domingo, 12 de fevereiro de 2012

Natsumero! Yamaguchi Momoe - Kosumosu



Yamaguchi Momoe. Nascida em janeiro de 1959 em Tokyo, ela foi considerada uma das maiores cantoras da época. Com uma carreira que durou de 1972 à 1980, a cantora Yamaguchi Momoe deixou registrado a sua belíssima voz na história da música japonesa. Ela se despediu dos palcos em 1980 após seu casamento com o ator Tomokazu Miura.

No final de 1972, Momoe apareceu no programa de televisão " A Star is Born "(スター誕生, suta tanjo )com apenas 13 anos de idade. Ela cantou a música "Kaiten Mokuba", canção gravada originalmente por Yumi Makiba no início daquele ano. Embora ela só tenha ficado em segundo lugar, ela ainda recebeu vários convites de gravadoras, escolhendo assinar contrato com a Hori Productions .

Seu primeiro single, intitulado "Toshigoro" (としごろ), juntamente com seu primeiro filme de mesmo nome, não se saíram muito bem nas paradas, atingindo apenas o 37º lugar no ranking da Oricon. Foi com o seu segundo single "Aoi Kajitsu" (青い果実) que ela se tornou realmente popular alcançando o 09º lugar no ranking das paradas do Japão. Historiadores da cultura pop japonesa acreditam que as letras sugestivas das canções fizeram com que ela alcançasse o seu sucesso. O refrão de uma das canções diz "Você pode fazer o que quiser comigo, é ok se espalhar rumores de que eu sou uma menina má" (em japonês: ga nozumu nara, watashi nani o sarete mo ii wa. Ikenai musume da para Uwasa sarete mo ii ).

Esta tendência continuou em sua carreira por um bom tempo. Um de seus maiores sucessos e canções mais memoráveis ​​até hoje, é o seu quinto single "Hito Natsu no Keiken" (ひと夏の経験), que inclui letras como "Eu te darei a coisa mais preciosa de uma menina "(あなたに女の子の一番大切なものをあげるわ) e "Todo mundo experimenta pelo menos uma vez, A armadilha doce da tentação" (谁でも一度だけ経験するのよ誘惑の甘い罠).

Conforme o tempo passava, Momoe ganhou mais e mais controle sobre sua carreira e desviou-se das músicas com letras sugestivas e foi para músicas que expressavam sobre a mulher que está forte e independente. Essas mudanças produziram alguns de seus hits mais populares e memoráveis, como "Cosmos" (秋桜, Kosumosu), "Ii Hi Tabidachi" (いい日旅立ち), e "Sayonara no Mukou Gawa" (さよならの向う側). Seu single mais vendido foi "Yokosuka Story" (横須賀ストーリー) em 1976, que vendeu mais de 600.000 cópias e alcançou a posição número 01 nas paradas.

Sua crescente popularidade na indústria da música, foi acompanhada pelo sucesso crescente na indústria do cinema. Seu segundo filme, "Izu no Odoriko" (伊豆の踊子), baseado no conto do autor ganhador do prêmio Nobel Yasunari Kawabata , a apresentou ao ator Tomokazu Miura . Eles estrelaram juntos em um total de 14 dos seus 17 filmes, um a cada inverno e verão. Em 1980, sua última excursão cinematográfica trouxe de volta para uma obra de Kawabata, Koto (古都), baseado no romance do mesmo título.

Momoe anunciou oficialmente a sua relação com o ator Tomokazu Miura em um concerto em Outubro de 1979, e o anúncio oficial sobre a data de casamento e sua aposentadoria foi feito em março de 1980. Dentro de oito meses após o anúncio, ela deu seu show de despedida no Nippon Budokan em 5 de outubro de 1980, e lançou seu último single "Ichi E" (一恵) em 19 de novembro de 1980.

Em 15 de outubro de 1980, Momoe oficialmente declara sua aposentadoria do show business, e em 19 de novembro de 1980, Momoe e Tomokazu se casaram. Apesar de vários rumores sobre seu retorno ao mundo da música, ela dedicou-se a serdona de casa e mãe de dois filhos desde sua aposentadoria.
Nos seus 08 anos de carreira ela lançou 32 singles e estreou 17 filmes. E à exemplo dos pais, seus 02 filhos seguemn carreira no mundo show Business. O seu filho mais velho participa da banda de j-rock Salt peaky e seu filho mais novo tornou-se ator de filmes e doramas.

"Kosumosu", uma das canções mais famosas da cantora. Esta canção é de composição do grande cantor e compositor Sada Masashi.


"Ii Hi Tabidachi", composição do grande cantor e compositor Tanimura Shinji, canção lançada em 1978.

Confiram um trecho de seu último show em Nippon Budokan com a interpretação da canção "Sayonara no Mokou Gawa".

5 comentários:

  1. Belo post. que voz maravilhosa tinha Momoe Yamaguchi. Sou fã dessa artista. Por coincidencia enqto navegava estava ouvindo algumas músicas dela.
    Pena esse blog nao ter espaço p/ parcerias com trocas de link. Senao poderíamos fazê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Qual é o link do seu blog??? Obrigado pelo comentario!! abraço!!

      Excluir
  2. o link tá no meu perfil.
    é esse aqui:

    http://cm-japan.blogspot.com/

    abç!

    ResponderExcluir
  3. Qual é a ferramenta que vc adicionou ao seu blog?? eu não estou conseguindo incluir a lista de links recomendados... Adorei o seu blog!! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber que existem pessoas aqui no Brasil que também gostam da Momoe Yamaguchi.

    ResponderExcluir