domingo, 23 de janeiro de 2011

Natsumero! Minami Haruo - Chyanchiki Okesa ~ Tokyo Gorin Ondo

Minami Haruo é mais do que um cantor de Enka. Ele representa o espírito das camadas mais populares, faznedo grande sucesso nas áreas rurais e entre as pessoas mais idosas. Tenta encontrar algo de bom no passado e passa essa mensagem para que todas as pessoas possam contar com isso. Seu lema, "Okyakusama wa Kamisama desu" (os convidados são como deuses), é bem conhecido por todos os japoneses, e indica um estilo de dedicação às pessoas que estão ávidas por suas canções, para nelas achar alguma consolação.
  Minami Haruo nasceu em uma família pobre em julho de 1923 na província de Niigata e, depois de trabalhar como aprendiz de um vendedor de peixes se tornou um narrador profissional de rokyoku aos 16 anos de idade. 

Minami Haruo foi participante ativo do exército japonês em sua juventude e após uma feroz batalha contra o exército russo na Manchúria, ele foi exilado como prisioneiro de guerra até meados de 1949, condenado a trabalhos forçados.


Sua estréia como cantor profissional de Enka foi em 1957. Suas primeiras canções foram "Chanchiki-okesa" (okesa=dança) e "Funakata san yo" (Olá, barqueiro!), que se tornaram grandes sucessos. Em 1964 ele cantou a música-tema dos Jogos Olímpicos de Tokyo "Tokyo Gorin Ondo", composição de seu amigo, o cantor Mihashi Michiya.

Durante a década de 60, o cantor Murata Hideo foi considerado rival do cantor Minami Haruo, que era como um concorrente nas disputas por aparições na mídia japonesa. Realmente haviam atritos entre os dois, assim como haviam atritos entre vários outros artistas musicais naquele momento.

Com 31 participações no famoso show Kohaku Utagassen da TV NHK, o cantor Minami Haruo consolida sua carreira como um dos imortais da canção Enka. Intérprete de canções famosas como "Chyanchiki Okesa", Tawaraboshi Guenba", "Yuki no Wataridori" e Omanta Bayashi, ele representou o espírito japonês durante o pe´riodo dificil do pós guerra.

Em abril de 2001, o cantor faleceu vitima de câncer de próstata aos 77 anos. Este brilhante cantor sempre será lembrado como referência n arte do Rokyoku, na arte dp Enka e na arte da simplicidade e carisma.



Confiram alguns videos da carreira do saudoso Minami Haruo.

Este video nos traz a apresentação de uma das suas canções mais famosas: Chyanchiki Okesa.


Este video traz a interpretação da canção tema dos jogos Olimpicos do Japão, a canção "Tokyo Gorin Ondo".


Este vídeo mostra uma das mais famosas canções do cantor Minami Haruo, Tawaraboshi Guenba, que inclusive foi a canção interpretada em sua ultima aparição no show Kohaku Utagassen da TV NHK.


Nenhum comentário:

Postar um comentário