domingo, 17 de novembro de 2019

70º Kouhaku Utagasen! Especial Misora Hibari - Arekara



Olá amigos do Enka Mania! O ano de 2019 foi marcado pelos 30 anos de despedida da maior representante da música japonesa, a cantora e atriz Misora Hibari. Em homenagem à esta grande artista, Através da tecnologia AI de Inteligência Artificial, foi produzida uma nova canção para a alegria e surpresa de todos os fãs. Após 30 anos, o compositor Akimoto Yasushi (compositor da letra da canção "Kawa no Nagare no Youni) foi convidado à compor a letra de uma nova canção que traduzisse uma mensagem profunda através da voz da saudosa Misora Hibari. A cantora Tendo Yoshimi foi convidada à colaborar com a captação de movimentos e expressão corporal para a criação do holograma. Para a criação do figurino, foi convidada a estilista Mori Hanae, que também produzia os figurinos para a Misora Hibari. Destas parcerias, a canção "Arekara" foi criada. Neste ano, a 70º edição do Kouhaku Utagasen da TV NHK trará como participação especial a apresentação da saudosa Misora Hibari através da tecnologia AI de Inteligência Artificial. Muitos fãs aguardam ansiosamente por este momento. Confiram abaixo a matéria que publicamos em homenagem aos 30 anos de falecimento da cantora Misora Hibari e na sequência, video do processo de produção do projeto "Arekara" e o video da apresentação da música ao publico.       

Misora Hibari. Nascida em maio de 1937 na provincia de Kanagawa, Misora Hibari se tornou o maior expoente da música japonesa reconhecida até os dias de hoje. Esta grande estrela possuiu uma carreira brilhante, em contraste à sua vida pessoal marcada por episódios com menos brilho. Ao longo dos seus 40 anos de carreira, Misora Hibari gravou aproximadamente 170 filmes, 230 apresentações de teatro, 120 singles e aproximadamente 1500 músicas gravadas, sendo 03 lançamentos póstumos. 

Foram 18 apresentações no show de fim de ano Kohaku Utagasen da TV NHK, programa onde as pessoas de maior destaque do ano se apresentam encerrando o ano japonês, e mais 06 homenagens póstumas á cantora. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade, em 1949, com a canção "Kanashiki Kuchibue". Desde muito jovem ela impressionava pela poderosa voz e pelo seu grande talento. Aos 09 anos de idade chegou a impressionar o grande maestro Koga Masao ao interpretar a canção "Ringo no Uta"no programa "Shiroto Nodojiman" da NHK. 

Em 1954 fez sua primeira participação no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, que naquele ano estava em sua 05º edição, e convidava os artistas de maior destaque na midia japonesa daquele ano. Em sua estreia neste grandioso evento, ela interpretou a canção "Hibari no Madorosusan".

Em 1962, Misora Hibari se casou com o ator e cantor Kobayashi Akira. Este episodio é tido como o inicio de uma serie de dificuldades na vida pessoal da cantora. Após 02 anos de um casamento conturbado, eles se divorciaram, e naquela época, o divorcio não era visto com bons olhos pela comunidade japonesa. Neste mesmo período, o pai da cantora Misora Hibari veio à falecer aos 50 anos de idade. 

Logo após o divorcio, a cantora Misora Hibari investiu em sua carreira, e lançou em 1965 o single "Yawara", logo após as Olimpiadas de Tokyo, que lhe rendeu o prêmio no Nipon Record Taisho (maior premio da industria fonografica japonesa) e alcançou a incrivel marca de 180 milhões de copias vendidas. Após este single, vieram uma sequência de grandes sucessos como "Kanashii Sake" (1966, alcançou a marca dos 145 milhões de copias vendidas), "Geido Ichidai" e "Makkana Taiyo". 

Em 1970 a cantora Misora Hibari se apresentou no Brasil à pedido do famoso jornal Nikkey "São Paulo Shinbun".

Em 1973, um grande escândalo abalou a carreira da cantora. O irmão mais novo, Tetsuya Kato, se envolveu com a máfia japonesa. Misora Hibari teve de escolher entre apoiar a familia ou manter sua carreira. e neste momento ela decidiu abrir mão de sua carreira. Naquele mesmo ano ela recusou o convite para participar do Kouhaku Utagasen após 10 anos de participações consecutivas. Após este episodio, ela teve um declinio nas participações nos programas e shows. 

Nos anos seguintes houveram uma sequência de episodios tristes na vida pessoal da cantora Misora Hibari. Com a morte do seu irmão, em seguida a morte da mãe e de sua grande amiga, a cantora Eri Chiemi. 

A única companhia que ela tinha era o filho do seu falecido irmão, Kazuya Kato, o qual ela adotou como filho. 

Em 1987 a cantora Misora Hibari teve de parar uma turnê devido à dores insuportáveis devido à uma lombalgia. Durante o tratamento, descobriu-se uma hepatite crônica que estava comprometendo as funções do fígado. A cantora decidiu não divulgar os motivos reais da pausa em sua turnê e inciou os tratamentos de forma discreta. Mesmo com fortes dores e com os efeitos colaterais dos remédios ela continuou os shows. 

Em meados daquele mesmo ano, dois grandes amigos da cantora faleceram, o cantor Tsuruta Koji e o cantor Ishihara Yujiro. Foi um grande golpe, mas a cantora, ao receber alta de uma internação ela divulgou à midia a real situação de seu estado de saúde e anunciou o seu desejo de continuar cantando. Naquele mesmo ano lançou o single "Midare Gami". 
No início de 1988, já com a saúde debilitada, a cantora Misora Hibari decidiu fazer um enorme concerto, seria uma especie de despedida. Foi escolhido o Tokyo Dome, o maior estádio do Japão onde grandes artistas internacionais já haviam se apresentado como Micky Jagger e Bowie. Mesmo com dores insuportáveis e uma condição fisica que não permitia muitos esforços, a cantora acompanhou todos os detalhes deste grande evento. O seu camarim foi montado especialmente para o seu estado de saude e os medicos e ambulancias ficaram à disposição. Em abril de 1988, Misora Hibari faz o seu último e mais belo show de sua carreira no Tokyo Dome. Foram 39 músicas interpretadas belissimamente, mesmo com as dores e a falta de ar que já a haviam debilitado.

Este show ficou marcado na historia da música japonesa como um dos mais belos e tristes de todos até hoje. 

Em 1988, já com a doença em estado avançado, a cantora lançou a canção que até hoje é uma das mais conhecidas e cantadas na músca japonesa, a canção "Kawa no Nagare no Youni". Em janeiro de 1989, Misora Hibari lança o single "Kawa no Nagare no Youni", sua útlima e uma das mais belas canções que se tornou um grande clássico da música japonesa, não só por possuir uma belissima letra, mas também pela importância desta canção na vida da cantora Misora Hibari. No ano do lançamento desta linda canção, a cantora Misora Hibari já se encontrava acometida de uma doença grave no figado que a estava debilitando ainda mais. No mês de fevereiro do mesmo ano, Misora Hibari precisou abandonar sua turnê pela agravação de sua doença. No mês de março, foi diagnosticado pneumonia idiopática intersticial, mas mesmo necessitando de oxigênio através de balões e com muito esforço, concluiu um show para 1.100 pessoas, interpretando 20 músicas de forma inigualável. 

Em 24 de junho de 1989, ela partiu aos 52 anos de idade, deixando um belissimo legado cultural e artistico ao Japão. Aproximadamente 40 mil pessoas compareceram ao seu funeral, e muitas celebridades ofereceram suas homenagens. 

Após seu falecimento, inúmeras homenagens foram feitas à cantora através de monumentos em algumas localidades do Japão e diversos livros e documentários.

Foram mais de 170 filmes, 118 singles, 18 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, mais de 30 novelas e diversos prêmios. Com uma carreira intensa e uma vida pessoal conturbada, ela deixou grandes obras e um grande exemplo de quem lutou até o fim. 

Arekara
Letra: Akimoto Yasushi
Melodia: Yoshifumi Sato

Um comentário: