segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Noticia! No Japão, número de vítimas de tufão chega a 37

No Japão, número de vítimas de tufão chega a 37

Pelo menos 56 pessoas estão desaparecidas e milhares estão isoladas


Pelo menos 37 pessoas morreram, 56 estão desaparecidas e milhares continuam isoladas no Japão depois da passagem pelo centro e sul do país do tufão Talas, o mais destruidor dos últimos sete anos na região, informou nesta segunda-feira a agência de notícias Kyodo.

No último sábado, o Talas chegou à ilha de Shikoku e avançou pelo oeste com chuvas torrenciais e ventos de até quilômetros por hora, antes de se afastar lentamente nesta segunda-feira rumo ao norte pelo Mar do Japão já transformado em tempestade tropical. Durante sua passagem, o tufão levou infraestruturas, transbordou rios e causou inúmeros deslizamentos de terra nas áreas litorâneas.

Na península ocidental de Kii, ao sul de Osaka e onde fica a província de Wakayama, uma das mais afetadas, foi determinada a retirada de mais de 16 000 moradores. Somente em Wakayama, houve ao menos quinze mortes e 27 desaparecimentos. A maioria das vítimas morreu em decorrência de deslizamentos de terra e barro ou pela força das águas, que arrastaram veículos e inundaram cerca de 13.500 casas.

Buscas - Nesta segunda-feira, policiais e bombeiros tentavam alcançar áreas em que 3 600 pessoas devem estar isoladas. Após ser obrigado a criar um gabinete de crise diante dos estragos provocados pelo Talas, o novo primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, disse que será feito o possível para “resgatar pessoas e procurar os desaparecidos".(Com agência EFE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário