segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Imperador do Japão divulga mensagem de Ano Novo


O Imperador do Japão por meio do site da Agência da Casa Imperial, divulgou sua mensagem de Ano Novo.

Akihito, 78, destacou o terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março e as chuvas que causaram inundações no sudeste asiático no meio do ano.

Leia, a seguir, a tradução em português do comunicado.

No último ano, causou-me muita dor ver que muitas vidas foram perdidas em desastres naturais, o grande terremoto do leste do Japão na primavera e chuvas torrenciais em muitos lugares no verão e outono. Meu coração também está com as pessoas que, infelizmente, não podem mais viver onde estavam acostumadas a vivier em razão da contaminação radioativa causada pelo acidente da usina nuclear. O último ano foi realmente um ano difícil. Entretanto, foi comovente observar que, mesmo em tais condições, as pessoas estavam ajudando umas às outras e muitas pessoas estavam trabalhando muito para ajudar as vítimas.

Neste ano, nosso país precisa fazer muitos planos visando à reconstrução e decidir os rumos para o futuro. Ao mesmo tempo, espera-se que seja um ano em que nosso país enfrentará muitos desafios, incluindo a remoção e descarte de detritos do desastre. É minha sincera esperança que as pessoas usem sua sabedoria e que aqueles envolvidos nas várias tarefas possam trabalhar em condições seguras.

Nosso país está passando agora por momentos difíceis em razão do terremoto e de outros fatores, mas espero que o coração das pessoas sempre esteja com os atingidos e que todos tenham perseverança e trabalhem juntos para construir um amanhã mais brilhante.

Tenho esperança de que o novo ano será um ano bom e cheio de paz para as pessoas no Japão e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário