Tóquio - Mais um tufão, o de número 18, chamado Chaba (チャバ), formou-se no Pacífico, perto das Ilhas Mariana, na madrugada desta quarta-feira (28) e poderá atingir o sul do Japão nos próximos dias, informou a Agência Meteorológica.
O Chaba, o 18º tufão a aparecer este ano na região do Pacífico, desloca-se a uma velocidade de 20 km/h em direção oeste, com ventos sustentados de 64 km/h (18 m/s) e rajadas de até 90 km/h (25 m/s), segundo boletim divulgado às 7h desta quarta-feira.
A Agência Meteorológica informou que o tufão deve ganhar mais força nos próximos dias, atingindo no próximo sábado (1) ventos sustentados de 144 km/h (40 m/s) e rajadas de até 216 km/h (60 m/s).
Segundo a Agência, o Chaba poderá atingir o sul do Japão com ventos fortes e chuvas intensas na segunda-feira, dia 3.
A Agência Meteorológica disse que a população deve ficar atenta às informações sobre a localização, o trajeto e a força do tufão para se prevenir contra possíveis inundações e deslizamentos de terra.
Todos os anos, o Keiro no Hi ( 敬老の日 ) é comemorado na terceira segunda feira do mês de Setembro. Esse ano, a data foi comemorada no dia 19. O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês.
A data surgiu em 1947, quando uma aldeia em Hyogo resolveu oficializar a data, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses que sempre contribuíram para o País com sua sabedoria e seu trabalho. A data escolhida é bem propícia, pois nesta época do ano o calor intenso já passou e o clima fica mais ameno.
Nos meados da segunda quinzena de Setembro, as colheitas nas plantações já terminaram e as condições climáticas normalmente são boas, apesar que neste ano, o Japão foi acometido por enchentes e por tufões como o Tufão Roke, comuns durante o verão no Japão e que acabam fazendo um pouco de estrago por lá.
Keiro no Hi é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do Dia das Mães, que foi “importada” dos países ocidentais. Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes familiares mais velhos.
É o dia para se dar aquele bom e velho abraço e se por acaso alguém na família estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo da cor vermelha, considerada uma cor de proteção contra males físicos e espirituais.
Essa idade é considerada muito importante, pois significa que ela completou o Ciclo Zodiacal e retornou ao seu signo de nascimento.
Comemoração para cada idade
No Japão, o costume não é se comemorar o aniversário todos os anos, como no Brasil. Existem idades específicas, assim como o Seijin no hi, que se comemora o Dia da Maioridade, ou seja a chegada dos 20 anos de idade, o Shichigosan para comemorar as idades de 3, 5 e 7 anos e ainda o Okuizome, uma cerimônia especial para celebrar os 100 primeiros dias de vida de um bebê.
No caso da longevidade, também certas idades são comemoradas pelos japoneses, tais como:
60 还 暦 (KANREKI IWAI)
70 古稀 (KOKI IWAI)
77 喜 寿 (KIJU IWAI)
80 伞 寿 (SANJU IWAI)
88 米 寿 (BEIJU IWAI)
90 卒 寿 (SOTSUJU IWAI OU YONE NO IWAI)
99 白 寿 (HAKUJU IWAI)
100 百寿 (MOMOJU IWAI)
E o ano de 2016 traz uma marca histórica: o número de pessoas com mais de 65 anos bateu o recorde de 34,6 milhões, segundo números do Ministério do Interior, e esse grupo agora corresponde a 27,3% dos japoneses. Esse ano é também o primeiro da história a registrar um encolhimento da população. Em 2013, o país contava com 127,3 milhões de habitantes, mas o censo de 2015 mostrou que hoje os japoneses são 127,1 milhões. Segundo o Ministério do Interior, nem durante a Segunda Guerra Mundial foi observado um recuo populacional.A expectativa, no entanto, é que esse número se reduza ainda mais nos próximos anos, baixando para 83 milhões até 2100.
O envelhecimento populacional observado no Japão é inédito e é um fenômeno decorrente de vários fatores que incluem desde avanços no campo da saúde até a redução nas taxas de fertilidade.
Como resultado dessa combinação, o país é dono da maior expectativa de vida em todo o mundo (83,7 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde), mas não são raros os cidadãos japoneses que estão se tornando centenários.
Veja abaixo um panorama da população idosa no país:
O Japão e seus velhinhos
65.692 É o número de japoneses com mais de 100 anos de idade.
88% É a percentagem de pessoas centenárias mulheres.
116 anos É a idade da mulher mais velha do Japão.
104 anos É a idade do homem mais velho do país.
11,4% É a percentagem de pessoas com mais de 65 anos que ainda trabalham
13,6% Nos lares liderados por idosos, essa é a percentagem dos que fazem compra pela internet. O que mais compram? Pacotes de viagens!
Na esteira do sucesso "Venha e Dance", sobre a paradisíaca Kohama Island, uma inusitada banda composta só por mulheres e com idade média de 84 anos vem arrebatando multidões em uma turnê pelo Japão.
No clipe da AFP, Tomi Menaka, 92, literalmente joga a bengala para cantar e dançar como uma estrela de rock. "Nunca estive tão feliz”, diz ela, usando o figurino do grupo: quimono listrado e lenço vermelho-fogo.
"Nós nos sentimos como estrelas em Tóquio", faz coro Hideko Kedamori, 86 anos. "Todo mundo na plateia tinha um grande sorriso, que nos deu a energia para cantar nossos corações para fora."
No repertório da KBG84 – uma brincadeira com o nome da banda japonesa AKB48, formada por garotas – estão letras sobre a ilha onde moram, Okinawa, e a natureza. “As baleias jorrando água ou os golfinhos fazendo cambalhotas", exemplifica.
Okinawa tem uma das mais altas taxas de expectativas de vida no mundo. Os ilhéus têm uma dieta com mais legumes e menos açúcar do que a do japonês do continente, e trocam o arroz pela batata-doce roxa.
Confiram o clip muito divertido do single "Come On And Dance Kohamajima" lançado em outubro de 2015.
Em 2011 outro grupo de Obaachans também se lançou no mundo do showbizz. Naturais da provincia de Osaka, elas cantam no estilo J Pop de uma forma bem humorada. Confiram alguns videos clip deste grupo!
Confiram o mais recente lançamento da cantora Kaneda Tatsue, o single "Sugamo Jizo Dori" / "Onna Ukiyo Gawa" lançado em julho de 2016. Este é o 88º single lançado pela cantora e comemora os 43 anos de carreira.
Olá amigos do Enka Mania! Hoje faremos uma homenagem à chegada da Primavera aqui no hemisferio sul! Para receber esta estação tão aguadada, vamos conferir 04 canções que falam desta linda estação! A primeira é a canção "Haru ga Kita", no estilo doyo (canção infantil). A segunda canção é um grande classicod a musica japonesa,a canção "Kitaguni no Harau" na voz do cantor Sen Masao. E a terceira musica é outro grande classico, a canção "Jyukyu no Haru" na voz do saudoso Tabata Yoshio. A quarta musica é um grande sucesso da cantora Tendo Yoshimi, a canção "Haru ga Kita".
Vem chegando mais uma primavera e, como já é tradicional, seu início será marcado pelo maior evento beneficente realizado pela Kibô-no-Iê. A Festa do Verde, conhecida entre a comunidade japonesa, conta com a colaboração de patrocinadores e voluntários para atender o público, que chegou a 15 mil pessoas em suas últimas edições.
O espaço gastronômico é um dos grandes atrativos da festa e entre os destaques estão diversos pratos típicos da culinária oriental, churrasco e os famosos sonhos, preparados pela Associação de Pais dos Residentes. Os convidados ainda aproveitam o Espaço Aflord com venda de flores, sacolão com verduras, legumes e frutas de ótima qualidade, além do bazar com produtos variados a preços imbatíveis!
Para as crianças, um cantinho especialmente dedicado a elas, com brinquedos infláveis, barracas de jogos e uma novidade para os pequenos que gostam de se aventurar na cozinha: o Kibô Chefinhos! Entre as apresentações: taikô, participação dos residentes e os shows dos cantores Joe Hirata, Karen Ito, Mariko Nakahira, Ricardo Nakase e Ryu Jackson prometem animar a festa! Ainda haverá visita monitorada às instalações da sede, Espaço Meio Ambiente, oficinas culturais e palestras relacionadas à saúde preventiva. As atrações são para toda família e o melhor de tudo é se divertir e fazer o bem de uma só vez! Todos os recursos são destinados à manutenção da Kibô e seu trabalho social.
Olá amigos! Estarei e apresentando no dia 25/09 às 14h. Te espero lá!
●---DATAS------------------------●
24/09 das 10h às 18h | 25/09 das 9h às 17h.
●---CONTRIBUIÇÃO---------------●
R$ 5,00 - crianças até 8 anos e adultos acima de 60 estão isentos da contribuição.
●---LOCAL------------------------●
Sede da Kibô-no-Iê
Trav. Hideharu Yamazaki, s/nº da Estrada do Tronco (altura do km 206 da Via Dutra), Itaquaquecetuba/SP. Saindo da Via Dutra siga a sinalização em postes e faixas.
Porque os japoneses não recebem Gorjetas? (Pagina Sukidesu!)
Em muitos países é hábito receber gorjetas por um serviço cobrado, inclusive no Brasil, porém, no Japão isto pode ser considerado até mesmo falta de respeito.
A gorjeta é uma taxa extra que você paga a alguém por seus serviços, como gorjetas para garçons e taxistas. O valor da taxa depende do estabelecimento comercial, da região, porcentagem, preço pedido pelo prestador e também pelo valor que você deseja oferecer. O mais comum é o de porcentagem e o preço oferecido.
Então preste atenção neste artigo para não passar vergonha lá no Japão!
Orgulho, respeito, educação e ética
Estes são os 4 motivos pelos quais eles não aceitam gorjetas. Estas coisas estão ligadas umas com as outras.
Os Japoneses são extremamente educados e respeitosos, por isso, devemos ser assim com eles e ao mesmo tempo seguir seus costumes e “manias”, mas de certa forma, isto é, mais do que um costume ou mania, é mais como algo que é o certo, mas que não é seguido pela maioria dos outros países.
Eles mantêm um grande orgulho em relação a isto, principalmente por uma simples questão. “O serviço que você solicitou foi cobrado devidamente, então por que pagar mais? ”
Eles veem isto como uma forma de insulto, então tome cuidado para não fazer isto!
Além disso, mesmo que você dê uma gorjeta, o prestador de serviços não irá aceitar o seu dinheiro, e irá lhe devolver devidamente a quantia extra, por educação e ética. Raramente você verá alguém aceitando gorjeta por lá, mas é melhor não arriscar e muito menos tentar dar gorjetas.
Como agradecer alguém sem gorjeta?
Existem diversas formas de se agradecer alguém sem uma “taxa extra”.
Dizendo obrigado, arigatou (ありがとう) - O melhor jeito de se agradecer nestas situações é dizendo um simples obrigado! No Japão, o obrigado tem um significado muito maior, onde você estará agradecendo e dizendo que gostou do serviço prestado, as vezes até mesmo um aceno com a cabeça já valerá.
Elogiando o serviço prestado - Para um Japonês, nada será melhor do que ser elogiado por seu trabalho. Isto também é questão de honra, como no caso do lámen, onde fazer barulho enquanto come significa que você gostou do prato. Então, além de dizer obrigado, lembre-se de elogiar o serviço prestado e também diga o quanto você ficou satisfeito!
Sinceridade - Este é um dos pontos mais importantes, os japoneses gostam de sinceridade, por isso, também seja sincero. Não diga algo que não seja verdade, pois se você dizer a verdade ele irá tentar melhorar e não se preocupe, o prestador não ficará ofendido, mas sim agradecido. Então, sinceridade sempre!
O Japão já aceitou gorjetas?
Antigamente nos famosos ryokan algumas pessoas colocavam notas de 1.000 ienes em um envelope e entregava a uma pessoa que merecia. Um costume antigo que ainda é aceito em pousadas de alta categoria. Mas lembre-se que mesmo que seja aceito, está longe de ser necessário ou esperado.
Alguns guias e grupos que fazem excursões, as vezes podem aceitar gorjetas, principalmente se o grupo não for do Japão. Eles não possuem essa influência da cultura japonesa. O mesmo pode acontecer caso você seja atendido por um japonês em outro país, as vezes ele não segue o mesmo costume do Japão.
Vale lembrar que o Japão está cada vez se ocidentalizando, então alguns não importam em aceitar gorjetas. Mesmo assim, tenha em mente que japoneses não gostam de aceitar gorjetas. Evite isso, mesmo que você sinta vontade de recompensa-lo. Assim vai evitar que os 2 passem constrangimento.
O tufão número 16 deve se aproximar entre os dias 20 e 21, da região Kyushu, seguindo depois por uma “rota perigosa” com risco de atingir grande parte do Japão antes do feriado de Equinócio do Outono, na quinta-feira, dia 22.
Batizado de Malakas, o tufão se encontra atualmente a 220 km ao oeste da ilha Yonaguni (ao sul de Okinawa), com rajadas de vento de 216 km/h.
A aproximação do tufão coincide com uma frente de chuva de outono estacionada sobre o Japão, que aumenta os riscos de fortes chuvas.
Em alguns locais, a chuva pode chegar a 70 mm/h. Veja a previsão da concentração de chuva hoje, dia 18:
70 mm: Fukuoka
60 mm: Saga e região Shikoku (costa ao longo do Oceano Pacífico)
120 mm: Oita, Kumamoto, Nagasaki, Shikoku (costa do Oceano Pacífico), Hyogo, Osaka, Gifu, Ishikawa, Toyama
100 mm: Kyoto, Mie, Shizuoka, Kanto-Koshin
90 mm: Aichi, Fukui
80 mm: Hiroshima, Niigata
60 mm: Shimane
Nos locais onde a chuva estiver forte, os cuidados devem ser redobrados com a aproximação do tufão, uma vez que há possibilidade de desmoronamentos e enchentes.
Um dos vulcões mais ativos do Japão poderá ter uma grande erupção nos próximos 30 anos, de acordo com cientistas que estudaram o magma desenvolvido na área.
O vulcão Sakurajima, localizado na região de Kyushu, representa uma “crescente ameaça”, dizem pesquisadores da Universidade de Bristol.
Segundo a BBC, o vulcão, localizado a 49 km da planta nuclear de Sendai, também está próximo a Kagoshima, uma cidade de 600,000 habitantes. Sua última erupção fatal foi em 1914, quando 58 pessoas morreram.
Sakurajima é monitorado de perto por autoridades O arquipélago japonês, que se estende pelo chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, tem mais de 100 vulcões. Sakurajima expele cinzas regularmente e há várias pequenas explosões todos os anos, com a última sendo registrada em fevereiro.
Sakurajima é monitorado de perto por autoridades e é um dos dois vulcões que estão no nível 3 do sistema de alerta vulcânico do Japão (de uma escala que vai até 5), o que significa que as pessoas são alertadas a não se aproximarem do vulcão.
A erupção fatal de 1914
“A erupção de 1914 mediu cerca de 1.5 km cúbicos em volume”, disse o estudo liderado pelo Dr. James Hickey, que agora se juntou a Escola de Minas Camborne da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
“A partir de nossos dados, acreditamos que levaria em torno de 130 anos para o vulcão armazenar a mesma quantidade de magma para outra erupção de tamanho similar, o que significa que estamos a cerca de 25 anos.
Sakurajima acumula 14 milhões de metros cúbicos de magma a cada ano. Um estudo sobre a atividade do vulcão foi publicado na terça-feira (13) no site Nature, com a participação da Universidade de Bristol e do Centro de Pesquisa do Vulcão Sakurajima.
A pesquisa mostrou que 14 milhões de metros cúbicos de magma estão se acumulando a cada ano, suficiente para preencher o Estádio Wembley de Londres em mais de 3.5 vezes.
A pesquisa mostrou que a proporção em que o magma está se acumulando é mais rápida do que ele pode ser expelido em suas pequenas erupções regulares, o que os levaram a pressupor que uma grande erupção poderá ocorrer nos próximos 30 anos.
Eles fizeram as avaliações baseados em novas maneiras de estudar e modelar os reservatórios de magma do vulcão. Segundo cientistas, essas descobertas podem ajudar autoridades a fazerem planos para grandes erupções.
“O fornecimento de informações essenciais às autoridades locais podem potencialmente ajudar a salvar vidas se uma erupção estiver iminente”, disse Hickey.
“Já se passaram 100 anos desde a erupção de 1914, restam menos de 30 anos até uma próxima grande erupção “, disse Haruhisa Nakamichi, professor associado do Instituto de Pesquisa e Prevenção de Desastres da Universidade de Quioto. De acordo com Nakamichi, novos planos de evacuação já foram preparados.
Confiram o mais recente lançamento do cantor Sen Masao, a canção "Koki Iwai", lançado em maio de 2016. A palavra Koki originou-se a partir de um poema chinês famoso que expressa o quão raro era para as pessoas viverem até 70 anos. A cerimônia é semelhante ao Kanreki, porém a cor do traje usado normalmente é roxo. Acredita-se que nessa fase da vida seja um tempo para buscar um novo foco na vida e valorizar as qualidades. O cantor Sen Masao completará em 2017 70 anos de vida e 52 anos de carreira. Este single faz menção ao seu aniversário que ocorrerá no ano de 2017. A melodia desta linda canção é de autoria do proprio cantor.
Três tufões estão próximos ao arquipélago japonês. O tufão N16 poderá atingir o Japão domingo, com rajadas de ventos de até 198km/h. Por volta das 3h da madrugada desta terça-feira (13) formou-se tufão N15 no mar ao sul da China e o N16 ao leste das Filipinas.
Junto com o no. 14, agora são 3 tufões que se formaram nas proximidades do arquipélago japonês, e de acordo com as previsões, o Tufão N16 será o que causará mais danos diretamente ao país. De acordo com a JMA (Agência de Meteorologia do Japão) o tufão N16 causará mais danos a partir do próximo domingo (18), quando estará sobre grande parte do sul do país.
Por volta das 9h da manhã desta terça, o tufão no. 16 estava avançando a 30km/h em direção noroeste com pressão atmosférica de 996 hPa e com rajadas de vento de 20m/s (72km/h) e rajadas máximas de 30m/s (108km/h).
E segundo a JMA, na sexta (16), o tufão N16 mudará para forte, com rajadas de até 55m/s (198km/h).
O super tufão N14 está causando destruição em Taiwan e no sul das Filipinas, com ventos de mais de 300km/h e 500mm de volume de chuva. As autoridades locais estão tomando medidas emergenciais em relação à passagem do super tufão N14.
De acordo com a JMA (Agência Meteorológica do Japão), desde a manhã de hoje (14), o Tufão N14 “devastador” está avançando para às proximidades de Taiwan com pressão ao centro de 890 hecto pascais e com rajadas de ventos de até 306 km/h.
O Tufão N14 é o tufão mais forte de 2016 e as autoridades meteorológicas americanas classificaram de “Super Tufão”.
Em várias regiões ao sul de Taiwan, um total de 30 mil famílias ficaram sem energia e os serviços aéreos e ferroviários foram suspensos devido às fortes rajadas de ventos, além de fortes chuvas, que atingiram um nível de 500 milímetros em alguns lugares.
A região sul das Filipinas também está sofrendo com a passagem do super tufão. Está previsto que o tufão estacione na China no dia 15. As autoridades chinesas estão tomando medidas preventivas.
De acordo com a JMA (Agência de Meteorologia do Japão) o tufão 16 estará sobre a parte sul do país e poderá causar danos a partir do próximo domingo (18).
Já na 6a feira o tufão número 16 já deve trazer rajadas de ventos fortes de até 55m/s (198km/h).
Confiram o mais recente lançamento do grupo Junretsu, a canção "Shiawase Asobi", lançado em julho de 2016. Este grupo é formado por 06 jovens rapazes que de forma divertida, interpretam canções no estilo enka/kayo unindo coreografias e roupas muito bem produzidas. Este é o 08º single da cerrira deles, que atualmente tem aparecido frequentemente na midia japonesa.
Vamos mais uma vez comemorar a chegada da primavera com muita alegria, muitas atrações e (claro!) muita comida boa!! :D
No palco, além de apresentações de Taikô, Street Dance, Kenjutsu, K-pop e muito mais, ainda contaremos com diversos sorteios de brindes durante todo o evento!!
Já na praça de alimentações, teremos comidas típicas, como temaki, yakissoba, gyouza, tempurá de sorvete... Hmmmm...
E teremos também, nosso tradicional Oterá Tour, para que todos as pessoas interessadas pelo budismo possam aprender um pouco mais sobre a religião.
Chamem os amigos, a família, e tragam seus pokemóns!
Nosso espaço de eventos é também um ginásio! (SIM!! UM GINÁSIO!)
Preparem as pokebolas, as poções e vamos comemorar juntos a chegada da primavera!
O novo tufão número 13 que se formou nesta terça-feira, 6, se aproxima de Kyushu e deve chegar perto da região Kanto na quinta-feira, 8. Localizado atualmente a 180 km ao norte de Naha (Okinawa), o tufão segue com rajadas de vento de 108 km/h. Como nasceu próximo ao Japão, ganha forças rapidamente enquanto segue o caminho. Mesmo nos locais afastados a probabilidade de chuvas fortes é alta.
Isso se deve ao choque do tufão com uma frente de chuva localizada ao norte dele. Um fato semelhante ocorreu entre os dias 11 e 12 de setembro de 2000, quando fortes chuvas atingiram as regiões desde o oeste de Aichi até norte de Mie.
Na época a quantidade de chuva em Nagoya (Aichi) chegou a 97 mm/h e em Tokai 114 mm/h. Em dois dias o total de chuvas em Nagoya chegou a 567 mm, equivalente a um terço do total da média de um ano inteiro.
O tufão Malou, 13º da temporada na região Ásia-Pacífico, avançava nesta quarta-feira (7, horário local) até a costa japonesa, onde vigora o estado de alerta pelos riscos de inundações e deslizamentos.
Malou chega ao Japão pouco depois de outros dois potentes ciclones tropicais atingirem nos últimos dias o arquipélago, deixando vinte mortos.
Às 6h locais da quarta-feira (19h de terça na Brasília), Malou se encontrava ao sul da ilha de Kyushu (sudoeste) e se deslocava até o nordeste paralelo à costa de Honshu, na qual está Tóquio, cidade que poderá atingir na quinta-feira.
Mas a partir desta quarta-feira os serviços meteorológicos antecipam para a zona de Tóquio fortes chuvas, deslizamentos de terra e possíveis tornados.
Os riscos são maiores, porque, devido ao efeito residual dos recentes tufões, os rios estão muito cheios e os lençóis freáticos, saturados.
A cada ano, entre 20 e 30 ciclones tropicais afetam a costa pacífica da Ásia, e em média a metade deles atinge o Japão.
Um dos mais renomados eventos, o jantar beneficente “ Sukiyaki do Bem - 2016” chega a sua 10º. Edição em grande estilo.
Tendo como mestre de cerimônias o jornalista Rodrigo Bocardi apresentador do Bom dia SP da Rede Globo, o jantar terá um menu servido em seis tempos assinado pelos Chefs:
CHEF ANDRÉ SABURÓ
O Chef André Saburó comanda a cozinha do Restaurante Quina do Futuro – Melhor Restaurante do Ano Nordeste 2016, Tokyo’s Café, Sumô e o Sushi Yoshi. Eleito Chef do ano em 2014 pela Prazeres da Mesa e eleito o melhor de Recife pela Veja nos últimos 15 anos.
SOMMELIER BENEDITO FILHO
O Sommelier Benedito Filho tem mais de 15 anos de trajetória profissional, assessorou restaurantes como o D.O.M. e o Emiliano. Participou em jantares harmonizados com os estrelados Alain Ducasse, o espanhol Ferran Adrià e Daniel Humm.
CHEF CAIO OTTOBONI
O Chef Caio Ottoboni, sócio e responsável pelo Restaurante Oui, tem passagens por renomados restaurantes como D.O.M. e La Brasserie, onde aperfeiçoou as técnicas da cozinha clássica francesa com o Chef Erick Jaquin.
ESPECIALISTA EM CHÁS CARLA SAUERESSIG
A Especialista em Chás e Tea Blender Carla Saueressig está a frente da A Loja do Chá- Tee Gschwendner e é referência no mercado de chás/infusões. Todos os anos vai a Alemanha para se aprimorar com um dos mais famosos Tea Tasters Thomas Holz.
SOMMELIÈRE CAROLINA ODA
A Sommelière Carolina Oda é formada em gastronomia e e especialista em bebidas, principalmente cerveja. Atualmente, se dedica à formação de profissionais do serviço de bebidas e é colunista do caderno Paladar do Estadão.
CHEF KAZUO HARADA
O Chef Kazuo Harada, versado na gastronomia japonesa desde a infância, tem passagens pelo Kinu e outras cozinhas no Japão e Dubai e atualmente comanda o Restaurante Mee no Copacabana Palace – 1 Estrela Michelin.
SOMMELIER MANOEL BEATO
O Sommelier Manoel Beato, do restaurante Fasano, tem especialização pelo Bureau Interprofessionnel des Vin de Burgogne na França, é autor dos livros Guia de Vinhos Larousse e Cachaça (Terra Brasil) e apresenta o programa Adega Musical na rádio Estadão.
CHEF MORENA LEITE
Comanda os Restaurantes Capim Santo e Santinho, a Chef Morena Leite se baseia no tripé da culinária saudável com técnica francesa e ingredientes brasileiros. Seus cardápios são equilibrados, com produtos frescos e orgânicos.
CHEF SALVATORE LOI
O Chef Salvatore Loi tem passagens pelo Grupo Fasano, Girarrosto – Melhor Novo Italiano da América Latina pelo World’s 50 Best Restaurant Award 2012, foi sócio do Mozza e Loi Ristorantino e atualmente está a frente do Restaurante Salvatore Loi como sócio e maior Acionista.
CHEF VIVIANNE WAKUDA
Eleita confeiteira do ano pelo voto popular da Veja Comer e Beber de 2014, a Chef Vivianne Wakuda é especialista em Yogashi – Influência ocidental nos doces orientais, marcada pela utilização de frutas frescas e dulçor na medida certa.
SOMMELIÈRE YASMIN YONASHIRO
A Yasmin Yonashiro, do Naga RJ, é portadora do certificado de Kikisake-shi pela SSI e trabalha há 10 anos em restaurantes japoneses como sake sommelière, hostess, consultora, produção de eventos e participação em marketing.
O jantar contará ainda com as seguintes atrações:
- Mariko Nakahira
- Wadaiko Sho de Setsuo Kinoshita
- Tamie Kitahara ( shakuhachi, shamisen e koto)
As entidades beneficiadas são:
- Assistência Social Dom José Gaspar, entidade mantenedora do Jardim de Repouso Ikoi no Sono (www.ikoinosono.org.br)
- GIGANTE BEISEBOL CLUBE ( www.giants.com.br)
Os convites no valor de R$500,00 dão direito a escolher uma peça da Exposição das Ceramistas do Bem e de mais uma peça produzida pela Hideko Honma especialmente para evento e podem ser adquiridos no escritório do Ikoi no Sono pelo telefone: (11) 3208-7248.
Olá amigos do Enka Mania! Hoje vamos trazer umas das mais belas canções da carreira da saudosa cantora Teresa Teng. A cantora Teresa Teng, conhecida como "Princesa da Asia", faleceu aos 42 anos de idade em maio de 1995 por complicações respiratorias. Natural da China, ela construiu uma cerrira repleta de canções que se tornaram grandes classicos da música japonesa como "Toki no Nagre ni Mi wo Makase", "Kuuko", "Aijin", entre muitos outros. Além de cantora, ela também foi grande ativista humanitária na Asia, o que lhe causou muitos incidentes diplomáricos com o Japão, que posteriormente, se desculpou oficialmente com a cantora.
A canção "Tsugunai" foi lançado em 1984, sendo seu 14º single lançado no Japão. Esta canção lhe rendeu diversos premios e se tornou uma de suas canções mais conhecidas.
As palavras de ordem são “união de todos” e “preservação do legado da cultura japonesa”. E foram elas que inspiraram a cantora Mariko Nakahira, a idealizar o show “Saa Hajimeyou” (literalmente, Vamos Começar!) em prol das obras do Espaço Cultural Bunkyo. Para tanto, Mariko Nakahira idealizou um evento em que ela é somente um dos elos dessa corrente que se conecta com cantores, dançarinos, tocadores de taiko e instrumentistas que, unidos, produzem a “grande força” para a preservação da cultura japonesa.
Ingresso: contribuição de R$ 30 em prol do Espaço Cultural Bunkyo
Confiram o mais recente lançamento do cantor Itsuki Hiroshi, a canção "Kuzuryu Gawa", lançado em agosto de 2016. Na verdade, este é o relançamento do single "Omoide no Gawa", lançado originalmente em abril de 2016. Neste relançamento, o cantor Itsuki Hiroshi traz como terceira faixa do single a canção "Kushiro Gawa". As tres faixas do single tiveram suas melodias compostas pelo proprio Itsuki Hiroshi e ambos falam de rios famosos do Japão. .
Taifu Nº 12 (Namtheun) poderá atingir a ilha principal do Japão com ventos de até 160 km/h De acordo com a JMA (Agência de Meteorologia do Japão) uma tempestade tropical se transformou em tufão por volta das 9h da quinta-feira (1) ao sul de Okinawa.
Há previsão de que as províncias de Okinawa e Kagoshima sejam atingidas entre os próximos dois dias.
Neste momento o tufão Nº12 (Namtheun) está com as seguintes características:
Pressão ao centro: 1,000 hectopascais
Velocidade dos ventos no centro: 65km/h
Velocidade máxima dos ventos: 90km/h
Este tufão está avançado em direção nordeste a 25km/h, e há previsão de que adquira mais força à medida que for avançando com predominância em sentido norte. Segundo a JMA, no dia 3 de setembro as rajadas de vento poderão atingir 160 km/h.
E dentro de três dias, irá se aproximar da região Kyushu (Fukuoka, Saga, Oita, Miyazaki, Kagoshima, Kumamoto e Nagasaki).
Autoridades comunicam aos cidadãos para estarem atentos às informações referentes ao avanço deste tufão.
O tufão, que continua ganhando força, poderá atingir a ilha principal no domingo (4) com rajadas de ventos de até 198 km/h, conforme a previsão da Agência Meteorológica do Japão. O tufão já está atingindo algumas áreas próximas a Okinawa, com fortes ventos e ondas altas.Atualmente, o tufão se desloca a uma velocidade de 10 km/h, com pressão central de 975 hectopascais e rajadas de vento de até 180 km/h.
Após passar pelo arquipélago japonês, no início da próxima semana, o tufão poderá se dissipar com um sistema não tropical no Mar do Japão, segundo o site Accuweather.
A região sul do Japão, principalmente Kumamoto, que sofreu com terremotos em abril de 2016, e fortes chuvas em maio, voltou a ser castigada por terremotos em sequência desde a noite ddo dia 31.
Em agosto, foi anunciado que mais de 1,000 pessoas ainda vivem em abrigos devido aos terremotos ao sul do Japão que aconteceram em abril.
Em um período de 11 horas, 5 terremotos ocorreram com epicentro na mesma localização, Kumamoto- ken, Kumamoto-chiho, informou a JMA. Às 19h46 de 31/ago, um terremoto de magnitude M4.9 atingiu a região de Kumamoto,chegando a 5 fraco na escala sísmica japonesa, que mede a intensidade do terremoto. Foi um abalo relativamente forte. Na sequência, às 19h51, uma réplica de magnitude M2,9 aconteceu na mesma região, e às 21h36 um novo tremor de M3,6. Às 22h e 23h novos tremores de 2.0 e 2.2 foram registrados na mesma região.
Hoje, às 6h33 (1/set), um terremoto de magnitude M4,7 atingiu novamente a mesma região, chegando a Shindo 4 de intensidade, atingindo Kumamoto e regiões próximas no sul do Japão (Fukuoka, Saga, Oita e Nagasaki).
Estes terremotos e suas réplicas demonstram que a região de Kumamoto está sob risco, e que novos tremores podem acontecer. Especialistas têm alertado sobre a atividade sísmica ativa que o sul do Japão apresenta.
Em nenhum dos casos foi emitido alerta de tsunami.
No proximo dia 04/09 acontecerá o 32ª Festa do Ipê na sede do Ipelandia Home em Suzano. Este grande evento da colônia japonesa local conta com o melhor da culinaria japonesa, bazaristas e muitas atrações que divulgam a cultura japonesa. Evento em prol da Casa de Repouso Ipelandia Home, vinculado ao Enkyo, contará com o lançamento da pedra fundamental da ampliação da casa, onde acontecerá uma missa na parte da manhã 10:30 hrs.
Eu, Ricardo Nakase, terei a grande honra em participar deste belo evento no dia 04/09 com apresentação prevista para às 12:40h. Te espero lá!
Data: 04 de setembro de 2016
Horário: a partir das 10h
Endereço: Estrada do Tani, 751, Vila Ipelândia, Suzano, SP
Informações: (11) 4742-6105
Entrada e estacionamento gratuitos!
Com praça de alimentação, atrações musicais e venda de produtos.
Excursão
Horário de saída: às 8h
Local: em frente à Enkyo (Rua Fagundes, 121, Liberdade, São Paulo, SP)
Horário de retorno: às 15h
Informações e reservas: (11) 3274-6590 e 3274-6490
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h
Confiram o mais recente lançamento do cantor Sho Asano, a canção "Chuji ga Naiteiru", lançado em janeiro de 2016. Este é o primeiro single do cantor, que já é famoso por seus concertos de shamisen.