistas. O valor da taxa depende do estabelecimento comercial, da região, porcentagem, preço pedido pelo prestador e também pelo valor que você deseja oferecer. O mais comum é o de porcentagem e o preço oferecido.

Então preste atenção neste artigo para não passar vergonha lá no Japão!
Orgulho, respeito, educação e ética

Estes são os 4 motivos pelos quais eles não aceitam gorjetas. Estas coisas estão ligadas umas com as outras.

Os Japoneses são extremamente educados e respeitosos, por isso, devemos ser assim com eles e ao mesmo tempo seguir seus costumes e “manias”, mas de certa forma, isto é, mais do que um costume ou mania, é mais como algo que é o certo, mas que não é seguido pela maioria dos outros países.

Eles mantêm um grande orgulho em relação a isto, principalmente por uma simples questão. “O serviço que você solicitou foi cobrado devidamente, então por que pagar mais? ”

Eles veem isto como uma forma de insulto, então tome cuidado para não fazer isto!

Além disso, mesmo que você dê uma gorjeta, o prestador de serviços não irá aceitar o seu dinheiro, e irá lhe devolver devidamente a quantia extra, por educação e ética. Raramente você verá alguém aceitando gorjeta por lá, mas é melhor não arriscar e muito menos tentar dar gorjetas.
Como agradecer alguém sem gorjeta?

Existem diversas formas de se agradecer alguém sem uma “taxa extra”.

Dizendo obrigado, arigatou (ありがとう) - O melhor jeito de se agradecer nestas situações é dizendo um simples obrigado! No Japão, o obrigado tem um significado muito maior, onde você estará agradecendo e dizendo que gostou do serviço prestado, as vezes até mesmo um aceno com a cabeça já valerá.

Elogiando o serviço prestado - Para um Japonês, nada será melhor do que ser elogiado por seu trabalho. Isto também é questão de honra, como no caso do lámen, onde fazer barulho enquanto come significa que você gostou do prato. Então, além de dizer obrigado, lembre-se de elogiar o serviço prestado e também diga o quanto você ficou satisfeito!

Sinceridade - Este é um dos pontos mais importantes, os japoneses gostam de sinceridade, por isso, também seja sincero. Não diga algo que não seja verdade, pois se você dizer a verdade ele irá tentar melhorar e não se preocupe, o prestador não ficará ofendido, mas sim agradecido. Então, sinceridade sempre!

O Japão já aceitou gorjetas?

Antigamente nos famosos ryokan algumas pessoas colocavam notas de 1.000 ienes em um envelope e entregava a uma pessoa que merecia. Um costume antigo que ainda é aceito em pousadas de alta categoria. Mas lembre-se que mesmo que seja aceito, está longe de ser necessário ou esperado.

Alguns guias e grupos que fazem excursões, as vezes podem aceitar gorjetas, principalmente se o grupo não for do Japão. Eles não possuem essa influência da cultura japonesa. O mesmo pode acontecer caso você seja atendido por um japonês em outro país, as vezes ele não segue o mesmo costume do Japão.

Vale lembrar que o Japão está cada vez se ocidentalizando, então alguns não importam em aceitar gorjetas. Mesmo assim, tenha em mente que japoneses não gostam de aceitar gorjetas. Evite isso, mesmo que você sinta vontade de recompensa-lo. Assim vai evitar que os 2 passem constrangimento.

Fonte: http://skdesu.com/porque-os-japoneses-nao-recebem-gorjetas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário