terça-feira, 27 de setembro de 2016

Especial Keiro no Hi e Grupo Kohamajima Baachan Gasshodan!


Keiro no hi – Dia do Respeito aos Idosos no Japão

Todos os anos, o Keiro no Hi ( 敬老の日 ) é comemorado na terceira segunda feira do mês de Setembro. Esse ano, a data foi comemorada no dia 19. O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês.

A data surgiu em 1947, quando uma aldeia em Hyogo resolveu oficializar a data, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses que sempre contribuíram para o País com sua sabedoria e seu trabalho. A data escolhida é bem propícia, pois nesta época do ano o calor intenso já passou e o clima fica mais ameno.

Nos meados da segunda quinzena de Setembro, as colheitas nas plantações já terminaram e as condições climáticas normalmente são boas, apesar que neste ano, o Japão foi acometido por enchentes e por tufões como o Tufão Roke, comuns durante o verão no Japão e que acabam fazendo um pouco de estrago por lá.

Keiro no Hi é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do Dia das Mães, que foi “importada” dos países ocidentais. Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes familiares mais velhos.

É o dia para se dar aquele bom e velho abraço e se por acaso alguém na família estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo da cor vermelha, considerada uma cor de proteção contra males físicos e espirituais.

Essa idade é considerada muito importante, pois significa que ela completou o Ciclo Zodiacal e retornou ao seu signo de nascimento.

Comemoração para cada idade

No Japão, o costume não é se comemorar o aniversário todos os anos, como no Brasil. Existem idades específicas, assim como o Seijin no hi, que se comemora o Dia da Maioridade, ou seja a chegada dos 20 anos de idade, o Shichigosan para comemorar as idades de 3, 5 e 7 anos e ainda o Okuizome, uma cerimônia especial para celebrar os 100 primeiros dias de vida de um bebê.

No caso da longevidade, também certas idades são comemoradas pelos japoneses, tais como:

60 还 暦 (KANREKI IWAI)
70 古稀 (KOKI IWAI)
77 喜 寿 (KIJU IWAI)
80 伞 寿 (SANJU IWAI)
88 米 寿 (BEIJU IWAI)
90 卒 寿 (SOTSUJU IWAI OU YONE NO IWAI)
99 白 寿 (HAKUJU IWAI)
100 百寿 (MOMOJU IWAI)

E o ano de 2016 traz uma marca histórica: o número de pessoas com mais de 65 anos bateu o recorde de 34,6 milhões, segundo números do Ministério do Interior, e esse grupo agora corresponde a 27,3% dos japoneses. Esse ano é também o primeiro da história a registrar um encolhimento da população. Em 2013, o país contava com 127,3 milhões de habitantes, mas o censo de 2015 mostrou que hoje os japoneses são 127,1 milhões. Segundo o Ministério do Interior, nem durante a Segunda Guerra Mundial foi observado um recuo populacional.A expectativa, no entanto, é que esse número se reduza ainda mais nos próximos anos, baixando para 83 milhões até 2100.

O envelhecimento populacional observado no Japão é inédito e é um fenômeno decorrente de vários fatores que incluem desde avanços no campo da saúde até a redução nas taxas de fertilidade.

Como resultado dessa combinação, o país é dono da maior expectativa de vida em todo o mundo (83,7 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde), mas não são raros os cidadãos japoneses que estão se tornando centenários.

Veja abaixo um panorama da população idosa no país:

O Japão e seus velhinhos


65.692 É o número de japoneses com mais de 100 anos de idade. 

88% É a percentagem de pessoas centenárias mulheres.

116 anos É a idade da mulher mais velha do Japão.

104 anos É a idade do homem mais velho do país.

11,4% É a percentagem de pessoas com mais de 65 anos que ainda trabalham


13,6% Nos lares liderados por idosos, essa é a percentagem dos que fazem compra pela internet. O que mais compram? Pacotes de viagens!

Na esteira do sucesso "Venha e Dance", sobre a paradisíaca Kohama Island, uma inusitada banda composta só por mulheres e com idade média de 84 anos vem arrebatando multidões em uma turnê pelo Japão.

No clipe da AFP, Tomi Menaka, 92, literalmente joga a bengala para cantar e dançar como uma estrela de rock. "Nunca estive tão feliz”, diz ela, usando o figurino do grupo: quimono listrado e lenço vermelho-fogo.

"Nós nos sentimos como estrelas em Tóquio", faz coro Hideko Kedamori, 86 anos. "Todo mundo na plateia tinha um grande sorriso, que nos deu a energia para cantar nossos corações para fora."

No repertório da KBG84 – uma brincadeira com o nome da banda japonesa AKB48, formada por garotas – estão letras sobre a ilha onde moram, Okinawa, e a natureza. “As baleias jorrando água ou os golfinhos fazendo cambalhotas", exemplifica.

Okinawa tem uma das mais altas taxas de expectativas de vida no mundo. Os ilhéus têm uma dieta com mais legumes e menos açúcar do que a do japonês do continente, e trocam o arroz pela batata-doce roxa.


Confiram o clip muito divertido do single "Come On And Dance Kohamajima" lançado em outubro de 2015. 


Em 2011 outro grupo de Obaachans também se lançou no mundo do showbizz. Naturais da provincia de Osaka, elas cantam no estilo J Pop de uma forma bem humorada. Confiram alguns videos clip deste grupo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário