quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Natsumero! Hiyoshi Mimi - Otoko to Onna no Ohanashi~in memorian~



Morreu, na manhã do último dia 10 de agosto, em Tóquio, a cantora Hiyoshi Mimi.

Desde 2009, a cantora vinha lutando contra um câncer no pâncreas. Naquele ano, durante a promoção do single "Koto no Ha no Yume", de comemoração dos seus 40 anos de carreira, a cantora passou mal e teve diagnosticada a doença. Após uma operação longa, de mais de 8 horas de duração, e 3 meses de internação para recuperação, a cantora retomou a vida artística. Em 2010, lançou a música "Inochi no Shizuku", uma canção que tinha tudo a ver com o momento de recomeço que vivia!

Em seguida, sem abandonar o tratamento e controlando a doença, a cantora continuava sua vida artística, tendo participado, no dia 30 de maio deste ano, do programa da rádio NHK, "Uta no Sanpomichi", sua última apresentação. No início do mês de junho voltou a ser internada. Durante esse último período de internação, a cantora conversava frequentemente com seu marido (e empresário) sobre a comemoração, no ano que vem, dos seus 45 anos de carreira.

A cantora fez seu debut em 1967, com o nome de Ike Kazuko. Sem fazer sucesso, dois anos depois, em 1969 passou a adotar o nome Hiyoshi Mimi. No ano seguinte, em 1970, entraria para o panteão dos grandes cantores de enka do Japão, ao gravar a inesquecível e maravilhosa "Otoko to Onna no Ohanashi", que lhe valeu a primeira participação no Kouhaku Utagassen. Conhecida pela voz anasalada e aguda, a cantora com certeza era participação mais que certa em programas de músicas de sucesso da era Shouwa.

Em 1978, gravou o tema da novela "Muu Ichizoku" da TBS, a música "Yomai Goto", com letra de Aku Yuu e música da Nakajima Miyuki (uma dupla perfeita), fazendo grande sucesso.
Nos anos 80 participou de alguns programas de televisão e em 1990 voltou a ser assunto ao gravar a música de um band-aid magnético.

Com certeza, mais uma grande artista que parte para cantar junto com os anjos, para uma platéia de privilegiados. Uma GRANDE e ENORME perda para a música japonesa, e mundial!
Que os anjos estejam com Hiyoshi Mimi. E para nós, mortais, resta nos consolarmos com as apresentações que ela nos deixou de presente.

Seu grande sucesso, Otoko to Onna no Ohanashi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário