domingo, 11 de março de 2012

Evento! 7º Nikkey Matsuri


7º Nikkey Matsuri será nos
dias 31 de março e 1º de abril

O Nikkey Matsuri 2012, tradicional festival de cultura japonesa, organizado por 11 entidades da comunidade nikkei de São Paulo, será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril no campo do Clube Escola Jardim São Paulo, ao lado da estação Jardim São Paulo / Ayrton Senna do Metrô, na zona Norte.

As melhorias na infraestrutura e na decoração têm sido o objetivo permanente da Comissão Organizadora, que neste ano é presidida por José Kanashiro, dirigente da Associação Okinawa da Casa Verde. 

Na edição passada, cerca de 40 mil pessoas visitaram o Nikkey Matsuri, fato que o torna o maior e o principal evento de cultura japonesa realizado em área livre na cidade de São Paulo. Neste ano, a Comissão Organizadora está empenhada em ampliar e melhorar o espaço e a programação com atrações como apresentação teatral, de danças folclóricas, taikô (tambores japoneses) e de grandes intérpretes da comunidade como Joe Hirata, além de workshops e exposições de ícones da cultura japonesa: origami, kirigami, ikebana e shodô. 

Para melhorar o atendimento ao publico, as atividades do 7º Nikkey Matsuri, a exemplo do ano passado, serão realizadas no espaço do campo de futebol do Clube Escola Jardim São Paulo (Parque Domingos Luis s/nº), ao lado da estação do Metrô Jardim São Paulo / Ayrton Senna.

O Festival Nikkei Matsuri caracteriza-se por ser focado em cultura japonesa, nas manifestações da comunidade, que incluem o trabalho em equipe. O evento, que tem entrada gratuita, contará, como nas edições anteriores, com uma grande praça de alimentação, exclusiva para as entidades promotoras, onde o público poderá acompanhar o trabalho de voluntários das entidades no preparo de quitutes e iguarias da culinária japonesa (yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá, guioza e outros), sanduiches especiais, doces e sorvetes típicos.

Neste ano, o yakissoba, prato mais consumido na festa, diferentemente dos anos anteriores, será servido por várias associações, numa espécie de campeonato interno, para ver quem faz o melhor prato. "Quem ganha é o público, que poderá saborear e escolher o seu tempero preferido", destaca Toshiaki Tamae, vice-presidente da comissão organizadora.

Os jovens também terão atuação destacada no evento. Ricardo Takara, diretor de Esportes da Associação Okinawa Santa Maria, vê nessa participação um aprendizado e oportunidade de intercâmbio com jovens de outras entidades.

Neste ano, o Festival Nikkey Matsuri tem como tema o kabuki, arte teatral do Japão. 

O sucesso do Festival Nikkey Matsuri deve-se basicamente à união dos dirigentes e associados das entidades promotoras e à exposição da marca Nikkey Matsuri que é feita durante o ano inteiro em vários pontos da cidade por meio de apresentações de taikô e danças folclóricas em inaugurações de estações de metrô (Sacomã e Faria Lima, em maio de 2010), exposições fotográficas como "Okinawa, Terra da Cortesia no Festival Nikkey Matsuri", atualmente na estação Sé, workshops de ikebana(arranjos florais) no Metrô e na CPTM, desfile de modelos com trajes típicos do Japão no bairro da Liberdade, metrô, na Avenida Paulista e parceria com a TV Minuto, nos monitores dos trens do Metrô, que falam diretamente com os 4,3 milhões de usuários/dia do sistema..

Por iniciativa do vereador Ushitaro Kamia, apoiador do evento, o Festival Nikkey Matsuri, a partir de 2010, passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168 de 19/05/2010). Em 2011, passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo (Lei 14.617 de 09/11/2011), de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto.

E para alegrar ainda mais o evento, não se esqueçam de prestigiar a performance da Banda Uchiná, que trará canções de estilos variados que irão desde o enka, passando pelo rock e pelas canções de Okinawa. 

Confira os dados do evento:

SERVIÇO
7º Nikkey Matsuri
Data: 31/03 e 1º/04/2012
Local: Clube Escola Jardim São Paulo, com acesso pela Rua Viri, 425, no Jardim São Paulo, ao lado do Metrô Jardim São Paulo/Ayrton Senna.
Horário das atrações de palco: das 10h às 20h.

Entidades promotoras

Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa Casa Verde, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Carandiru, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Instituto Bicultural Hei Sei, Seinen Nikkey, Kibo no Iê, Yassuragui Home, Kodomo no Sono e Ikoi no Sono

Apoio
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer
SPTuris - São Paulo Turismo
Secretaria de Estado da Cultura
Consulado Geral do Japão
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo
União Cultural e Esportiva São Paulo Norte
Instituto Nikkeyweb
Metrô - SP
TV Minuto
Jornal Nippak
Jornal São Paulo Shimbun
Revista Mundo OK

Mais informações sobre o Festival Nikkey Matsuri no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário