segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cultura Japonesa! Oshogatsu ~cerimônias de ano novo~

OSHOGATSU - Ano novo Japonês


O ano novo é o mais importante feriado para os japoneses. O feriado de ano novo inicia, no comércio, no dia 30 de dezembro e vai até 03 de janeiro. Muitas pessoas voltam para sua cidade natal para passar essa festividade com os familiares.

No Japão o ano novo é chamado OSHOGATSU (o = preposição que indica indica respeito, importância; sho = honestidade, verdade; gatsu = mês).

Infelizmente, o tempo acabou enterrando esta forma gostosa, alegre e amorosa com que a comunidade dos imigrantes japoneses e seus descendentes comemoravam a chegada de um novo ano. A correria e a excessiva mercantilização das festas neste tempos modernos acabou por tornar o oshogatsu em apenas mais um feriado, sem os encantos que acabaram ficando apenas com os mais tradicionalistas.

As comemorações do OSHOGATSU, vão muito além de brindar a virada do 31 de dezembro. Os rituais inciam já em novembro.

Veja a seguir os costumes mais importantes dos Japoneses para essa data.


Ousouji
Um mês antes inicia-se a limpeza da casa, como preparação para o Ano Novo. As donas de casa realizam uma limpeza radical, incluindo troca de tatamis e papel da Shouji (portas corrediças). A limpeza também ocorre nas empresas, onde os empregados são convocados para, em mutirão, realizar a limpeza do ambiente de trabalho. É uma espécie de purificação, acredita-se que é preciso entrar o ano novo com tudo limpo.

Para purificar as energias, as casas são limpas e devidamente decoradas: o kadomatsu é colocado na entrada das casas para trazer sorte aos moradores; o shimenawa é colocado no portão, na intenção de afastar os maus espíritos e receber as divindades; o kagami mochi é colocado em altares religiosos e oferecido aos deuses.


Kadomatsu 
Ornamento feito com ramos de pinheiro (símbolo de longevidade), haste de bambu (símbolo de persistência) e galhos de ameixeira (símbolo de prosperidade).


Kagami Mochi
O bolinho de arroz, que simboliza a expectativa de felicidade e prosperidade, por ser parecido aos antigos espelhos, pela sua forma redonda e achatada, é chamada de Kagami mochi (kagami = espelho). Consiste em 2 bolinhos, grande e pequeno, colocados um sobre outro. Diversos tipos de enfeites podem ser colocados, por exemplo: alga, samambaia e laranja que são símbolos de felicidade, longevidade e sucesso.   Oferenda que deve permanecer até o dia 11 de janeiro. Simboliza a expectativa de felicidade e prosperidade.


Shimenawa
Talismã feito com um pedaço de corda de palha grossa entrelaçada com tiras de papel branco. Depois são amarrados um cacho de laranja, um pedaço de alga marinha ou lagosta. 

RITUAIS

Joya no kane
Tocar o sino no templo 108 vezes, para afastar os males. A cerimônia realizada na virada do dia 31, relembra os 108 pecados existentes no homem, segundo o budismo. Este é o momento, para a maioria dos japoneses, inclusive não budistas, de buscar a purificação e saudar o ano que chega.

Além disto, no primeiro dia do ano ocorre o Hatsumoude, a primeira visita ao templo, que segundo a tradição traz alegria e prosperidade para o ano todo.

Osechiryouri
Não é permitido trabalhar nos dias do Oshogatsu, então a comida, verdadeiros banquetes, é preparada antes do Ano Novo, para que todos possam relaxar e se divertir. Outra tradição é beber o saquê doce, que segundo os mais antigos traz saúde e vida longa e saborear o Toshikoshisoba, uma especie de macarrão comprido que simbolizava a vida longa, que é comido um pouco antes da meia-noite, na véspera de ano novo.

Nengajo
Outro costume entre os japoneses é a troca de cartões "Nengajo" na virada do ano novo, ao contrário do Brasil onde a troca ocorre durante o Natal. Os japoneses costumam mandar os cartões para seus amigos e parentes à fim de agradecê-los pelas atenções dadas durante o decorrer do ano, e ao mesmo desejar-lhes felicidades. Este costume é tão popular que anualmente são enviados pelos Correios em torno de 4,2 bilhões de cartões de Ano Novo, uma média de 32 por pessoa. Os cartões costumam ter ilustrações de objetos que representam boa sorte como o "kadomatsu", "takarabune" navio carregado de tesouros, "hagoita" raquete para peteca, "shichifukujin" os sete deuses da sorte, ou os animais dos 12 signos do zodíaco oriental, principalmente o que representa o ano regente.



Mas essa tradição também tem suas regras. Como etiqueta, os cartões devem ser enviados para as pessoas receberem até o dia 1º de janeiro,mas o sistema de Correios no Japão funciona tão bem que mesmo que a pessoa coloque o cartão no início de dezembro, ele será entregue exatamente no dia primeiro. Também é a falta de educação enviá-los para quem teve alguém da sua família falecida no ano. Para eles, devem ser enviados cartões, em dezembro, que informem a sua circunstância nos últimos dias. Se você encontrar uma pessoa antes do dia 01 de janeiro, deve falar "ii otoshi wo omukae kudasai" que significa "tenha uma boa passagem de ano". Após o dia 01 de janeiro deve-se usar a frase "akemashite omedetou gozaimasu", que significa "parabéns pela passagem do Ano Novo".

As frases mais comuns nos cartões são:

Kinga shinnen - Desejo-lhe um próspero Ano Novo

Akemashite omedetou gozaimasu - Parabéns pela passagem do Ano Novo

Tsutsushinde shinnen no oyorokobi o moushiagemasu - Estou transmitindo minha alegria pela passagem do Ano Novo

Shinshun no Goshukushi o Moushiagemasu - Desejamos prosperidade no Ano Novo

Gashou - Uma expressão que saúda o Ano Novo

Geishun - Uma expressão que dá as boas vindas ao Ano Novo

Shinnen - Ano Novo

Oseibo
Oseibo significa literalmente "presente de fim de ano”, e faz parte de uma tradição que remonta o período Edo (1603-1867), época em que o desenvolvimento do comércio urbano e a emergência de comerciantes ricos aumentavam sua influência através de estreitas relações com os chefes feudais.O ato de presentear todo final de ano tinha o objetivo de agradecer o apoio e o auxílio de colaboradores, de pessoas de nível hierárquico superior e se estendia a parentes, professores e amigos. Atualmente, o oseibo é praticado principalmente no ambiente empresarial. Nesse caso, embora o tipo de presente e as pessoas a serem presenteadas tenham se tornado mais restritas, o ato de presentear ainda faz parte da cultura japonesa como um meio de transmitir o nosso respeito e o apreço por aqueles que nos auxiliaram durante o ano. Os presentes são enviados entre os dias 20 a 28 de dezembro, e hoje, há uma forte tendência de se valorizar os produtos regionais tais como o arroz da província de Niigata, o caranguejo de Hokkaido, ovas de bacalhau de Hakata, lagosta de Ise, nata de tonyu (yuba) de Quioto, etc, e produtos artesanais (doces caseiros: biscoitos, pães e bolos), queijos (mussarela fresca, camembert japonês, cheesecake), verduras e frutas orgânicas também possuem lugar de destaque entre os presentes oferecidos. Enfim, buscam-se produtos que tenham personalidade, originalidade e qualidade.

O tipo e o valor do presente dependem da relação que se tem com a pessoa presenteada. Normalmente, os mais caros são oferecidos à pessoa de nível hierárquico superior. Entre os clientes, também é comum enviar oseibo aos principais parceiros de negócios. O mercado de oseibo é bastante diversificado, e hoje é possível encontrar inúmeras opções de presentes. Algumas empresas deixam uma lista de presentes a cargo de lojas especializadas e estas selecionam os presentes personalizados. Esse tipo de presente vem com uma faixa de papel finíssimo (noshi) escrito em caligrafia: Oseibo.

O oseibo é responsável por um aumento de até 50% nas vendas das grandes lojas de departamentos do arquipélago. As lojas mantêm andares inteiros reservados para a ocasião durante o mês de dezembro. Há algumas regras tanto para quem oferece como para quem recebe o oseibo e, por isso, os vendedores são uma espécie de consultores que orientam a compra mais adequada. Os preços costumam variar entre 3 a 5 mil ienes. Juntamente com o presente em si, outro fator de extrema importância é a arte do embrulho.

Embrulho
Não basta apenas o conteúdo, mas também como ele é embrulhado. Isto é levado muito a sério no Japão. Tanto que, as embalagens especiais muitas vezes parecem ser mais valiosas do que o próprio presente. A melhor forma de retribuir um oseibo é enviar ao remetente algo simbólico, uma lembrancinha, ou, simplesmente, um cartão de agradecimento.

Diferentemente do costume dos países cristãos de trocar presentes no Natal, pode-se dizer que o oseibo possui uma concepção diferente, muito particular a cultura japonesa. Para as crianças, os pais e parentes, dão presentes em dinheiro (otoshidama) em envelopes. 


Após tantas curiosidades, encerramos o post sobre o Oshogatsu. Agora podemos iniciar o ano dentro das tradições orientais e o mais importante, construirmos um ótimo ano de 2012!

明けましておめでとうございます!!

Att.
Enka Mania

Nenhum comentário:

Postar um comentário