domingo, 9 de janeiro de 2011

61ª NHK Kohaku Utagassen Parte IV

No dia 31 de dezembro de 2010 aconteceu a 61ª edição do maior evento musical televisivo do Japão, o Kouhaku Uta Gassen. O show reuniu 44 grandes nomes da música oriental, que competiram entre si divididos em duas equipes: o time branco (formado por artistas masculinos) e o time vermelho (artistas femininas). O evento aconteceu no NHK Hall, em Shibuya, e teve como apresentadores a atriz Neo Matsushita (time vermelho) e a boy band Arashi (time branco).

Pela sexta vez seguida, o Shirogumi (time branco) venceu a disputa, sendo escolhido através de votos do público via celular, pesquisas na TV digital, além do público e do júri presentes no auditório. A equipe recebeu 418.191 votos, superando os 367.645 votos recebidos pelo Akagumi (time vermelho).

O 61ª Kohaku Utagassen teve um andamento diferente dos outros anos. As atrações estavam em uma sequência que não deixou grandes vácuos como nos outros anos. Alguns dos pontos altos do evento foi a apresentação de canções que homenageiam algum momento da história do cantor ou, como no caso da canção "Inori" da cantora Kumiko, que homenageou a pequena Sadako, famosa figura da Segunda Guerra Mundial. 
O evento deste ano foi repelto de efeitos de video e coreografias bem trabalhadas. Isso mostra, para tristeza dos fãs da música mais tradicional, como o Kohaku da NHK está com uma tendência mais comercial do que cultural. Isso ficou bem claro com a não participação do cantor Mikawa Kenichi, que segundo a própria emissora, o não convite foi devido aos critérios utilizados na seleção.
Com um número bem reduzido de cantores do estilo enka na edição deste ano, ficamos na expectativa de apresentações belas. Pelo menos não cortaram as músicas como na última edição, onde os cantores do estilo enka, apresentaram apensa 01 estrofe e meia de cada canção. Podemos ressaltar neste ano a apresentação da cantora Kobayashi Sachiko, que apareceu sobre um enorme Kiji (Ave Simbolo do Japão) e do cantor Hikawa Kiyoshi, que apresentou a canção "Niji iro no Bayon".

O recordista de aparições no evento é o cantor veterano Kitajima Saburo com 47 aparições. Em seguida vem o cantor Mori Shinichi com 43 aparições e o cantor Itsuki Hiroshi com 40 aparições. No Akagumi, quem lidera este ranking é a cantora Wada Akiko com 34 aparições e em seguida a cantora Kobayashi Sachiko com 32 aparições.

Os cantores com a maior quantidade de participações no Kohaku são do estilo Enka. Espero que o número de cantores deste estilo aumente nas próximas edições do evento, que vem a cada ano perdendo a sua audiência para as outras emissoras.

Com o resultado, o time branco chegou a sua 33ª conquista, contra 28 vitórias da equipe vermelha, que não vence o Kouhaku Uta Gassen desde 2004.

A edição desse ano teve transmissão mundial através da internet, e para quem não conseguiu assistir o evento, alguns vídeos já foram disponibilizados pela rede, mostrando na íntegra todas as apresentações.
Confiram o video de uma das canções que emocionaram o público. 

Um comentário:

  1. Achei bem interessante seus comentários sobre o Kouhaku Utagassen.

    Vou lincá-lo em meu blog como forma de divulgação.
    Até +

    ResponderExcluir