terça-feira, 6 de março de 2012

Cerimônias em Homenagem às vítimas do Tsunami do Japão


Diversas organizações nipo-brasileiras se mobilizam para promover um Culto Budista em Memória às Vítimas do Terremoto no Japão, previsto para acontecer em 11 de março, mesmo dia em que se completa 1 ano da tragédia que abalou o Japão.

Com uma extensa programação, o culto, que acontece no auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), começará às 14 horas com o Coral da Associação Feminina Budista cantando a músicaSasagu Miakashi para celebrar a entrada dos monges.

Em seguida, o presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita, e o cônsul-geral do Japão falarão aos presentes. Os discursos serão seguidos da leitura de uma mensagem de agradecimento enviada pelo ministro da Reconstrução do Japão.

Após o início da cerimônia budista, autoridades, como o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Akinori Sonoda; representantes do Consulado Geral do Japão; e das províncias vitimadas (Miyagui, Iwate, Fukushima, Ibaraki, Aomori e Chiba), além dos monges representantes de cada escola budista, farão oferendas em homenagem aos mortos. Logo após, o público também será convidado a participar.

De acordo com os organizadores, todo o culto terá que seguir um tempo determinado e preciso, sem nenhum tipo de atraso, já que às 14h46 acontecerá o ato simbólico com um minuto de silêncio. O horário foi definido tendo em vista o momento exato em que o Japão foi atingido pelo terremoto. Logo após será apresentada a música Mihotoke ni idakarete.

A cerimônia contará ainda com a leitura de mensagens enviadas pelos governadores das províncias de Miyagui, Iwate e Fukushima.

Para encerrar, o público poderá assistir a apresentação do coral de vozes infantil "Inochi", comandado por Márcia Shizue Sakamoto e com arranjos de Osny Melo, que será seguido da apresentação de imagens cedidas pela estatal NHK, mostrando a reconstrução do país após a tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário