quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Noticia! Número de mortos após passagem de tufão chega a dez no Japão


Chega a dez o número de mortos após a passagem do tufão “Roke”, na quarta-feira (21) pelo Japão, informam as autoridades nesta quinta (22).
Os desaparecidos agora, segundo último balanço, são cinco, incluindo uma brasileira, Erika Inomata, de 34 anos.
Ela e Marcos Kanematsu, 32 anos, desceram do carro numa ponte, mas uma rajada de vento jogou os dois num rio. Marcos foi resgatado, mas a mulher não foi encontrada.
O fenômeno provocou o cancelamento de 624 voos e de muitos serviços ferroviários, incluindo o trem-bala na movimentada linha que une Tóquio a Osaka, na qual 120 mil pessoas ficaram presas durante horas nas estações.
Aparentemente, ela tentava atravessar uma ponte sobre o rio Hayakawa junto com outro cidadão brasileiro, Marcos Kanematsu, 32 . Ambos foram jogados na água pelos fortes ventos.
Além disso, 314 pessoas ficaram feridas em 22 províncias devido aos fortes ventos e às chuvas torrenciais do tufão.
Roke avança agora pelo extremo norte do país, em direção nordeste com ventos de até 126 km/h, após ter forçado a retirada de mais de 16 mil pessoas no arquipélago, enquanto 1 milhão receberam a recomendação de deixarem suas casas por motivo de segurança.
Kanematsu foi resgatado por um helicóptero. Equipes da polícia e dos bombeiros prosseguem as buscas pela mulher.
Entre as províncias afetadas pelo tufão esteve Fukushima, embora não tenham sido detectadas anomalias na usina de Daiichi, epicentro da crise nuclear no Japão. As chuvas inundaram o porão de vários dos edifícios da usina, e em alguns locais o nível de água contaminada subiu até 40 centímetros, mas não houve vazamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário