quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Evento! Espetáculo vindo do Japão estará em Atibaia dia 27/01/2012

 Espetáculo vindo do Japão estará em Atibaia dia 27

Por: Sergio Tuck

10 anos após a vinda do Prof. Yukihisa Oda ao Brasil, através da JICA, o Grupo Japan Marvelous vem completo para uma série de apresentações incríveis e cheias da vibração proporcionada principalmente pelo Taikô, instrumento de percussão popularmente conhecido no Japão e trazido ao Brasil pelos imigrantes no século passado, tendo sido popularizado há 10 anos atrás.

Este ano, completando 10 anos da vinda do estilo Kawasuji de Taiko ao Brasil, o Japan Marvelous (com sede em Fukuoka no Japão) fará um grande espetáculo em Atibaia no dia 27 de Janeiro (sexta-feira) a partir das 19h30, sendo trinta minutos iniciais de abertura feita pelos músicos de nossa cidade. O evento ocorrerá no C.C. Carlos Machado, dentro do Park Hotel e já possui ingressos antecipados a venda na ACENBRA (em frente ao colégio Pópulus) e com os membros do Seiryu Daiko.

Todos estão convidados a conhecer este maravilhoso espetáculo vindo do Japão, que conta inclusive com participantes de nossa cidade. Além de Atibaia, o Japan Marvelous se apresentará também na capital do estado e no interior (Lins, Bauru e Atibaia) e no Rio de Janeiro, na última semana de janeiro.

Um pouco de história

O Taiko é considerado hoje uma Arte que envolve não só a vibração dos tambores, como também belíssimas melodias da flauta de bambu (fuê ou shinobuê) e ainda um aspecto visual com um show de movimentos, cores e expressões. A utilização do Taiko (tambor) foi alterando-se no decorrer da história tendo sido utilizada primeiramente como "comunicador" entre vilas distantes do Extremo Oriente, onde chegava-se até a medir o tamanho das propriedades de acordo com o alcance do som profundo do grande tambor. Posteriormente, com a Era Sengoku (período de intensa guerra civil no Japão), o Taiko foi largamente utilizado junto as tropas para organizá-las e orientá-las no campo de batalha e mais tarde junto a cerimônias religiosas e como acompanhante musical no teatro.

Apenas no começo do século XX é que o Taiko assumiu um papel de protagonismo após a fusão de estilos com uma nova proposta: o taiko como espetáculo de palco, difundida principalmente por Daihachi Oguchi. A partir daí, grandes grupos começaram a se formar e em 2002, com a vinda do Prof. Oda, fundou-se diversos grupos de Taiko nas comunidades nipônicas de diversas cidades do Brasil (algumas cidades já possuiam grupos em outros estilos) como meio de se incentivar aos jovens a se aproximarem desta parte da cultura japonesa através ainda da promoção de valores típicos da cultura japonesa como a humildade, o respeito e a amizade.

Japan Marvelous

Mais informações:
atibaiataiko.com.br - Kawasuji Seiryu Daiko (Realizador) - taiko@atibaiataiko.com.br

ACENBRA - Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira - Rua Dr. Eurico de Souza Pereira, 142 - Alvinópolis - Cep 12942-490 - Atibaia - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário