terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cultura Japonesa! Ano Novo Chinês e Ano do Dragão


Ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do Oriente que seguem um calendário tradicional distinto do Ocidental, o Calendário chinês.

As diferenças entre os dois calendários fazem com que a data de início de cada ano-novo chinês, caia a cada ano, em uma data diferente do calendário ocidental.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco. Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao Boi (búfalo), 2010 ao Tigre, 2011 coelho e assim por diante.

No zodíaco oriental, 2012 é o ano do dragão de elemento água.

O dragão é considerado superior aos demais animais do horóscopo oriental: altivo, impetuoso, guerreiro, impulsivo, magnânimo, dogmático, vaidoso, tem sempre admiradores à sua volta. Como o fogo do dragão, pode acabar se queimando pela impulsividade.

Este é o ano do elemento água cujas características são: comunicação, intuição, simpatia, sensitividade, interatividade, persuasão e flexibilidade. O dragão água é amável, protetor, ambicioso e gosta de desafios.

Este ano será grandioso: de boa sorte, fortuna, mas também catástrofes. Como o dragão, 2012 vai nos estimular a projetos grandiosos e audaciosos. Embora tudo corra fácil, a impulsividade do dragão recomenda não agir no limite e reservar algum trunfo na manga, pois, assim como é bondoso nos acertos, o dragão é impiedoso nos erros.

Os orientais consideram 2012 bom para casar, ter filhos e começar um novo negócio ou emprego, pois a benevolência do dragão traz boa fortuna e felicidade.

Signo do dragão

São do signo do dragão as pessoas nascidas em:

1904 – 1916 – 1928 – 1940 – 1952 – 1964 – 1976 – 1988 – 2000 – 2012

As pessoas nascidas nos anos 1904 e 1964 são do signo do dragão de madeira. São pessoas de bom humor, criativas e brilhantes, que se sobressaem em empreendimentos novos e revolucionários. São aventureiras em todos os aspectos, inclusive nos relacionamentos.

Os nascidos nos anos de 1916 e 1976 são do signo do dragão de fogo. É o tipo de dragão mais vital, agressivo e impulsivo, porém o mais humano e sensível emocionalmente. Devido a sua sinceridade, por vezes, é mal interpretado.

O dragão de terra corresponde aos nascidos nos anos 1928 e 1988. É um incansável batalhador, calmo e ponderado. Possui ambição material e sabe como se disciplinar para atingir as metas a que se propôs.

As pessoas que nasceram em 1940 e em 2000 são do signo do dragão de metal. É o tipo mais honesto, íntegro e inflexível entre os dragões. Busca atingir a meta idealista a que se propôs a qualquer custo. Costuma atrair muitas pessoas ao seu redor, devido às virtudes de seu caráter.

Por fim, os nascidos nos anos de 1952 e 2012 são do signo do dragão de água. São otimistas, porém retraídos e moderados em suas ações. Gostam de compartilhar seus ideais e ajudar os outros, sendo compreensivo. Sabe aproveitar as oportunidades que surgem em seu caminho.
Características do signo de dragão

O nascido no ano do Dragão é uma pessoa cheia de força, saúde, atividade e vitalidade. É incapaz de mesquinharias e hipocrisias. É confiante e um pouco ingênuo. Tem gosto pela perfeição, o que faz ser exigente consigo e com os outros. É irritável, teimoso e, por vezes, suas palavras vão além do que pretendia dizer.

São líderes em qualquer campo que escolherem.

Não admitem estar errados e não costumam perdoar facilmente seus inimigos ou quem quer que lhes tenha feito algum mal. Porém, não são vingativos nem maldosos.

Não toleram injustiças e ninguém pode obrigá-los a fazer algo que não queiram. São francos ao extremo e não exitam em buscar o que desejam.
Triângulo das afinidades

O Triângulo das Afinidades consiste em um triângulo feito a partir de uma rosa-dos-ventos, que une três signos que produzem as melhores e mais estáveis uniões por meio da equivalência de forças e personalidade.

O dragão compõe o primeiro triângulo, juntamente com os signos de Rato e Macaco. O triângulo dos “Realizadores positivos” une os signos que são orientados para a ação e o progresso, que tratam de diversas questões com iniciativa e inovação. Eles dão início à ação, devido ao seu próprio impulso, e manterão seu caminho longe da incerteza e da hesitação, sendo capazes de tomar a frente sem medo.

Os três signos formam o Kangae no michi (Caminho das ideias), pois possuem uma forma de proceder em comum, além de poder apreciar a maneira recíproca de pensar. Qualquer que seja a categoria de sua associação, os resultados tendem a ser excelentes.

Afinidade entre os signos

A afinidade do dragão com os outros signos é de:

- Macaco/Rato: 100% - excelente compatibilidade, compreensão mútua;

- Galo/Serpente: 80% – muito compatível;

- Dragão/Javali: 70% – um bom parceiro, interesses em comum;

- Cavalo/Coelho: 60% – compatibilidade relativa, respeito mútuo;

- Tigre: 50% – moderada compatibilidade e cooperação. Há alguns interesses em comum;

- Boi/Carneiro: 40% – pouca compatibilidade, sem muitos interesses em comum;

- Cachorro: 20% – incompatíveis, grande rivalidade, convivência muito difícil.


PREVISÕES PARA OS SIGNOS

Rato: O ano do Dragão costuma ser muito bom para os nativos de Rato. Os negócios, os empreendimentos e as viagens estarão favorecidos. Este ano possibilita o alcance de objetivos e o desenvolvimento na vida profissional e pessoal. O Rato deverá prestar atenção nos detalhes, evitar os excessos e não correr riscos desnecessários. 
No plano afetivo, este ano promete trazer conquistas e novas paixões. Na saúde, cuide da alimentação, faça exercícios físicos.

Boi: Um ano auspicioso para os nativos de Boi que estarão mais entusiasmados e determinados. Este ano favorece as viagens, o início de novas atividades e projetos. Alguns contratempos e mudança de planos desafiarão a sua criatividade e versatilidade. Lembre-se de equilibrar a vida afetiva com a vida profissional, dedique um tempo maior ao amor e fortaleça o seu relacionamento afetivo. Na saúde, cuide do sistema circulatório.

Tigre: Para alcançar o sucesso neste ano, o Tigre deverá cultivar o bom senso, o humanitarismo e a comunicação positiva. Este ano favorece o reconhecimento de suas qualidades positivas, principalmente se estiver em cargos de liderança ou de poder. Os desentendimentos e conflitos serão conseqüências dos excessos e da impulsividade. No amor, haverá bons momentos, mas as conquistas serão passageiras. Na saúde, atenção aos olhos e cuide da sua pele.

Coelho: Um ano estimulante para os nativos de Coelhos. As sementes plantadas nos anos anteriores irão frutificar trazendo progressos no âmbito profissional. Os estudos e as viagens estarão favorecidos. No amor, cultive a afetividade: demonstre os seus sentimentos, desenvolva a autoconfiança e supere a timidez. Deixe a ansiedade e o imediatismo de lado. Na saúde, faça exercícios de relaxamento e meditação.

Dragão: Um ano muito auspicioso para os nativos de Dragão que deverão manter-se centrados para aproveitar as boas oportunidades e não dispersar as suas energias. Este será um ano de destaque, reconhecimento e de muitos progressos. Nos relacionamentos afetivos, o carismático Dragão estará atraindo novos amores, mas ele estará em busca de estabilidade e tranqüilidade. Na saúde, recarregue as suas energias fazendo exercícios junto à natureza.

Serpente: Um ano moderado com alguns imprevistos para a Serpente que deverá cultivar a reflexão e a flexibilidade. Este será um bom ano para se organizar, reestruturar e corrigir os erros do passado. Os estudos e o planejamento estarão favorecidos. Atenção às finanças e evite os gastos excessivos. No amor, o período será de novas conquistas e muita paixão. Na saúde, cuide do sistema digestório, evite os excessos na alimentação.

Cavalo: Um ano moderado para o Cavalo que deverá desenvolver os seus recursos interiores e cultivar uma fé positiva. Este será um ano de alguns contratempos e de preocupações, mas o Cavalo poderá contar com o apoio dos amigos e, no fim, tudo será resolvido no seu devido tempo. No amor, o período favorece o romantismo, a atração e os encontros afetivos. Na saúde, controle a ansiedade com exercícios respiratórios.

Cabra: Um bom ano para o nativo de Cabra buscar a sua verdade e semear as sementes daquilo que deseja colher no futuro. O ano favorece a ação e a iniciativa com planejamento e bom senso. Evite a ansiedade e a impulsividade. Seja prudente ao lidar com as finanças. No amor, o período será de reencontros, novas amizades e harmonia nos relacionamentos. Na saúde, mantenha a boa energia com exercícios físicos e bons pensamentos.

Macaco: Um ano positivo para o Macaco que verá os esforços dos últimos anos recompensados. O Macaco poderá iniciar uma nova atividade, mas deverá ficar atento aos detalhes e cuidar pessoalmente daquilo que é importante para ele. Com diplomacia e moderação, os seus objetivos serão alcançados. A vida afetiva será feliz e os novos relacionamentos virão através de viagens ou encontros sociais. Na saúde cuide da alimentação e evite o sedentarismo.

Galo: Um ano movimentado e muito positivo para os nativos de Galo. O desenvolvimento será crescente e gradual e o Galo poderá obter reconhecimento e destaque em sua profissão, principalmente se estiver em posição de liderança. 
No amor, mantenha a receptividade o período será de harmonia e felicidade. Deverá prestar mais atenção em si, nas emoções, nos pensamentos e cuidar da sua saúde física, mental e espiritual. Faça exercícios de alongamento e meditação. 

Cão: Um ano moderado e desafiante para aos nativos de Cão onde nem tudo sairá como ele deseja. O período favorece o investimento nos estudos e no aprimoramento profissional. Deverá cultivar a paciência e o comedimento e ser claro ao comunicar-se para evitar as confusões. Cuide das finanças e de seus pertences pessoais. No amor, as aventuras e as conquistas serão passageiras. Na saúde, faça exercícios respiratórios e de meditação, recarregue as energias junto à natureza.

Porco: Um ano movimentado para o nativo de Porco que deverá priorizar as suas atividades e estabelecer os limites para não dispersar as suas energias. A família e os amigos solicitarão a sua atenção. Seja prudente ao lidar com as finanças e controle os seus gastos. No amor, deixe a teimosia de lado, busque a harmonia através do diálogo, da leveza e o bom humor. Na saúde, faça uma alimentação mais natural e equilibrada e atenção ao sistema circulatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário